LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

POCO F5 Pro vs F4 GT: nova geração da Xiaomi tem mais avanços ou regressos? | Comparativo

19 de junho de 2023 17

O POCO F5 Pro chega para manter a linha da marca da Xiaomi de oferecer características de top de linha somadas a algumas economias, com o foco em trazer um conjunto mais acessível no mercado. Ele é uma espécie de sucessor do POCO F4 GT, que combina uma série de elementos dentro da mesma proposta do modelo mais recente.

Ao colocar lado a lado as duas gerações de smartphones da chinesa, temos avanços importantes, ou o dispositivo anterior ainda se mostra mais interessante? O Comparativo do TudoCelular te conta a resposta agora.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

POCO F5 Pro

Temos um design bem típico da família POCO nestes aparelhos. Ambos fornecem um visual com um pouco de curvas nas bordas e um bloco de câmeras retangular com formatos nada comuns. O F4 GT foge do padrão pelos seus apelos ao público gamer, como a presença de gatilhos físicos retráteis no lado e de LEDs RGB no módulo das lentes.

A construção da dupla contém vidro na traseira. Além disso, a estrutura de metal do mais antigo agora recuou para um corpo de plástico no celular recente. O mais novo traz menos peso e largura, enquanto o antecessor vem com dimensões menores em altura e espessura.

POCO F4 GT

Ao menos, o POCO de 2023 avança na resistência, já que conta com certificação IP53, para proteger contra poeira e respingos. Fora a inclusão do leitor biométrico sob a tela, e não mais integrado ao botão de energia, como no portátil de 2022. Já o notch em layout de furo no display está presente nos dois.

Nenhum deles fornece slot de cartão microSD para expansão de armazenamento. Pelo menos, o Wi-Fi de sexta geração aparece por aqui, assim como a tecnologia NFC, para pagamentos por aproximação. Já o Bluetooth evoluiu e passou da versão 5.2 para a 5.3 de um ano para o outro.

Resistência contra poeira e respingos de um lado; construção premium e elementos gamer do outro. Começamos com um ponto para cada.

Melhor construção

POCO F4 GT

Melhor proteção contra arranhões

POCO F4 GT

Visual mais moderno

POCO F4 GT

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

POCO F5 Pro

Melhor certificação de resistência

POCO F5 Pro

Qual é mais fino e leve?

Ambos

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

POCO F5 Pro

75.44 x 162.78 x 8.59 mm
6.67 polegadas - 3200x1440 px
76.7 x 162.5 x 8.5 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Dos dois lados, encontramos uma tela de 6,67 polegadas do tipo OLED. Eles ainda se assemelham na presença de uma taxa de atualização de 120 Hz, para garantir a fluidez elevada nas animações do sistema e nos jogos compatíveis.

A diferença é que o F5 Pro traz um painel 12-bit, o que permite reproduzir 68 bilhões de cores distintas. O nível de brilho também foi aprimorado de uma geração para a outra. Isso significa que o POCO recente se sai melhor no uso em dias ensolarados.

O F5 Pro ainda vem com uma resolução Quad HD+, para uma definição de imagens superior que o Full HD+ do modelo antigo. O F4 GT responde com a presença do Gorilla Glass Victus, enquanto o sucessor regrediu para a quinta geração do vidro da Corning.

No geral, vemos mais avanços que regressos neste quesito. Por isso, o modelo de 2023 fica com o ponto.

Melhor tecnologia de tela

POCO F5 Pro

Melhor brilho de tela

POCO F5 Pro

Mais cores

POCO F5 Pro

Melhor resolução de tela

POCO F5 Pro

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

POCO F5 Pro

Tela de Hz elevada?

Ambos

Sensor de toque mais rápido

POCO F4 GT

Melhor proteção contra arranhões

POCO F4 GT

Qualidade geral da tela

POCO F5 Pro

Som


A Xiaomi não economizou na parte de áudio e inseriu um sistema estéreo nestes smartphones. Só que o F5 Pro traz três alto-falantes, contra quatro saídas de som no F4 GT. Ou seja, o mais antigo ainda oferece uma experiência mais imersiva que o modelo recente.

Ambos entregam boa potência sonora, mesmo longe da perfeição. O equilíbrio entre graves, médios e agudos também agrada neles. Porém, a reprodução no POCO mais novo fica mais abafada no volume máximo que o seu antecessor.

Nenhum deles é acompanhado de um fone de ouvido na caixa, nem possuem um conector físico para plugar um acessório P2.

Desta vez, o dispositivo de 2022 leva o ponto.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

POCO F4 GT

Potência sonora

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Gerações distintas, versões de sistema diferentes. O F5 Pro já traz o Android 13 de fábrica, enquanto o F4 GT ainda contém a edição 12 do “robozinho” de forma nativa. A chinesa promete duas atualizações de software para eles, o que possibilita uma vida útil maior para o celular de 2023.

A fluidez não será um problema para a dupla, já que ela é impulsionada pelos 120 Hz de taxa do display deles. A rede móvel veloz também está garantida, pelo suporte à tecnologia 5G.

Em recursos, o POCO recente oferece sensor de batimentos cardíacos no leitor biométrico, além de atalhos na lateral e comandos de dois toques no botão de energia. Do outro lado, o mais antigo vai além e pensa mais no público gamer, desde as configurações dos seus gatilhos para funções separadas do sistema, até a customização dos LEDs RGB.

O F5 Pro marca pela maior longevidade; e o F4 GT pontua pelos recursos mais avançados.

Sistema bem atualizado?

POCO F5 Pro

Sistema será atualizado futuramente?

POCO F5 Pro

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

POCO F4 GT

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
POCO F5 Pro
POCO F4 GT

O F5 Pro é alimentado pelo Snapdragon 8 Plus Gen 1, enquanto o F4 GT vem equipado com o Snapdragon 8 Gen 1 padrão. Nos nossos testes, o mais novo se mostrou mais rápido. Ele levou a melhor na rodada de abertura dos apps em segundo plano e fechou com 24 segundos de vantagem.

O modelo recente confirmou a superioridade nos benchmarks, com uma vitória sobre o antecessor no AnTuTu e nos indicadores do Geekbench. Os jogos não serão um problema nos dois. Eles rodam sempre em qualidade máxima, com todos os extras ativados.

O POCO de 2023 anota outro ponto pelo multitarefas melhor.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

POCO F5 Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

POCO F5 Pro

Qual o processador mais atualizado?

POCO F5 Pro

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

POCO F5 Pro

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
POCO F5 Pro
POCO F4 GT

A Xiaomi ampliou a bateria de 4.700 mAh do F4 GT para uma capacidade de 5.160 mAh no F5 Pro. E a medida parece ter dado um resultado positivo. O POCO mais novo registrou 31 horas nos nossos testes padronizados, bem acima das pouco mais de 20 horas do celular antigo.

Quando passamos para o carregamento, a situação muda. O smartphone de 2023 leva 50 minutos até chegar nos 100%, com o seu adaptador de 67 W. Mais do que o dobro dos 21 minutos pelo aparelho de 2022, graças ao seu acessório de 120 W.

Maior autonomia contra menor tempo de recarga. Damos um ponto para cada aqui.

Qual tem mais bateria?

POCO F5 Pro

Qual recarrega mais rápido?

POCO F4 GT

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

POCO F5 Pro

Tem carregamento sem fio?

POCO F5 Pro

Câmera

Em ambos os casos, temos um conjunto fotográfico com três câmeras traseiras, liderado pela principal de 64 MP. Na prática, os smartphones tiram fotos com bom nível de nitidez e cores saturadas pelo pós-processamento exagerado, mas a faixa dinâmica tem suas limitações. Em locais escuros, o modo noturno ajuda a recuperar os detalhes sem gerar excesso de ruídos.

A ultrawide deles é básica e possui uma queda grande de qualidade, apesar de as cores não fugirem tanto do que vemos com a principal dos dois. A dupla ainda traz uma lente macro, que sofre pela baixa resolução e pela falta de foco automático.

Sem grandes diferenças, ficamos com outro empate.

Melhor conjunto de câmera traseira

Nenhum

Melhores fotos de dia

Nenhum

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Nenhum

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o POCO F5 Pro

A filmadora deles suporta vídeos em 4K a 60 fps, porém apenas a do F5 Pro evoluiu para gravar em 8K a 24 fps. Os dois oferecem um foco ágil, só que não acertam tanto na captura de áudio. O grande ponto forte do POCO mais novo fica para a presença de estabilização óptica, que lida melhor com os tremidos que o sistema eletrônico do F4 GT.

É mais um ponto para o aparelho recente.

Possui estabilização óptica?

POCO F5 Pro

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 24 fps?

POCO F5 Pro

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

POCO F5 Pro

Fotos tiradas com o POCO F4 GT

A câmera frontal do POCO de 2023 evoluiu em relação à do modelo do ano anterior. As selfies do F5 Pro estão mais ricas em detalhes que as do antecessor e ainda acertam mais em cores e no tom de pele. O modo retrato deles fica longe da perfeição, enquanto as fotos noturnas dependem de uma boa fonte de luz. As filmagens de frente não passam de Full HD na dupla.

O dispositivo recente marca de novo.

Melhor conjunto de câmera frontal

POCO F5 Pro

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

POCO F5 Pro

Preço

A Xiaomi não chegou a trazer estes smartphones de maneira oficial para o Brasil. Apesar disso, eles podem ser encontrados no varejo nacional por meio de importadores. O F5 Pro está disponível na faixa de R$ 3.500, mais caro que os R$ 2.700 cobrados pelo F4 GT.

Portanto, o POCO mais antigo fecha o Comparativo com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Nenhum

Qual tem menor custo atual?

POCO F4 GT

Mais Notícias
Mais Notícias

Conclusão

Ao avaliar estas duas gerações da Xiaomi, vimos um equilíbrio entre avanços e regressos. O F5 Pro se mostrou o mais resistente, com a tela de maior qualidade e o melhor desempenho multitarefas. Sem contar a longevidade superior no sistema e as câmeras com melhor estabilização em vídeos e selfies superiores.

O POCO recente também tem a melhor autonomia, mas fica atrás quando o assunto é recarga. E por falar no F4 GT, ele ainda entrega uma construção premium, um som mais imersivo e melhores recursos para jogos. Fora o seu preço inferior no mercado nacional, para machucar menos o bolso do consumidor.

RESULTADO

POCO F5 Pro: 8 PONTOS

  • Design mais resistente
  • Tela com mais cores e definição
  • Sistema com maior longevidade
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com fotos nítidas de dia e com poucos ruídos à noite
  • Vídeos com estabilização óptica
  • Selfies com mais detalhes

POCO F4 GT: 6 PONTOS

  • Construção premium e com gatilhos e LEDs para jogos
  • Som mais imersivo
  • Sistema com mais recursos gamer
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras com fotos nítidas de dia e com poucos ruídos à noite
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Você acha que houve mais avanços ou regresso de um ano para o outro? Prefere comprar o F5 Pro ou ainda compensa mais o F4 GT? Fale tudo para a gente aí no espaço abaixo.

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 17:36)

17

Comentários

POCO F5 Pro vs F4 GT: nova geração da Xiaomi tem mais avanços ou regressos? | Comparativo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas