LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A espera acabou: Motorola finalmente libera o Android KitKat para o Razr D1

02 de outubro de 2014 78

A Motorola prometeu há muito tempo que o Razr D1 seria atualizado para o Android KitKat, porém com o lançamento e a febre instantânea do Moto G, a empresa nunca mais comentou sobre o assunto. Com isso, os usuários do Razr D1 já estavam convencidos que haviam sido deixados de lado pela empresa. Mas agora, parece a Motorola chega pegando todos de surpresa ao anunciar a tão aguardada atualização do modelo.

A nova versão traz o Android 4.4.2 para o Razr D1, pode não ser a versão mais atual que há atualmente, mas com certeza os usuários do modelo já ficarão felizes por finalmente terem o KitKat em seus aparelhos.

Além da versão do sistema ser atualizada, a nova atualização também traz melhorias no aplicativo do telefone com o recurso de busca de contatos feita diretamente do teclado, visualização e seleção de contatos frequentes e ainda permite a realização de pesquisas no seu diretório corporativo com facilidade.

Foi também adicionado suporte para impressão de fotos, documentos, mensagens do GMail e outros conteúdos via Wi-Fi, Bluetooth através de serviços de impressão via web como o Google Cloud Print e HP ePrint. O despertador também ganhou novos truques, e a câmera recebeu uma interface mais aprimorada com suporte a pausa durante a gravação de vídeos.

Os aplicativos nativos também foram atualizados como o QuickOffice que ganhou novo visual, o gravador de som totalmente reformulado e os ícones do sistema que sofreram um tapa no visual ficando mais planos e modernos. O gerenciador de cartões SIM também recebeu melhorias, tornando o controle de cada chip mais eficiente.

Mas antes que você saia correndo para atualizar o seu Razr D1, a Motorola avisa que algumas coisas serão alteradas ou removidas do seu sistema. Confira o que você poderá acabar sentindo falta na nova versão:

  • Os widgets instalados nas páginas da tela inicial serão removidos e, caso seja de seu interesse, precisarão ser instalados novamente
  • As aplicações "Guide Me", "Estúdio de filmes" e "Notícias e clima" não estarão mais disponíveis para uso
  • A opção de desligar o aparelho com o "Modo Suspenso" não estará mais disponível
  • Na primeira vez que o aparelho for ligado após a atualização do sistema operacional, serão pedidas as confirmações de algumas configurações do aparelho como idioma e conexões Wi-Fi. Basta confirmar ou alterar as configurações do aparelho para concluir a atualização.

Para que a instalação seja concluída sem problemas, é necessário ter instalado no aparelho um cartão de memória micro SD com pelo menos 500 MB de espaço livre e recomendamos que o procedimento seja feito quando a bateria de seu telefone estiver com, no mínimo, 50% de carga e que você esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

A atualização pode ser feita via OTA diretamente no seu smartphone. A Motorola avisa que todos receberão uma mensagem quando a atualização chegar ao seu dispositivo. Caso você ainda não tenha recebido essa mensagem, você poderá conferir manualmente se a atualização já está disponível seguindo os passos abaixo:

Selecione o ícone Configurar no menu de aplicativos

  • Toque em "Sobre o telefone"
  • Selecione "Atualizações do sistema"
  • Caso apareça uma mensagem de que existe uma atualização disponível, selecione "Baixar"
  • Clique "Ok" no lembrete de não remoção do cartão de memória
  • Após concluir o download do software, selecione "Instalar agora"
  • Quando o software for instalado, o telefone reiniciará automaticamente
  • Após o aparelho ser ligado novamente ele pedirá para confirmar o idioma do aparelho. Selecione "Próximo" para continuar
  • Em seguida será exibida a tela de conexões Wi-Fi. Selecione "Avançar" para continuar
  • Agora, seu telefone está atualizado com a nova versão de software
O Motorola RAZR D1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

78

Comentários

A espera acabou: Motorola finalmente libera o Android KitKat para o Razr D1
  • As impressões que tive à respeito do RAZR D1 com Android KitKat são as seguintes:
    ? Me desagrada o app de TV não querer funcionar de jeito nenhum depois que eu habilitei o root no aparelho (e tem o fato de quando ele ainda funcionava, a atualização para o KitKat adicionou um bug no app, uma faixa branca no canto direito da tela, que não exista no Jelly Bean).
    ? E falando no root, o mesmo não ficou legal, não. Fui obrigado a usar o King Root uma vez que o Framaroot que funcionava com ele no Jelly Bean não se mostrou compatível com o KitKat, e outras soluções como o Kingo Root não aceitaram o aparelho nessas condições. Não consegui colocar o SuperSU nesse carinha, e daí não consegui utilizar o Titanium Backup nele.
    ? Achei muito interessante terem incluído na atualização aquele ícone do calendário que tinha nos outros RAZRs, que muda de acordo com a data.
    ? Mas, ao contrário do RAZR i, não veio com um app de Gerenciador de Arquivos, que faz muita falta. Contudo, o app do próprio RAZR i funciona nele, embora seja limitado no sentido de não conseguir fazer compartilhamento, via Bluetooth, por exemplo.
    ? E o player de vídeos da Galeria dá crash quando você abre um vídeo pelo Gerenciador de Arquivos, mas roda normalmente se você navega pela própria Galeria.
    ? Os novos apps de Câmera, Relógio e Telefone foram adições muito bem vindas. O mesmo vale para o Gravador de Voz. Mas mais bem vindo ainda foi a tela de bloqueio, que ficou "pura" e exibe o controlador do Music Player.
    ? A função "Programa horário pra desligar" foi uma adição irrelevante.
    ? E estou chateado também porque com o GravityBox, não consigo fazer exibir a porcentagem da bateria do lado do ícone da bateria "nem a pau", sendo que meu irmão conseguiu fazer exibir no RAZR i dele.

      • Atualizei há pouco. Melhora o visual. Pena que não resolve o problema do não funcionamento do botão liga/desliga e não adiciona o recurso de NFC.

          • Atualizei há pouco. A aparência melhora, mas é uma pena isso não consertar o defeito do botão liga/desliga nem acrescentar o recurso de NFC.

              • Não consigo atualizar!
                Me mostra a seguinte mensagem:
                A atualização pode não ter sido verificada corretamente. tente mais tarde!
                Poderiam me ajudar?

                  • Não consigo atualizar!
                    Me mostra a seguinte mensagem:
                    A atualização pode não ter sido verificada corretamente. tente mais tarde!
                    Poderiam me ajudar?

                      • bugou fio tudo

                          • Mano não precisa resetar aparelho. Quando der o erro do idioma, vc só precisa retirar um dos chips e o cartão de memória , ligar o aparelho que a atualização continua sozinha, depois que ela terminar pode colocá-los de volta que vai funcionar.

                              • Mano não precisa resetar aparelho. Quando der o erro do idioma, vc só precisa retirar um dos chips e o cartão de memória , ligar o aparelho que a atualização continua sozinha, depois que ela terminar pode colocá-los de volta que vai funcionar.

                                  • Flw, que bom que acertou na moral.

                                      • Obrigado Guga, fiz isso e já resolvi, meu Razr D1 já tá com android novinho em folha.

                                          • Mjdaltro, tenta resetar pelo Menu de Recuperação como a Motorola ensina:
                                            https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/93214/p/30,6720,8632
                                            Se não der certo e vc tiver feito a atualização automática e/ou estiver na garantia, leva na autorizada.
                                            Se tiver feito a manual ou fora da garantia, ache um tutorial mais completo sobre flashar a ROM original do D1 com o programa RSD Lite que resolve. Vai exigir um pouco mais de cuidado e conhecimento mas resolve.

                                              • Meu celular não funciona depois da atualização, quando aparece as instruções para reiniciar o aparelho aparece mensagens de erro no android.

                                                  • Meu celular não funciona depois da atualização, quando aparece as instruções para reiniciar o aparelho aparece mensagens de erro no android.

                                                      • o meu ta assim tb :/

                                                          • Muda praticamente nada, os apps não conseguem tirar proveito

                                                              • Era o que eu não esperava, pois achava que teria um ganho significativo conforme se pode ler nos diversos artigos na net. Com isto, não vou nem tentar mais deixar o dalvik com as customizações e funcionalidades do xposed para adotar o art. Vlw.

                                                              • Após duas semanas de atualização para o kitkat do D1 posso dizer: só melhorou. Pensei que poderia ficar pesado pelo D1 ter um equipamento de entrada mas me enganei, pois ficou melhor que antes. O sistema está mais "liso", com mais RAM disponível e com algumas pequenas melhoras na interface (Ex. câmera). Mas, depois de algumas pesquisas fiquei um pouco curioso. O kitkat tem a opção de mudar o tempo de execução de DALVIK para ART (que será padrão e sem outras opções no android 5.0). Na teoria, isto deixaria o sistema mais rápido, ocuparia um pouco mais de memória interna do aparelho (não seria problema pra mim) e economizaria um pouco mais de bateria principalmente em aparelhos que o conjunto não seja top (caso do D1).
                                                                Como eu já instalei root, xposed, enfim, já mexi bastante coisa, mesmo desinstalando tudo que fiz eu não consigo mudar o tempo de execução de jeito nenhum (acho que só se eu flashear a ROM ou substituir uma pasta system original pela minha, enfim, não estou conseguindo). Aí eu pergunto, vcs que já conseguiram a atualização para kitkat e que mudaram para ART, realmente o aparelho ficou bem melhor e poupando mais bateria ou na prática não existe esta diferença significativa para DALVIK (como nos outros aparelhos mais tops, tipo Moto G2 em que eu fiz alguns testes). Quem puder poderia registrar suas impressões.

                                                                  • Faz manualmente a atualização. Fiz pelo modo recovery colocando a atualização no SD. Não precisa esperar. Pesquisa no AndroidPIT.

                                                                      • Mas Posso Instalar no Meu Razr D1 "XT918" Retail? Não da Problema de Kernel?
                                                                        ou Versão Flex Diferente?

                                                                          • Junior, não dá problema nenhum. O meu aparelho é o Xt918 retail também. Num demorou nem 2 minutos na atualização. Foi super rápido. O demorado foi preparar para atualizar: remover totalmente o root e fazer backup da ROM (se der problema poder voltar tudo, pra não precisar fleshar). Baixar o arquivo correto, colocar no SD (compactado mesmo). Iniciar com mais de 50% de bateria sem chips no modo recovery, dar wipe data e wipe cache. Não dê o hard reset, se não corre o risco do sim2 bloquear (dê wipe). Não era pra ocorrer nada com o hard reset, mas eu mesmo e muitas pessoas já fizemos isto (inclusive no D3) e só na autorizada (em garantia) conseguimos resolver. Não encontrei em nenhum lugar a solução (nem reinstalando a rom). Na época, com apenas cerca 2 meses com o aparelho, a assistência da Motorola demorou mais de 30 dias e exigir um celular novo, que depois de mais uma semana chegou um aparelho novo que estou até hoje. Mas não façam hard reset que dá tudo certo. A própria motorola descreve esta forma de atualizar no seu site. Mas se vc pesquisar no Youtube e em uns 5 foruns brasileiros já existe o passo a passo. É só buscar, ler atentamente e entender o que fará em cada etapa para depois começar a fazer.
                                                                            O aparelho com kitkat tá redondo, sem bugs. E já reinstalei o root (de outra forma) pra "limpar" um pouco o sistema e fazer mais alguns ajustes e personalizações.
                                                                            -------------
                                                                            Futucando um pouco mais o aparelho identifiquei uma primeira dificuldade (não sei se é bug ou uma característica): Na agenda/calendário, toda vez que vc tenta adicionar algum evento no calendário começa abrindo em uma data de 1969/70. Aí, basta vc apertar no ícone da data de hoje (canto superior direito) que vc consegue inserir uma atividade na data desejada atual (hoje/amanhã, etc). Mas toda vez ele verifica se tem alguma atividade entre 1969/70, pra que isto? Estou tentando vê se existe uma configuração que força isto mas não encontrei até o momento.
                                                                            -------------
                                                                            Quanto ao calendário pessoal, me parece que é alguma incompatibilidade com o nosso horário de verão (aparentemente é em todos os kitkat, independente do aparelho). Pesquisei e a solução seria desabilitar o fuso horário automático e logo abaixo selecionar um fuso horário equivalente ao nosso de verão (Ex.: Uruguai_GMT -02:00). Ficando a agenda/calendário corretos. Ah, além disto, este detalhe afeta também os alarmes que agora voltaram a funcionar (antes ñ estavam).

                                                                          • Ola pessoal, vendo a noticia fiquei muito feliz em saber disso, porem tenho o motorola rarz d1, e até o momento não chegou e nem indo manualmente consigo encontrar essa atualização, alguém ai conseguiu? no motorola rarz d1 xt918.. aguardo retorno. obrigado,.

                                                                              • Ola, tenho o motorola rarz d1 xt 918, porem a atualização ainda não apareceu, fiz os procedimentos como pedi mas diz que não há atualizações disponíveis, alguem ai conseguiu? Obrigado.

                                                                                • E o D3? sera que tem alguma noticia sobre a atualização?

                                                                                    • Olá , o meu é XT916, com bandeira Tim e roteado, alguem sabe me falar se a mensagem de atualização vai aparecer, ou eu tenho que tirar o root pra aparecer, ou se esse modelo, ja está recebendo a atualização. Obrigado.

                                                                                        • O D1 de voces atualizou ?

                                                                                            • HEY FINALLY!!!

                                                                                                • o defeito dos dois chip é na placa ,ou é no software

                                                                                                    • Promessa feita! Promessa cumprida!

                                                                                                        • O d3 vai ser atualizado tbm. No video o aparelho é o d3

                                                                                                            • e o razr d3, foi esquecido pela motorola ?

                                                                                                                • E o razr d3, foi esquecido pela motorola ?

                                                                                                                    • mais amigo eu nao tenho garantia,vc nao sabe onde q fica o problema

                                                                                                                        • RafaelCd , O google now launcher é levinho e deixar ele no aparelho fica de boa e além de dar uma toque mais bonito mas podiam arrumar com uma atualização mesmo. kk

                                                                                                                            • Esse problema ocorreu com alguns usuários que restauraram de fabrica o D1 ou o D3 (alguns lotes), para resolver só levando na assistência técnica da motorola, lá eles trocam a peça com problema. Fala com algum atendente da motorola no chat deles

                                                                                                                                • São mais bugs do launcher escroto da motorola mesmo, se trocar o launcher para o do google now as barras ficam transparentes, mas o bug do teclado do telefone espero que arrumem..

                                                                                                                                    • por favor me ajudem

                                                                                                                                        • o q pode ser o problema dos 2 chips eo segundo bloqueando

                                                                                                                                            • pro meu razr d1 xt918 nao chegou anida,e o meu nao pega os dois chip o q pode ser?

                                                                                                                                                • pro meu razr d1 xt 918 não chegou

                                                                                                                                                    • No vídeo que o RafaelCd mandou a aparência ta bem mal feita. A barra de cima ta preta e era pra estar transparente, o teclado do telefone ta com um bug, os ícones embaixo estão cortados pela barra dos botões virtuais e quando vc vai arrastar algum ícone para página inicial o ícone não aparece. Será que vão lançar depois mais alguma atualização pra arrumar esses erros ? por exemplo sair uma versão 4.4.3 ou até 4.4.4.

                                                                                                                                                        • O meu moto g, primeira geração, recebeu o 4.4.4 durante a Copa.

                                                                                                                                                            • ate hoje to com moto x (sem vinculo) esta com 4.2.2 e ainda nao recebeu o kitkat

                                                                                                                                                                • " (...) a versão mais atual que há atualmente" - Jornalismo fail.

                                                                                                                                                                    • Não, é retail mesmo

                                                                                                                                                                        • O seu celular é de operadora?

                                                                                                                                                                              • "A espera acabou", to esperando ainda..

                                                                                                                                                                                  • "A espera acabou", to esperando ainda..

                                                                                                                                                                                      • Não é verdade que com com o lançamento e a febre instantânea do Moto G, a empresa nunca mais tenha comentado o assunto
                                                                                                                                                                                        Ela fez uma previsão de que atualização ocorreria até o final do segundo trimestre de 2014.
                                                                                                                                                                                        Portanto, a atualização prometida chega agora, com atraso.

                                                                                                                                                                                          • um telefone de entrada vai ser atualizado enquanto um top (2012) nao vai,depois o sansung-zor vai sair me xingando por chmar a sansung de lixo

                                                                                                                                                                                              • A Sony deveria aprender a não deixar seus usuários na mão com a Motorola, sem mais.

                                                                                                                                                                                                  • Alguem ai ja conseguiu atualizar? Poderia postar alguma Screenshot? E como saber se meu Razr é retail?

                                                                                                                                                                                                      • Alguem ai ja conseguiu atualizar? Poderia postar alguma Screenshot? E como saber se meu Razr é retail?

                                                                                                                                                                                                          • Mas e pro Razr I??

                                                                                                                                                                                                              • Alguém que consegui atualizar poderia postar um screenshot ai pra galera de como ficou a interface com o KitKat ? se alguém postar agradeço muito !

                                                                                                                                                                                                                  • Por quê quando aperto para procurar a atualização diz que meu D1 já está atualizado? Tem que fazer algum procedimento para liberar a atualização kitkat é?

                                                                                                                                                                                                                      • A motorola confirmou e disse que primeiro vai soltar a atualização por partes. "Motorola Brasil %u200F@Motorola_BR @YgsBarbosa Inicialmente, será disponibilizado em etapas, começando por usuários que compraram os produtos com o software versão varejo."

                                                                                                                                                                                                                          • Sem contar que o D3 é mais lento que o D1 que era mais barato

                                                                                                                                                                                                                              • Fabiobrasileiro 1 hora atrás #16
                                                                                                                                                                                                                                blz,más tem que desfazer o root do aparelho antes de atualizar ou não precisa?

                                                                                                                                                                                                                                e pode deixar o cartão sd ou vai apagar tudo ? alguem sabe me dizer ? pois meu celular é rooteado .-.



                                                                                                                                                                                                                                Tem que desfazer o root sim.
                                                                                                                                                                                                                                Falaram ai que precisa do cartão sd com 500MB livre e não apaga nada não.

                                                                                                                                                                                                                                  • Tenho um D3, com os mesmos problemas do CBJB. Botão power parou a um tempão, a entrada do chip um dando erro direto. Motorola nunca mais....

                                                                                                                                                                                                                                      • blz,más tem que desfazer o root do aparelho antes de atualizar ou não precisa?

                                                                                                                                                                                                                                        e pode deixar o cartão sd ou vai apagar tudo ? alguem sabe me dizer ? pois meu celular é rooteado .-.

                                                                                                                                                                                                                                          • Palmas à Motorola!

                                                                                                                                                                                                                                            Tenho tanto o D3 quanto o D1 há pouco mais de um ano e nos dois o botão power parou de funcionar. Logo após sair a garantia. Interessante que isso ocorre com MUITOS usuários desses telefones. Basta dar uma passada rápida no Reclameaqui.

                                                                                                                                                                                                                                            E agora ela vem com a atualização que, no D3, inutilizou o chip 1. Simplesmente não reconhecemais . Não sei se vou fazer a atualização no D1. Qual a confiança na empresa?

                                                                                                                                                                                                                                            Mais uma vez parabéns, Motorola.

                                                                                                                                                                                                                                              • Palmas à Motorola!

                                                                                                                                                                                                                                                Tenho tanto o D3 quanto o D1 há pouco mais de um ano e nos dois o botão power parou de funcionar. Logo após sair a garantia. Interessante que isso ocorre com MUITOS usuários desses telefones. Basta dar uma passada rápida no reclameaqui.

                                                                                                                                                                                                                                                E agora ela vem com a atualização que, no D3, inutilizou o chip 1. Simplesmente não reconhece.

                                                                                                                                                                                                                                                Mais uma vez parabéns, Motorola.

                                                                                                                                                                                                                                                  • mais parece qe a atualizaçao ta cheia de bugs e erros feios ! so podia a motorola so atualizou por pressao mesmo por nao qeria atualizar devido o celu ter Metiatek !

                                                                                                                                                                                                                                                      • eu tenho um D3 e por esse motivo MOTOROLA nunca mais !!!!!

                                                                                                                                                                                                                                                          • Mudou alguma coisa no visual do sistema? Ou ficou idêntico ao anterior (assim como os Droids)?

                                                                                                                                                                                                                                                              • Precisa de um MicroSD com pelo menos 500MB livres pra atualizar o aparelho?
                                                                                                                                                                                                                                                                Que estranho, nunca tinha visto algo semelhante.

                                                                                                                                                                                                                                                                Enfim, palmas à Motorola! Atrasou, mas cumpriu com o combinado!
                                                                                                                                                                                                                                                                (Mas depois dessa, acredito que o suporte ao D1 e ao D3 será encerrado).

                                                                                                                                                                                                                                                                  • Não sei porque me recordei do Galaxy S3

                                                                                                                                                                                                                                                                      • Fala isso baseado no quê, Wagner3?

                                                                                                                                                                                                                                                                          • D3 foi um fiasco perto do D1...

                                                                                                                                                                                                                                                                              • Boa Motorola!

                                                                                                                                                                                                                                                                                  • O D3 também já ta recebendo... só pra constar.

                                                                                                                                                                                                                                                                                      • Legal.
                                                                                                                                                                                                                                                                                        Admiro o fato de ter atualizado um smartphone com um SoC da MediaTek.

                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Ótimo! Mesmo que com atraso, é uma grande notícia.
                                                                                                                                                                                                                                                                                            Agora só falta do D3.

                                                                                                                                                                                                                                                                                              • E o galaxy S3???

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • Parabéns pra motorola, é de se louvar uma atitude assim.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas