LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google quer implementar internet wi-fi gratuita nas grandes cidades do mundo

25 de junho de 2015 13

Quando Larry Page, o CEO do Google, criou uma nova divisão da sua empresa dedicada a resolver os problemas das grandes cidades, ainda não tinha ficado claro exatamente que tipo de coisa a Sidewalk Labs iria enfrentar. Agora as coisas parecem ficar mais claras com os planos de trazer internet wi-fi gratuita e rápida para todas as cidades do mundo, começando por Nova York.

“Nós vamos tornar as cidades lugares mais conectados, onde você simplesmente pode andar por qualquer rua e ter acesso a um wi-fi com ultra velocidade. Será possível controlar melhor o trânsito, encontrar informações sobre os serviços locais e muito mais”, diz Larry Page.

Para iniciar os trabalhos, a SideWalk Labs adquiriu outras duas empresas que ofereciam sinais de wi-fi em Nova York. A ideia é começar uma parceira com a Qualcomm e a Comark para converter os dez mil telefones públicos da cidade em poderosos modens que ofereciam um wi-fi gratuito e de qualidade para toda cidade.

O projeto seria financiado por propagandas nas cabines telefônicas. Apesar das boas novidades, a Google ainda não sabe dizer quando eles serão capazes de implementar por completo o programa, ainda que Nova York deva começar a receber a iniciativa muito em breve.

Vale dizer, várias cidades do mundo estão tentando implementar projetos semelhantes. A ideia do Google vai na contramão da versão interesseira e bizarra do Internet.org, projeto do Facebook que viola a neutralidade da rede ao distribuir uma “internet” gratuita que funciona apenas para sites pré-selecionados. No Rio de Janeiro, a prefeitura tem tentado colocar, com pouco sucesso, um sinal gratuito de Wi-Fi por toda orla da cidade.


13

Comentários

Google quer implementar internet wi-fi gratuita nas grandes cidades do mundo
  • Espero que esse projeto do Google chegue em São Paulo, pq acessar a internet móvel ficou inviável.

      • Parabéns ao autor pela comparação muito bem adjetivada, sobre a versão interesseira e bizarra do Facebook. Se é pra fazer, tem de ser bem feito, como nesse projeto do Google. E assim mesmo terão grande lucro, porém prestando um serviço completo.

          • Poluição visual na cidade mais poluída nesse sentido, muito bom! Palmas para o Google! Aí começa distribuindo para um lugar bem mais necessitado que é numa das maiores economias do mundo. As duas querem a mesma coisa, lucrar, a diferença fica pelo impacto que cada uma gera, como a do Facebook só envolve a rede e vai para lugares menos abastados, acho ela menos danosa e mais útil que a do Google.

              • Nós aqui não estamos te acusando de nada, por enquanto, mas saiba que se encontrarmos algum representante de operadora aqui, nós o queimaremos vivo dentro de pneus. Tanto essa gambiarra do Facebook, quanto essa Googlenet sacudirão as estruturas dos nossos inimigos, as operadoras, que hoje formam um cartel pra esculhambar cada dia mais a qualidade dos serviços. Essa sua revolta aí está gerando suspeitas da galera aqui, é melhor tomar cuidado.

              • eita diacho! Será que vai terminar que nem o filme Kingsman - Serviço Secreto?

                • Em Braxília "tá teno"! *-* Sobre a internet do Facebook, não infringe a neutralidade pois não cobra o usuário e nem impede ele de acessar serviços concorrentes, sejam eles pagos ou gratuitos. Imagina o governo mandar fechar o seu jornal porque não publica as mesmas notícias que o outro! É a mesma coisa que querem fazer com o Facebook. Google **der (mais ainda) a cidade com poluição visual pode mas colocar uma rede inofensiva que vai ajudar lugares pobres não pode né! Ai meu Brasil...

                    • Se isso acontecer em grande escala, e a maioria de nós pudesse usar esse sistema ao invés do 3G, que além de caro é precário! Pode ser?!

                        • será este o fim das operadoras?

                          • Todos nós ganhamos com isso, parabéns à Google.

                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas