LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google continua a negar update do WebView para 60% dos usuários Android

24 de janeiro de 2015 150


Há algumas poucas semanas, surgiu uma das maiores controvérsias dos últimos tempos no mundo da tecnologia móvel. A Google decidiu deixar de fornecer atualizações de segurança do WebView para aparelhos com Android Jelly Bean ou versões mais antigas. Agora, apesar de toda a polêmica dessa decisão, a casa de Mountain View reforçou que está realmente abandonando esses aparelhos e não tem a mínima intenção de lançar atualizações desse recurso para esses dispositivos.

Toda a polêmica agrava-se quando reparamos que os Androids abandonados compreendem cerca de 60% do total de aparelhos com o sistema. Dessa forma, estão entregues à própria sorte (e criatividade dos hackers) cerca de 939 milhões de dispositivos com robozinho verde. A fonte de todo o problema é a ferramenta WebView. Essa solução permite que aplicações abram uma versão diminuta de um site para executar uma determinada tarefa. Pode ser um login para o Facebook, ou Twitter, ou um vídeo no YouTube, ou qualquer outro cliente de terceiro que acesse uma determinada página.

Com um número tão gigante de pessoas desprotegidas, os próprios desenvolvedores dessas aplicações enviaram uma solicitação para que a Google reconsidere essa decisão. Afinal, a grande maiorias desses apps clientes de uma página ou serviço utiliza o WebView. E, como uma grande parte dos usuários Android ainda estão com a versão antiga do sistema, as aplicações desses desenvolvedores podem acabar sendo fonte de infecções de sistema.

Versões antigas do WebView foram abandonadas pela Google.

Hoje, a Google deu a resposta final sobre esse problema. Simples e reto: não, não haverá mais atualizações. Apenas teremos updates de segurança para quem tiver aparelho com o KitKat ou o Lollipop, que são cerca de 40% dos usuários Android. Os desenvolvedores prejudicados, de acordo com as recomendações da própria gigante de buscas devem colocar alertas em seus próprios apps. Dessa forma, quando alguém for fazer um login no aplicativo de terceiro, deverá receber uma mensagem de que aquela operação pode ser perigosa.

Ainda, como solução definitiva, a Google sugeriu que as aplicações redirecionem a tela de login para um navegador como o Chrome ou Firefox, que ao menos não vão deixar de ser atualizados em Androids antigos.

Como o WebView virou uma aplicação independente no Android 5.0, a Google vai focar-se mais no update dessa ferramenta para essa versão do sistema. Afinal, é mais fácil para atualizar do que as versões anteriores, pois estas faziam parte integrante da platafoma. Aos desenvolvedores e usuários do Jelly Bean e edições anteriores, portanto, vai valer a boa e velha expressão popular: vire-se.


150

Comentários

Google continua a negar update do WebView para 60% dos usuários Android
  • Cara, apenas dispositivos com Windows RT não receberam W10 ! Já a Google nega a atualização para 60% dos usuários !

      • Mas a Google tem a obrigação de fazer uma atualização para a versões mais antigas do seu sistema! Afinal de contas, o sistema é dela!

          • as fabricantes devem atualizar seus dispositivos e assim eliminar o problema..... simples assim

              • É exatamente isso que eu pensei! Ja tive Sony, Samsung e LG. O pior de todos foi a Samsung! E Android só se for puro ou quase puro como nos da Motorola! Além do mais, a fabricante tem que garantir pelo menos 3 atualizações do Android. No mínimo! Se não, não dá!

                  • Por quanto tempo essa idiotice ainda vai ser dita em sites nacionais? Não é melhor ler as fontes direito não?

                    O WebView está çorrigido e está na árvore de código do KitKat, em sources.android.com, disponível para todo mundo, inclusive os fabricantes.

                    O patch não tem nenhuma dependência com o resto da versão, o que significa que tudo o que um fabricante tem que fazer é pegar o código, fazer um patch, testar e enviar para os aparelhos.

                    A Google NÃO TEM COMO passar por cima dos fabricantes para oferecer o patch para seus aparelhos antigos. Isso está nas mãos de cada fabricante.

                    Explicado? Ótimo. Porque essa história já cansou.

                      • Google sendo Google.

                          • Que eu saiba eles vão disponibilizar o Windows 10 gratuitamente até um ano depois do lançamento, então é melhor não esperar um ano pra testar.

                              • Se-vire-Se uai só!!!

                                  • a microsoft fez o windows mobile que e muito parecido com android e nao deu certo,a,so agora no windows phone que esta dando certo,vem gente falando que precisa mudar...

                                      • Windows Mobile não deu certo, mas tinha uma participação no mercado maior que a do WP, mesmo chegando a ocupar o quarto lugar !

                                          • Além do mais, a interface ia além dos ícones no desktop! Ele tinha até menu iniciar, exatamente como no Windows PC! E as letras ficavam bem pequenas para apertar. Aliás, o Windows 8.1 para Tablets Full HD continua com os menus pequenos, os botões de maximizar, minimizar e fechar também ficam bem pequenos! A Microsoft ainda não se deu muito bem com seu Windows PC em telas de toque em altas resoluções! Uma caneta stylus ajuda muito em tablete Windows PC de 8" e Full HD!

                                            Por isso que o WinMo não deu certo! Além do quê, eles eram uma Apple da vida, Caaaaaaros!!!!!!!

                                            • mudar radicalmente sua interface

                                              • E eu vou continuar a usar o 7 ate o 10 estiver mais atualizado. Depois de um ano que for lançado eu testo pra ver se é bom.

                                                  • Cuidado para não passar o prazo de atualização! Mas, de ante mão eu informo, o Windows 10 está muito bom! Mas precisa se acostumar com ele!

                                                    • Estão reclamando pq a Microsoft vai abandonar o Windows 7???
                                                      Aposto que 90% dos que estão reclamando usa Windows pirata, eu uso pirata e usei o xp ate no início de 2014 e depois mudei pro 7, uso pirata e não to nem ai se a Microsoft vai continuar a atualizar ou não, e ate mesmo quem pagou pelo o Windows eu acho que não tem motivos pra reclamar também pq a Microsoft vai disponibilizar o novo Windows de graça.

                                                        • Só mais uma coisa! ERRAR É HUMANO! MAS PERSISTIR NO ERRO É BURRICE MESMO!

                                                          • Brincadeiras a parte! Eu decidi fugir sim, porque eles não atualizam como deveriam seus produtos! Além do mais, o Android é muito pesado, pelo menos enquanto rodar numa máquina virtual! E eu detesto máquinas que demoram para lhe entregar o que vc pede!

                                                              • Meu Note discorda de vc!

                                                                  • Pra vc! Tudo que é da Samsung discorda de todo mundo! Ganha até do J.A.R.V.I.S de Tony Stark!!!

                                                                    Sobre o WP, sim! Porque é uma aposta que estou fazendo! Isso é ser inteligente. Agora, insistir num sistema pesado, um tanto quanto bugado, e que não te dá tanta chances de atualizar! Isso sim que é burrice!!!! Mas, gosto é que nem c*! Cada um tem o seu e faz dele o que quiser!!!

                                                                      • Eu acho que vc ta dando o c* apostando no W, mais vai lá, se apostar ne um sistema, pouco usado, fechado, pouco conhecido no mundo mobile, e sem opções de modificações, é ser inteligente, então eu ja vi de tudo.

                                                                          • Quem disse que para ser inteligente precisa ter obrigatoriamente um sistema que seja modificado???? E o pior, com altíssimas chances de ser hackeado mais facilmente!

                                                                            E sobre o seu comentário sobre o c*!!!! Poderia deixar pra lá! Mas só vou dizer uma coisa! É mais fácil tu fazer isso com algum funcionario do alto escalão da Samsung, pois a msung e sua touchmerda é tao ruim que perde ate para o Moto E!!!! Kkkkkkk... Do que eu fazer só porque mitrei para o WP e que tem chances de se tornar algo realmente grande! Depois que for realmente unificado e que roda com certa fluidez em dual core e apenas 512MB de RAM!!! Quem é que dá o quê para alguem aqui???? E quem é o mais inteligente também????

                                                                        • Meu moto x 2013 tambem....

                                                                      • E depois fica publicando falha do windows e do Mac essa google...

                                                                          • Puts!!!! De novo!!!!!!!!!!!


                                                                            Não é "corredor" não. É "corretor"!!!!

                                                                              • Pooooooxa! Corredor maldito!!!!! Eu tinha colocado "compreensível" e ele trocou para "comestível" kkkkkkkkkkkk.

                                                                                • Se as fabricantes focassem em atualizar a versão do Android dos seus aparelhos, parte disso seria resolvido. Se um aparelho vem com o JellyBean ou até com ICS deveria ganhar update pelo menos até o KitKat. Bem, eu já estou com o lollipop no moto x e por um bom tempo não vou precisar me preocupar com isso.

                                                                                    • As fabricantes não têm culpa meu amigo, mais uma vez vocês falam sem saber, qualquer Android têm que ser modificado para não ter erros e faltando recursos, porque o Android puro têm poucos recursos.

                                                                                      Para você ter ideia do trabalho das fabricantes vou falar uma coisa, no WP as fabricantes pegam de graça a atualização e pronto já podem lançar, mais já o Android as fabricantes têm que pagar pela nova atualização e ainda têm que modificar o sistema, para então poder atualizar...

                                                                                      OBS: O Moto G e o Moto E todos eles e muitos outros têm o Android modificado, apenas não têm muitas modificações...

                                                                                        • Cara, primeiro se a fabricante vendeu o aparelho deveria pelo menos ter a decência de atualizar a versão do sistema, mesmo exigindo esforço por parte dela para adaptar a versão do sistema ao aparelho, pois isso mostraria q a empresa se preocupa e respeita os usuários de seus produtos. Então não seria correto vender um aparelho e não dar esse tipo de atenção pós-venda ao consumidor. Segundo nenhum aparelho da linha moto tem Android puro. Citei o moto x por ser o primeiro aparelho não-Nexus a receber o lollipop, mas ele não tem Android puro, pois traz apps e recursos da Motorola.

                                                                                            • Cara, primeiro se a fabricante vendeu o aparelho deveria pelo menos ter a decência de atualizar a versão do sistema, mesmo exigindo esforço por parte dela para adaptar a versão do sistema ao aparelho, pois isso mostraria q a empresa se preocupa e respeita os usuários de seus produtos. Então não seria correto vender um aparelho e não dar esse tipo de atenção pós-venda ao consumidor. Segundo nenhum aparelho da linha moto tem Android puro. Citei o moto x por ser o primeiro aparelho não-Nexus a receber o lollipop, mas ele não tem Android puro, pois traz apps e recursos da Motorola.

                                                                                            • Quanto choro... Microsoft e Apple também abandonam versões antigas do sistema, vcs queriam que ela continuasse com o suporte pra sempre? Lançou o Android 10 e ainda dando suporte para o 1.6? '-'

                                                                                                • mas a Apple atualiza seus smarts até o hardware não aguentar mais, diferente do que ocorre com o Android

                                                                                                    • Concordo, as fabricantes q deveriam priorizar os updates da versão do Android em seus aparelhos. Mas tem muita diferença em dar suporte ao Android 4.3 sendo a última versão o 5.0, e dar suporte ao 1.6 se já existisse o Android 10 kkkk

                                                                                                      • A Google não tem culpa nenhuma,a culpa é da fabricante de celular que não disponibiliza as atualizações
                                                                                                        assim as fabricantes vão toma vegonha na cara serão obrigado atualiza seus smartphone nas versão atuais,senão os cliente so vai compra smathphone nexus e deixa de lado os outros marcas hahahahuah .

                                                                                                          • Na minha opinião não têm nada disso não, a google que fez um sistema frágil, porque não era pra depender de merda de fabricante não, era pra ser igual o Windows, que não importa a fabricante, todos são atualizados...

                                                                                                            Não coloquem a culpa nas fabricantes.

                                                                                                              • Discordo a google lança um sistema puro e leve e as fabricantes que estraga com um monte de firulas e pior que elas sao irresponsaveis, pois lança no mercado uma interface dela mesma que nao tem capacidade de dar o devido suporte.

                                                                                                                  • Até concordo com a questão das modificações, mais se você ler todas as matérias aqui do Tudocelular vai saber que o Android puro falta recursos, e por isso as fabricantes modificam.

                                                                                                                    Mais mesmo assim não é desculpa, pois o Widowns é muito modificado e mesmo assim não têm isso de atualização é para algumas, isso se chama falta de estratégia na criação do Android.

                                                                                                                  • É isso aí, concordo plenamente, apesar de acreditar que fabricantes como a samsung não vão nem ligar, considerando que boa parte dos smartphones são direcionados a um punlico mais humilde, ao menos no brasil... E que provavelmente vai desconhecer essas falhas....

                                                                                                                    • Calma gente, daqui a pouco a cyanogen viabiliza a comercialização do sistema delas e vcs tem outra empresa pra reclamar :P

                                                                                                                        • A Google não liga para ninguém! A não ser para ela mesmas e na pretensão de dominar o mundo!

                                                                                                                          • Normal, tipico de um sistema feito nas coxas e sem um bom planejamento, o jeito é aceitar e conviver com esses descasos, assim como eu já aprendi como usuario. É uma pena, se tivesse sido bem pensado desde os primórdios estaria muito a frente de seus concorrentes em relação a experiencia de uso e suporte.

                                                                                                                              • Caraca meu é muito mimimi mesmo. A galera esquece que o android é um os gratuíto? O povo que é burro mesmo e não enxerga que estão mais empenhados por culpa das fabricantes e não por conta da google própriamente dita.
                                                                                                                                Pra início de conversa a google desenvolve o android basicamente para o nexus, é competência dos fabricantes ADAPTAR E ATUALIZAR o android de acordo com a necessidade de cada dispositivo. A única obrigação real da google para se manter no mercado é aprimorar o sistema, é quase um retrocesso seguir atualizando N elementos das versões antigas.
                                                                                                                                E antes que mais alguém venha com mais mimimi, porque não falar então da microsoft abandonando o windows 7? Ou então porque não reclamar do windows xp ser incompativel com boa parte dos hardwares da atualidade? Que gente bem mesquinha... Sinceramente!

                                                                                                                                  • o windows 7 tem 6 anos de mercado e quem usa ele vai atualizar de graça pro 10, e me diga quantos anos o 4.3 tem?

                                                                                                                                      • Perdoe, gratuito somente na versão modificada, porém na versão pura a Google cobra, sabia disso? E tem outro detalhe, o Android para rodar precisa pagar patentes para a Microsoft, então de certa forma é pago....kkkk

                                                                                                                                          • Quantos anos tem o Windows 7?
                                                                                                                                            O Android é um os grátis né, mas qual os mobile é pago?
                                                                                                                                            Larga de ser puxa saco cara vc é o típico consumidor que gosta de levar ferro larga de ser troxa cara.

                                                                                                                                              • Troxa é vc q passa o tempo reclamando enquanto a google ta cagando e andando. Como já disse se é que vc se deu o trabalho de ler tudo, já foi dito até em outras matérias que é responsabilidade das fabricantes a atualização do sistema para cada aparelho.
                                                                                                                                                Quantos anos já tem o jellybeam? É retrocesso sim mané, se vc não aceita isso é só parar de comprar android cara, ate porque pelo que to vendo a google nao ta ligando muito pra gente como vc nao

                                                                                                                                                  • Mais um idiota falando que a culpa é das fabricantes...

                                                                                                                                                    Tas falando muita merda do Windows agora antes de comparar essa porcaria que se chama android se lembra que o Windows não têm essa estratégia ai não que existe no Android,no Windows as atualizações vem em qualquer marca de fabricante, não são apenas algumas, inútil, fala sem saber.

                                                                                                                                                      • Ai que tu te enganas meu velho, ja foi dito muito claramente que nao serao todos dispositivos que vao liberar a atualizaçao do windows 10.
                                                                                                                                                        Não adianta ficar apontandoo dedo outra google e ser baba ovo da microsoft, que é tão capenga quanto.

                                                                                                                                                    • Era isso que eu ia comentar a microsoft tambem esta abandonando o windows 7 aos poucos E . Maioria são usuarios de windows que não sei porque estão reclamando ja que o problema é no android é não no windows phone ,outra coisa agora outras empresas poderão atualizar o webview empresas terceirizadas

                                                                                                                                                        • Windows 7 será atualizado para o Windows 10, para isso os usuários terão 1 ano para fazer isso... Então psiu ai.

                                                                                                                                                            • E de graça !

                                                                                                                                                                • Pois é.... Mas o povo cita o Windows 7 e nem viu a apresentação da Microsoft e o pior, vem falar do Windows XP que é um sistema que veio muito antes da Google pensar em comprar o Android dos seus desenvolvedores, pois nem foi ela que desenvolveu o Android, ela comprou como fez com a maioria dos sistemas que ela tem, e mesmo assim o Windows XP ficou até o ano passado recebendo atualizações.

                                                                                                                                                                • Sim cara, isso se chama obsolescência programada,, quando um aparelho é lançado já se sabe o tempo de vida dele, seja pela vida util, seja pelo surgimento de aparelhos melhores...

                                                                                                                                                                • eu quero é que a google se exploda eu to com duas nega no meu quarto fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

                                                                                                                                                                  • Pena que roubaram a 22 de cano duplo e Bolt action do meu vô senão eu dava 2 tiro no meu galaxy win.

                                                                                                                                                                    • Dona google,
                                                                                                                                                                      Fazer relatorios de falhas da Apple e Microsoft vc sabe. Mas na hora de olhar para os seus sistemas, Android principalmente, voce nao olha e nem libera os relatorios para o publico em geral ( se liberar so tem falha grave!!)
                                                                                                                                                                      Concordo com Jocker sobre essa postura de arualizaça por longas datas. Existem fabricantes que lançam um top esse ano, mas mesmo assim voce fica na duvida se recebe ou nao a peoxima versao, pois para eles ja esta "defasado sendo que foi lançado a tempo atras. É o caso da Sony, que lança top de 6 em 6 meses. Desnecessaeios, tudo poderia ser recebido via OTA.
                                                                                                                                                                      Meu primeiro e ultimo Android foi um Sony, nunca mais usarei outro Android na vida enquanto a google nao resolver isso.

                                                                                                                                                                      • Continuo achando que a Google tm culpa em não atualizar o webview que é do próprio Android! E também tem culpa em não forçar as empresas atualizarem por pelo menos 3 anos! Afinal, é o nome e a reputação do Android que está em jogo! Eu mesmo já decidi fugir do Android por causa disso!

                                                                                                                                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas