LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Recurso Doze do Android M permite controlar quais apps serão hibernados

31 de maio de 2015 24

Uma das grandes novidades do Android M apresentado no Google I/O 2015 foi o modo de economia de energia chamado Doze. A solução foi bolada pela Google para tentar reduzir o consumo de bateria no Lollipop – algo que vem sendo criticado por muitos usuários. O que a novidade promete é controlar de forma mais eficiente os serviços que ficam rodando em segundo plano fazendo uso desnecessário da CPU do seu smartphone. Isso evita que o processador entre em modo standby (estado de baixo consumo), o que compromete a autonomia do seu dispositivo.

Google prometeu uma solução similar no Lollipop, mas a mesma oferece um serviço limitado e pouco eficiente. Agora, será possível ter um controle individual, onde o usuário poderá decidir quem deve ser domado pelo sistema e quem pode continuar trabalhando de forma livre. Como pode ser visto nas imagens abaixo, você será capaz de escolher quais aplicativos serão hibernados quando estiverem executando apenas em segundo plano.

Lista de permissão permite deixar de foram apps que não deverão ser hibernados pelo Doze

Essa novidade lembra bastante uma solução de terceiros chamada Greenify. O aplicativo usa um método de hibernação de apps que você usa menos, assim eles não trabalham no plano de fundo, apesar de serem acessíveis a qualquer momento. Sendo bem diferente de um task killer comum, que tenta melhorar o desempenho em um primeiro momento congelando aplicativos em desuso, mas faz o Android gastar mais memória e bateria ao recuperar os programas desse estado. O Greenify, por outro lado, hiberna os apps e só os bloqueia de trabalhar em segundo plano.

O recurso Doze segue a mesma linha, mas virá nativo no Android M. De acordo com a gigante de Mountain View, a novidade poderá prolongar em até duas vezes o tempo de standby de seu dispositivo, sendo especialmente importante em tablets que passam mais tempo neste estado do que os smartphones. No entanto, há um efeito colateral aqui: como os aplicativos são “desligados” quando não estão em uso, eles acabam levando mais tempo para carregarem novamente. Isso poderá ser mais crítico em navegadores, já que a página que estava aberta terá que ser carregada novamente. No entanto, você poderá deixar o seu navegador de fora da lista de controle do Doze e assim resolver tal problema.


24

Comentários

Recurso Doze do Android M permite controlar quais apps serão hibernados

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas