LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Twitter Moments, timeline em forma de história, chega ao Brasil

17 de novembro de 2015 0

O Twitter acaba de anunciar, em uma coletiva que aconteceu na capital paulista, o Moments para terras tupiniquins. Lançado nos Estados Unidos há pouco tempo, o recurso cria uma espécie de história com fotos e mais conteúdo multimídia, para contar fatos específicos - como o atentado de Paris.

O Moments foi lançado nos Estados Unidos em agosto deste ano, como aplicativo separado e que também faz parte do próprio site do microblog. Conhecido anteriormente como Project Lightning e agora com nome de Moments, a ferramenta cria histórias de forma manual e que refletem algo que aconteceu, como o problema das barragens em Mariana e os atentados em Paris e Beirute. No site do Twitter o usuário precisa clicar em um ícone de raio, que fica incorporado à barra de opções, que além de listar por acontecimentos, pode apresentar conteúdo por categorias, como notícias, entretenimento, esportes e diversão. No app do Twitter, basta tocar em um ícone de raio e que também fica na barra de opções (onde você encontra menções, mensagens e outros).

A curadoria do conteúdo é manual e feita diretamente do próprio Twitter, com apoio de jornalistas e parceiros, como o BuzzFeed, Veja, Estadão, Rede Globo e Band News. Toda a seleção só acontece a partir de tuítes já publicados e que receberam alguma relevância para o público local - ou, como no caso de Paris e Beirute, relevância internacional.


Um ótimo recurso novo para um site que não é tão novo assim

Este novo produto chega em um momento em que o Twitter enfrenta problemas em seu preço de ações, que cai vertiginosamente, junto com o uso do microblog - que caiu proporcionalmente ao valor das ações. Sua criação ocorreu dentro de um evento de programação e que rolou durante uma semana inteira em janeiro deste ano, com o objetivo de adicionar conteúdo que não somente texto ao site.

O que mais me chama atenção no Moments é que ele não segue o padrão do Twitter, que é de mensagens que aparecem de forma cronológica. As histórias serão selecionadas e exibidas por relevância, o que ajuda na hora de encontrar conteúdo que pode ter acontecido na semana passada, mas que ainda é importante.

Vai pegar?

A ferramenta parece espetacular e mostra que o Twitter tem muito o que evoluir, mas será que o Moments pode fazer com que pessoas utilizem mais o microblog e deixem o Facebook de lado, quando o assunto é notícia do que está acontecendo? Acredito que esta mudança é complicada, já que este tipo de história já acontece por lá e quase todo mundo está no Facebook. O que pode e, ao meu ver, é uma forma bem mais inteligente de conteúdo, é que a curadoria das histórias está nas mãos de empresas jornalísticas de verdade - e não de gente revoltada que compartilha de tudo. Isto filtra o conteúdo e pode mostrar algo realmente relevante.


Além de seguir assuntos que aparecem durante o dia na tela inicial, você pode buscar temas diferentes e, se muitos outros usuários do Twitter fazem o mesmo, um tema que não é tão importante assim pode aparecer na tela inicial - como, por exemplo, acompanhar um jogo de futebol que está acontecendo agora e que não estava na tela inicial.

O recurso chega ao Brasil nesta terça, 17, para a web e também dentro do app para iOS e Android. O Twitter ainda não disse se o app do Windows Phone receberá o Moments.

E ai, acha que vai rolar?

Artigo em desenvolvimento...


0

Comentários

Twitter Moments, timeline em forma de história, chega ao Brasil

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas