LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Versões com Snapdragon e Exynos do Galaxy Note 4 se enfrentam nos benchmarks

27 de novembro de 2014 14

Não é nenhuma novidade que o Galaxy Note 4 foi lançado com duas versões diferentes em hardware. O modelo vendido em alguns países conta com o Snapdragon 805, o chipset mais atual da Qualcomm, enquanto em outros mercados, como o brasileiro, o modelo lançado veio com o Exynos 5433, que a Samsung alterou recentemente para a família 7 Octa.

A primeira grande diferença entre os dois, consiste em o Snapdragon 805 ser o último a ser produzido sob a sétima geração da arquitetura ARM, enquanto o Exynos 7 Octa já conta com a nova arquitetura ARMv8, utilizada pela primeira vez pela Apple no iPhone 5S. A novidade permite termos sistemas e aplicativos compilados em 64-bit rodando em nossos smartphones.


Enquanto o Snapdragon 805 não passa de uma versão melhorada do 801, que vem usando a mesma arquitetura desde os núcleos Scorpion lançados em 2012, o Exynos conta com novos núcleos Cortex A53/57 que oferecem melhor desempenho/consumo.

Claro, o Snapdragon 805 não se resume apenas a ter um clock mais alto que seu antecessor. Ele conta com maior quantidade de memória cache e a possibilidade de executar até 4 tarefas ao mesmo tempo, o que garante um bom ganho na prática. Outra mudança foi a GPU que ao mudar para a Adreno 420 garantiu um ganho de 40% comparado à Adreno 330. Além de introduzir suporte ao OpenGL ES 3.1, OpenCL 1.2 e Direct3D 11.2.


O novo Exynos além de contar com novos núcleos também traz consigo a nova GPU Mali-T760 com seis núcleos ativos, que chegam a oferecer 206 GFLOPS de potência gráfica. Isso aliado à memória de maior velocidade, 825MHz contra 800MHz do Snapdragon 805, o desempenho realmente é bem superior ao de outros modelos de processadores da Samsung. E não podemos esquecer do processo de fabricação em 20nm que garante menor consumo e aquecimento.

Tudo isso parece interessante no papel, mas quem se dar melhor no uso real? Qual das duas versões do Galaxy Note 4 oferece o melhor desempenho? Confira o comparativo abaixo.

No teste envolvendo a CPU de ambos os modelos houve um empate. O Snapdragon 805 se saiu melhor no single test e multi test em 32-bit. Já no HTML5 e no resultado do AnTuTu, o Exynos obteve melhor resultado.

No teste de memória, o Exynos teve uma grande vantagem, mostrando que sua RAM mais rápida realmente faz diferença. Enquanto no teste de memória interna, houve uma ligeira vantagem para o Snapdragon.

Já na parte gráfica, a Adreno 420 mostra que realmente lida melhor com os benchmarks, superando a Mali-T760 em todos os testes. Quando o assunto é navegação, o Exynos perde apenas ao usar o navegador Chrome.

Por fim, podemos concluir que a Samsung equilibrou bem os dois modelos. Para que busca melhor desempenho em navegação e tarefas que demandam de muita CPU, o Exynos é a escolha certa. Já para tarefas gráficas, como jogos, o Snapdragon 805 leva vantagem.

O Samsung Galaxy Note 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Versões com Snapdragon e Exynos do Galaxy Note 4 se enfrentam nos benchmarks
  • E aquele projeto de usar os oito núcleos? Tinha até um vídeo ilustrando, com um mesmo cara tocando vários instrumentos e fazendo vocal. Já saiu do papel ou foi descontinuado?

      • Projeto?
        O Note 4 já tem plena capacidade de fazer os 8 núcleos funcionarem simultaneamente(se for necessário, é claro), atraves do modo HMP(Heterogeneous multi-processing).

          • Então, em 2013 quando anunciaram isso, era um projeto sem data, queria saber se já funciona, se existe como comprovar e comparar, se os benefícios são reais ou depende de cada programa para tirar proveito.

        • Antes era Windows vs Macintosh, depois passou a ser Android vs iOS, e agora Note 4 vs Note 4? Como assim? Não intendo.

            • O exynos é sim melhor que o snapdragon, mas em termos de gpu, o snapdragon se sai melhor por conta da adreno! Porém quando a Samsung lançar sua própria gpu, o exynos vai ter resultados mais expressivos!
              E no gosto pessoal, eu prefiro o exynos.

                • Deveria haver um Observação nesse post sobre o processador da Samsung com arquitetura 64 bits,o Android KitKat que vem instalado no aparelho não suporta ess arquitetura e acho difícil a Samsung habilitar o 64 bits no Lollipop pois haveria uma grande diferença entre as versões em questão de desempenho ,deichando os usuários da versão Snapdragon em desvantagem.

                    • Mt interessante, na questão da Gpu, qu achei a diferença pequena, bem menor que os foristas aqui insistiam em falar, dizendo que a Mali não prestava. Enfim bom mesmo seria se pudessemos misturar e um Note 4 com rodando o Exynos com a Adreno 420 e a câmera Isocell hahaha
                      Será que com o 5.0, o processador usará os 64 bits??? Se a Samsung não liberar, será que daria pra liberar com alguma ROM???

                        • É desse tipo de artigo que gosto! Sobre processadores. :3
                          Parabéns.

                            • Prefiro a versão com Exynos, apesar de ser a versão vendida no Brasil do Note 4, eu uso mais o smartphone para navegação e fazer tarefas.
                              Apesar do Snapdragon sair melhor em jogos (não jogo muito no smartphone) gostei do Exynos rodando jogos (no review mostra o Note 4 rodando o Asphalt 8, o cara poderia ter aumentado a qualidade gráfica).

                                • Então, basicamente a diferença do Snapdragon 800 para o 801 é só o clock que aumentou um pouquinho ?

                                  • "Para que busca melhor desempenho em navegação e tarefas que demandam de muita CPU, o Exynos é a escolha certa. Já para tarefas gráficas, como jogos, o Snapdragon 805 leva vantagem."

                                    - Gostei da conclusão.

                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas