LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lista de aplicativos mais baixados no Android demonstra preferências de seus usuários

08 de dezembro de 2014 5

A plataforma Android possui uma variedade incrível de aplicativos, contando com mais de 800.000 itens em sua loja. Entretanto, caso analisemos a lista de apps gratuitos mais baixados, por exemplo, encontramos apenas cerca de 540 menções, o que indica que muitos aplicativos não são utilizados pelos usuários do sistema.

Para termos uma ideia melhor do que realmente podemos encontrar na Play Store, separamos uma lista com os principais apps para a plataforma, separados em suas respectivas categorias. Na lista, encontramos aplicativos como jogos famosos, clientes de redes sociais, editores de fotos, previsão do tempo e muitos outros, o que mostra que seus usuários não possuem uma unanimidade ao procurarem por serviços que atendam suas necessidades, gerando assim uma grande concorrência.

WhatsApp ainda no topo


Não é surpresa para ninguém que o WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados para dispositivos móveis, possuindo milhões de usuários ao redor do mundo. O que muita gente não sabe, entretanto, é que ele não é apenas o app mais baixado da Play Store, como também carrega outros com o seu nome, como um que oferece planos de fundo para seus chats e outro que promete instalar o aplicativo em seu tablet.

Este último pode ser tirado como um ótimo exemplo para uma falha recorrente da loja de apps do Android, a sua imensa quantidade de aplicativos falsos. Obviamente que há meios de se utilizar o WhatsApp em seu tablet, porém não é com um aplicativo deste que você conseguirá. Na lista, podemos ver ainda muitos de seus rivais, como o Viber, Telegram e o Zello, o que indica que a concorrência está correndo atrás do prejuízo, procurando se atualizar para disponibilizar ainda mais funções.

Mark Zuckerberg domina


Além do WhatsApp, a equipe do Zuckerberg conseguiu emplacar três outros aplicativos na lista dos cinco mais baixados, sendo eles: Instagram, Facebook e Messenger, o que demonstra que eles estavam certos ao procurarem adquirir empresas menores para abraçar uma maior quantidade de usuários.

Outros aplicativos de redes sociais, como o Skype, Snapchat e Vimeo também constam na lista, porém em posições bem distantes, o que indica que as pessoas realmente possuem uma preferência pelos serviços oferecidos pelo pessoal do Facebook, ao menos por enquanto.

Aplicativos de otimização


Aplicativos de gerenciamento de RAM e limpezas do sistema em geral são muito procurados por usuários do Android, devido a enorme quantidade de pastas que são mantidas mesmo após desinstalarmos seus respectivos apps. Por isso, não é de se estranhar que a lista dos apps mais baixados contenha inúmeros serviços do gênero, como o CleanMaster, além de antivírus e aplicativos que prometem melhorar a duração de sua bateria.

Devemos destacar, entretanto, que muitos destes aplicativos não apenas deixam de realizar aquilo que prometem, como também muitas vezes acabam por fazer exatamente o contrário, pondo em risco a integridade dos dados presentes em seu dispositivo. Porém, o simples fato deste tipo de aplicativo estar na lista dos mais baixados já indica que usuários do Android tendem a notar queda no desempenho após algum tempo utilizando o sistema, precisando então apelar para os "milagreiros".

Outra curiosidade é a presença de aplicativos de lanterna no top de apps mais baixados, o que demonstra bem a razão pela qual a Google inseriu esta função no Android 5.0 Lollipop. Isto provavelmente irritou os desenvolvedores deste tipo de aplicativo, porém devemos lembrar que a grande maioria dos aparelhos atuais não será atualizada para a nova versão do sistema operacional, então eles ainda terão muitos clientes para baixarem seus apps.

Jogos para todos os gostos


Como não poderia faltar, a lista de apps mais baixados está recheada de jogos, disponíveis para os mais variados tipos de usuários. Algo interessante de se ver, entretanto, é que um jogo tão simples como o Pou é o primeiro a ser procurado por usuários da plataforma. Logo sem seguida temos o recente lançamento Candy Crush Soda Saga e o Subway Surfers, todos eles ainda no top 10.

A lista conta ainda com jogos bem infantis, como Meu Talking Tom e sua versão feminina, Ângela, o que mostra que temos cada vez mais crianças utilizando dispositivos móveis como meio de se distraírem. Claro que temos jogos mais elaborados, como FIFA 15 e Real Racing 3, porém eles estão longe de serem uma maioria na lista dos mais baixados.

Aplicativos de banco também têm sua vez


Engana-se quem pensa que apenas crianças estão utilizando dispositivos com Android, pois o número de aplicativos voltados para gerenciamento de contas em banco também aumentou consideravelmente, com muitos deles figurando no top 100 de apps mais baixados. Dentre os principais, temos os aplicativos do Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Banco do Brasil, o que define bem o perfil dos usuários da plataforma.

Além de bancos, temos muitos aplicativos voltados para a compra e venda de itens, como o OLX e o Bom Negócio, o que indica que cada vez mais diminui o receio que as pessoas possuíam em realizar transações através de seu dispositivo móvel, provavelmente vinculado ao aumento da segurança nas plataformas.

Como podemos ver, temos os mais variados tipos de usuários nos dispositivos Android, o que obrigou os desenvolvedores a lançarem diversos aplicativos, para realizar todos os tipos de funções. Devemos levar em conta, entretanto, que há uma grande quantidade de apps voltados apenas para ludibriar as pessoas, devendo ser feita uma análise cuidadosa antes de se optar por baixar determinado aplicativo.


5

Comentários

Lista de aplicativos mais baixados no Android demonstra preferências de seus usuários

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas