LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativos gratuitos recheados de propagandas podem aumentar consumo de bateria e dados

23 de abril de 2015 4

É bem comum encontrarmos aplicativos para smartphones que oferecem versões gratuitas e também pagas. Geralmente pagar por um app garante que você terá acesso a todos os recursos que o desenvolvedor preparou para a sua aplicação, mas em alguns casos, a única coisa que muda de uma para outra é a exibição de propagandas dentro do serviço. Às vezes é cobrado um valor até acima de R$ 10 para removê-las do app gratuito, o que acaba não sendo uma opção atraente para muitos usuários. No entanto, esse valor pode ser explicado de acordo com novo estudo feito pela Universidade da Califórnia, Rochester Institute of Technology (RIT).

A pesquisa mostra que aplicativos gratuitos consomem 16% mais bateria do que suas versões pagas. Não só isso, mas também são responsáveis por devorar 22% mais memória e até 79% mais do seu pacote de dados. Mas porque isso acontece? A constante exibição de propagandas dentro dos aplicativos faz com que o modem do dispositivo transmita dados o tempo interior, gerando o maior consumo apontado.


Nos testes realizados foi constatado que dependendo do aplicativo, o consumo de bateria pode ser até 33% maior. Isso acaba reduzindo o tempo de uso do dispositivo em quase 2hs diárias. O desempenho também acaba sendo sacrificado, pois o constante processamento de informações pelas propagandas acaba gerando um uso maior da CPU que poderia ficar livre para outras tarefas, gerando um aumento de até 56% na demanda, dependendo do modelo e dos aplicativos instalados.

O custo no pacote de dados poderá também ser maior. Em um smartphone com aplicativos apenas gratuitos, o consumo no seu plano poderá ser o dobro comparado a outro smartphone usando apenas aplicativos pagos ou sem propagandas internas. De acordo com os analistas, investir em uma versão paga poderá ser válido, pois acabará gerando uma economia futura.

O teste foi realizado com os 21 aplicativos mais famosos do Android que estão sempre na lista dos 30 melhores eleitos pela Google todos os anos. Claro que o que impacto poderá ser diferente em cada modelo, especialmente pelo tipo de app que cada usuário for usar. Mas o estudo é interessante para mostrar não só aos usuários, mas também os desenvolvedores, o impacto que tal medida pode causar.


4

Comentários

Aplicativos gratuitos recheados de propagandas podem aumentar consumo de bateria e dados
  • Fiz um laboratório durante um mês, onde instalei apps gratuitos de limpeza, optimização e consumo de Bateria, no OS Mashimellow. Num desses apps, tinha a configuração de hibernar o Gadget, onde vc escolheria um horário. Nesse horário que durou 8 horas - que normalmente usamos pra descansar a mente e o corpo -, onde desliguei o Gps, a bateria consumiu 11%, onde carreguei completamente ante de hibernar. Isso mostra que mesmo nas configurações de hibernar dos apps e desligando o gps e diminuindo o brilho, há consumo. Os apps que instalei gratuitos tem propagandas, onde vc abre aparecem, muda na setinha elas aparecem. Então concordo com o analista, realmente as propagandas nos apps frees, consomem dados e a bateria.

      • Por essas e outras que só fazem jogos gratuitos com propagandas, cheios de compras internas e que necessitam conexão com a internet .

          • Propagandas em toda a interface?

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas