LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple é responsável por 91% de todo o lucro da indústria de celulares

15 de fevereiro de 2016 10

Novos gráficos produzidos pela Fortune mostram o quanto a Apple está dominando a indústria de smartphones em termos de lucros. Ainda que a Samsung tenha a maior quota de mercado entre os fabricantes de smartphones sua taxa de lucro não se compara com a da Maçã. De acordo com a Canaccord Genuity, a fonte dos dados utilizados nesta história, a coreana tinha 23,9% do mercado mundial no ano passado. A Apple, por outro lado, ficou em segundo lugar com uma fatia de 17,2% do bolo.

Apesar da hegemonia da Samsung 91 centavos de cada dólar de lucro na indústria está indo para os bolsos da Apple. Samsung pegou 14% dos lucros do ano passado. Agora, você provavelmente está pensando "Como pode essas duas empresas somadas terema 105% dos lucros?" Isso é porque os outros fabricantes estão relatando perdas. Devemos também observar que muitas empresas chinesas como a Huawei, Xiaomi e ZTE nem sequer relataram seus lucros.

Tanto quanto a Apple está em causa, a sua parte dos lucros de smartphones pode até aumentar em 2016. Recentemente fizemos uma matéria no TudoCelular para esclarecer o quanto custava para a Apple produzir o seu celular mais recente, se baseando em uma matéria do site iClarified. Com o recente aumento dos preços de todos os produtos da Apple no Brasil, vale rever um pouco o quão problemáticas são as políticas de preço da empresa.

A taxa de lucro das empresas de celular.

Sabemos que o preço de custo de um iPhone 6s Plus é de 231,50 dólares, além de mais cinco dólares para pagar o salário dos funcionários terceirizados, energia e outros custos operacionais locais, que elevam o preço do produto para 236 dólares. Nas lojas dos Estados Unidos ele é vendido por 749 dólares e se considerarmos o preço de distribuição, marketing, desenvolvimento e o lucro da loja em si, o valor é consideravelmente alto, especialmente porque o iPhone é vendido na casa das dezenas de milhões de unidades.

Se analisarmos o caso da Samsung, por exemplo, seus celulares são mais caros de serem produzidos e custam mais barato do que os iPhones mais recentes, mostrando que a empresa coreana pratica uma margem de lucro substancialmente menor. Claro que também devemos levar em conta a questão do sistema operacional. A Samsung tem que gastar bem menos com isso já que este desenvolvimento fica nas mãos da Google, mas certamente o preço final do iOS por unidade não é terrivelmente alto .

Um dos fatores recentes que entrega as práticas de margem de lucro da empresa pode ser percebido quando olhamos para o custo de produção de uma memória Flash hoje em dia. A empresa chega a cobrar mais de 100 dólares de diferença entre modelos de iPhone com 16 gigas ou 64 gigas quando o custo destes componentes possuem apenas a pequena diferença de 17 dólares. Todos as vantagens da evolução tecnológica na produção de memórias em flash, parecem ser convertidos tão somente em lucro para a Apple. Segundo os especialistas do iClarified:

"A memória em Flash agora é tão barata que é quase irrelevante, mas a Apple continua monetizando em cima de seus clientes, cobrando quase 100 dólares adicionais por elas. Por exemplo, um iPhone de 64 GB custa agora a Apple US$ 17 a mais para ser feito do que um iPhone de 16 GB, mas a Apple cobra dos seus consumidores 100 dólares adicionais pelo aumento da memória. Isso faz parte da estratégia em curso da Apple para maximizar os lucros da empresa.”

Nós falamos muito sobre esse assunto em um artigo recente, dedicado a medir as margens de preço no Brasil e o motivo dos celulares serem tão caros aqui. A Apple é um exemplo de empresa que segue esta prática do “preço” inflado no mundo todo e, enquanto ela for extremamente bem sucedida ao fazê-lo, certamente nada a fará baixar seus preços.


10

Comentários

Apple é responsável por 91% de todo o lucro da indústria de celulares

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas