LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oito melhorias que fariam OnePlus 2 ser realmente o assassino de flagships

28 de julho de 2015 9

OnePlus acaba de oficializar seu mais novo carro-chefe com Android. Chamado de OnePlus 2, o aparelho é um dos celulares mais completos da atualidade e bate de frente com a forte concorrência no mercado de telefonia móvel, como Samsung, Sony, HTC, LG e demais grandes nomes. Entretanto, há um conjunto de funcionalidades que ficaram de fora do sucessor do "assassino de flagships" da jovem empresa asiática, fazendo enorme falta aos entusiastas de tecnologia que esperavam o ápice da modernidade junto ao novíssimo smartphone de elite da marca oriental. Veja o que você perderá caso adquira uma unidade do produto:

Um processador melhor ou mais otimizado

O vídeo acima foi publicado logo em seguida do evento da OnePlus ter chegado ao fim. Uma ferramenta de benchmark usou um script para colocar à prova o chipset Qualcomm Snapdragon 810 presente no OnePlus 2, usando um processador de oito núcleos rodando a 2,0 GHz e a Adreno 430 para os gráficos. O desempenho foi absurdamente abaixo do esperado, ficando em uma posição inferior ao Galaxy S5, flagship lançado há mais de um ano. Embora otimizações de softwares tenham sido feitas, a performance teria sido reduzida a fim de eliminar a possibilidade do superaquecimento. É um assunto polêmico, mas esperamos que uma melhora seja apresentada após atualizações do sistema operacional.

Carregamento wireless


Apesar de possuir aspectos de última geração, OnePlus 2 não suporta o carregamento sem fio. Tops de linha no mercado Android já contam com essa função, portanto o apelido "flagship killer" vai lentamente perdendo seu significado. Os atuais modelos da Samsung, por exemplo, contam com a alimentação de carga wireless, um dos fortes pontos abordados em marketing pela sul-coreana, refletindo na grande importância que a função possui no viés atual de telefonia móvel. Naturalmente, há acessórios que permitem o carregamento por indução no sucessor do One, entretanto, a tecnologia não é nativa.

Quick Charging


Embora o chipset Qualcomm Snapdragon 810 suporte o Quick Charging de forma nativa, OnePlus decidiu deixar tal tecnologia de lado em seu mais novo carro-chefe. O modito pode ser a presença do conector universal USB Type-C, provavelmente por falta de compatibilidade entre a novidade e o sistema de carregamento veloz do componente. Perceba que isso é mera especulação e o Quick Charge pode ser adicionado conforme atualizações de software sejam liberadas para o smartphone de ponta, mas devemos esperar alguns meses por uma análise detalhada em relação a este ponto.

Entrada para cartão microSD


OnePlus 2 vem em dois modelos distintos. O mais barato conta com 3 GB de RAM e 16 GB de memória para o armazenamento interno, enquanto o mais potente usa módulos de 4 GB de RAM e 64 GB de espaço nativo. Entretanto, se você quiser mais do que isso, terá que se contentar ao guardar suas músicas, vídeos e demais arquivos na nuvem, pois não há como expandir a memória nativa usando cartão microSD. Desta forma, a companhia asiática é capaz de controlar melhor suas vendas, mas cria uma grande limitação aos usuários. Mais uma vez, há acessórios que adicionam tal suporte, por uma quantia superior, é claro.

Câmera superior


Sabemos que não é sensato julgar uma câmera pela quantidade de megapixels, mas, apesar dos 13 megapixels do OnePlus 2 terem se provado de qualidade ao enfrentar a Samsung, LG e Apple, há sensores melhores disponíveis no mercado atualmente. A peça presente no flagship da empresa chinesa é feito pela OmniVision, que compete diretamente com a Sony pelo segmento, sendo que a segunda domina de longe com sua linha IMX, contendo até 16 megapixels, além de aberturas maiores e tamanhos avantajados. Novamente, a experiência fotográfia já é boa, mas poderia ser melhor.

NFC


Outra terrível desvantagem do OnePlus 2 é a falta da conectividade NFC (Near Field Communication). A tecnologia não é vastamente conhecida por leigos, mas é de grande importância para a situação do segmento de celulares no presente momento, pois possibilita a utilização de ferramentas exclusivas, como o Android Pay, que usa essa comunicação para realizar pagamentos ao se aproximar de terminais específicos. De fato, considerando os demais produtos modernos, a empresa asiática realmente decepcionou ao eliminar o componente de seu carro-chefe. Uma ação no mínimo estranha.

Bateria removível


Este tema é opcional, pois há prós e contras ao analisar o fato da bateria do OnePlus 2 ser fixa. A parte boa de tal implementação é a medida inferior de perfil, permitindo uma boa ergonomia ao reduzir alguns milímetros da espessura. Todavia, caso a bateria estrague, os consumidores não serão capazes de trocar o componente por si mesmos, já que abrir a carcaça deliberadamente extermina a garantia oferecida pela empresa asiática. É válido lembrar que são 3.300 miliamperes de capacidade, então mesmo que haja a inflexibilidade, você conseguirá manter o aparelho um bom tempo longe das tomadas.

Fim do sistema de convites


OnePlus não conseguiu elaborar uma infraestrutura o suficiente para produzir a quantidade de unidades de seu flagship para eliminar o sistema de convites. Sabendo disto, os interessados em comprar um exemplar do dispositivo devem participar de promoções e demais investidas sociais a fim de ganhar um ticket responsável por liberar a aquisição do OnePlus 2, que sai das lojas a partir de US$ 329. De novo, recorde-se que o Brasil está de fora da lista de locais onde o gadget estará disponível, incluindo Estados Unidos da América, União Europeia, China e Índia.

Conclusão


Concluiremos com o seguinte ditado: "Cavalo dado não se olha os dentes". OnePlus 2 é extremamente barato pelo o que oferece e deve ser lembrado como um dos melhores no mercado de telefonia móvel em relação ao custo-benefício. Embora haja oito motivos (ou mais) negativos ao comprar uma unidade do smartphone, há diversos outros pontos que garantem uma boa aquisição. Saiba que, apesar do produto não ser um dos mais completos, ainda preenche a categoria elitizada de celulares, e deve ser respeitado como tal. Só falta chegar ao Brasil para ser perfeito.

  • O OnePlus 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O OnePlus One ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

9

Comentários

Oito melhorias que fariam OnePlus 2 ser realmente o assassino de flagships

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas