LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Clone do VLC cheio de anúncios e milhões de downloads é finalmente banido da Play Store

08 de fevereiro de 2018 0

Um dos problemas de se desenvolver um software de código aberto, especialmente um de enorme renome, é que muitas pessoas vão querer lucrar com essa popularidade. E enquanto a VideoLAN, o time por trás do popular player de mídia VLC, se opõe veementemente a este tipo de prática, algumas pessoas resolveram clonar o VLC e o transformaram em um aplicativo recheado de anúncios - e vêm ganhando dinheiro desta forma. Os desenvolvedores do VLC original relataram isso ao Google e, finalmente, o aplicativo foi retirado da Play Store.

O aplicativo clone era chamado 321 Media Player, e eles vinham copiando tudo o que o VLC tinha. Antes de ser banido, o app apresentou uma classificação média impressionante de 4,5 na Play Store e foi baixado de 5 a 10 milhões de vezes. Eles não mencionaram o VLC como sua fonte e, obviamente, violaram a licença GPL do aplicativo original, além de estarem lucrando com todos os anúncios gerados no software clonado.


Sendo assim, foi criada uma conversa no Reddit para garantir que as pessoas certas soubessem sobre o que estava acontecendo. Alguns desenvolvedores do VLC denunciaram o caso e o Google finalmente retirou o aplicativo ofensivo da Play Store depois que o tópico ganhou força. O presidente do VideoLAN, Jean-Baptiste Kempf, comentou pessoalmente no Reddit agradecendo pelo que a iniciativa havia conseguido realizar.

"A versão Android do VLC está sob a licença GPLv3, que exige que tudo dentro do aplicativo seja de código aberto e compartilhe a fonte", diz Kempf. "Uma aplicação derivada que mude algumas coisas é uma coisa interessante, porque eles talvez tenham algo de interessante para contribuir com a nossa comunidade. A aplicação aqui, é apenas um parasita, e acho que eles são inúteis e perigosos ", diz Kempf.


0

Comentários

Clone do VLC cheio de anúncios e milhões de downloads é finalmente banido da Play Store

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas