LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Com quase um ano de mercado, Android Lollipop alcança apenas 21% de participação

08 de setembro de 2015 25

Falta apenas um mês para o Android Lollipop completar seu primeiro ano de existência, o sistema ainda vem engatinhando lentamente para roubar o lugar que atualmente é dominado não apenas pelo KitKat, mas por várias versões do robozinho que compõe a tão criticada fragmentação da plataforma. Em junho, o pirulito já estava presente em 12,4% de todos os dispositivos ativos do mercado. Parece pouco? Google revelou que em julho houve um avanço mais significativo, chegando a um total de 18,1%. Agora, vemos um novo relatório, desta vez de setembro, mostrando que pouca coisa mudou em 30 dias.

KitKat ainda é o rei do pedaço. A sobremesa com nome de chocolate da Nestlé ostenta a marca de 39,2% dos dispositivos do mercado. Esse valor mostra que apenas 0,1% dos dispositivos com esta versão foram atualizados para o Lollipop? Em julho, foi constatado que 39,3% dos celulares, e demais aparelhos do mercado, rodavam esta versão do sistema. Como isso é possível? Pelo simples fato de que ainda há empresas que lançam smartphones com esta versão do Android, como é o caso do Galaxy S4 Mini Plus anunciado pela Samsung mês passado. Quando o mesmo começar a ser vendido, ele vai ajudar o KitKat a crescer.


Acha que o Lollipop terá trabalho para superar o KitKat algum dia? Ele ainda tem outro rival dentro de casa, o Jelly Bean. O robozinho com sabor de jujuba ainda domina com 31,8%, sendo quase 50% a mais de dispositivos com a última versão estável do robozinho no mercado. No entanto, houve uma queda considerável quando comparado ao mês de julho, quando essa geração contava com 33,6% do mercado. Enquanto isso, versões mais antigas como Ice Cream Sandwich, Gingerbread e Froyo representam 3,7%, 4,1% e 0,2%, respectivamente.

Será que o Lollipop vai poder se orgulhar de conquistar pelo menos um quarto do território quando completar o seu primeiro ano de mercado? O Android Marshmallow está chegando no final deste mês e esperamos que as fabricantes deem mais atenção a esta versão do que fizeram com o pobre Lollipop que foi rejeitado por muitas, talvez por seus vários problemas no lançamento que exigiu que a Google praticamente lançasse uma nova versão a cada mês. Fragmentação é o ponto fraco do sistema, e continuará sendo por um bom tempo.

O Android 6.0 Marshmallow deve chegar ainda este mês embalado pelo lançamento dos novos Nexus produzidos pela LG e Huawei. Com a chegada de mais uma versão do sistema poderemos ver uma maior fragmentação na atual situação complicada do sistema operacional móvel da Google.


25

Comentários

Com quase um ano de mercado, Android Lollipop alcança apenas 21% de participação

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas