LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Horas e mais horas de diversão! Conheça 10 dos melhores RPGs para Android e iOS

04 de abril de 2016 4

Se você não tem um console ou um PC que rode games muito grandes, calma. Nem tudo está perdido. O seu smartphone, por mais humilde que seja em comparação com máquinas mais poderosas, ainda é capaz de rodar games com conteúdo e profundidade que fariam inveja a muito jogo de PC. E se o seu negócio é RPGs, veio ao lugar certo.

Deve estar aqui claro o que é um game de RPG, pois a definição vem sendo diluída com o tempo devido a tantos games aplicando conceitos de RPG enquanto são de gêneros completamente diferentes. Por exemplo, embora Infinity Blade aplique um sistema de níveis, espadas e até masmorras, é um jogo focado em lutas, não em exploração.

O jogo de RPG veio das aventuras de livros que se jogam com dados e narrações do mestre até hoje; pode-se dizer que um RPG é um game que permite a exploração de um mundo com a possibilidade de escolher e customizar que tipo de "personagem" se quer representar. E devido a Japão e Estados Unidos experimentarem com RPGs de mesa ao mesmo tempo, sugiram dois tipos de games: o JRPG (por exemplo, Final Fantasy) e o WRPG (como Skyrim).

Com isto definido, vamos às sugestões.

Dash Quest

Temos facilidade de controles, orientação vertical, e toneladas de itens para equipar. E Dash Quest faz tudo isso muito bem, enquanto aplica um visual pixelado gostoso de ver. Se trata de um endless runner com os elementos clássicos de um RPG. A progressão é o que lhe fará continuar, pois ela destravará novas armas e magias para varrer o chão com a cara dos inimigos.

Ataque ao Prisma

Você alguma vez quis entrar em um desenho da Cartoon Network? Se sim, sua espera terminou! E se não, tudo bem, porque Ataque ao Prisma ainda é um excelente exemplo de um JRPG feito nas Américas. Comande os NPCs ao combate, explore o mundo bizarro de Steven Universe, e aproveite os controles intuitivos. Tudo bem que Final Fantasy também está disponível para celulares, mas este consegue ser bem-humorado e nonsênsico.

Soda Dungeon

Se você achou Ataque ao Prisma nonsênsico, prepare-se para o próximo nível de bizarrice. Em Soda Dungeon, você gerencia um bar porque não tem força para ir aos calabouços pegar tesouros sozinho. Então, você contrata pessoas para explorar os calabouços em troca de refrigerante (é sério, não inventamos isso), e com os espólios das viagens você expande o seu negócio, contrata mais e melhores guerreiros, e repete o processo. É completamente insano, muito divertido, e grátis!

Shadowrun Returns e Dragonfall

Cansado da fantasia medieval nos seus RPGs? Sem problema; Shadowrun está aqui para te salvar. Largando as espadas e escudos em troca de um cenário cyberpunk misturado com magia, este mundo é profundo e o jogo ao redor dele é excepcional. O Shadowrun Returns (que é uma continuação de um clássico) foi lançado em outubro de 2014 através de uma campanha de Kickstarter, e o Shadowrun Dragonfall saiu em fevereiro do ano passado. Ambos excepcionais exemplos de RPGs que arrancaram elogios da crítica.

The Last Vikings

Talvez você não esteja cansado de espadas e escudos em si, mas apenas da fantasia medieval européia. E que tal uma fantasia medieval escandinávia? The Last Vikings preenche esta lacuna em games mobile, com saques de vilas, construção de navios vikings (quer mais que isso?), e batalhas contra monstros da mitologia viking. E a capacidade de destravar 50 heróis diferentes com os quais jogar é mais uma prova de que esse game merece no mínimo uma arranhada. Ah, e o jogo é gratuito.

Chaos Rings II

Podemos simplesmente terminar esse item dizendo Chaos Rings "é o Final Fantasy mobile produzido pela Square Enix"! Mas, sendo mais detalhado, Chaos Rings II (que é considerado o melhor dos quatro), entrega todo o gameplay que você esperaria de um JRPG da lendária Square, inclusive uma narrativa complexa e envolvente. O único problema é que o jogo é um tanto salgado (R$ 31,88 para Android, e U$ 14,99 para iOS), mas ainda é uma experiência marcante.

ExtremeJobs Knight's Assistant


RPGs de refrigerante, RPGs sci-fi, RPGs vikings... só o que falta agora é um RPG sobre o assistente do herói, não? Exatamente! E por mais estranha que a premissa pareça, o jogo é divertido. Nele, você o ajudante do personagem estereotipado dos RPGs, basicamente o co-adjuvante na aventura, e deve coletar os saques dos monstros que o seu herói mata. Atenção, fãs de Berserk! É possível fantasiar o seu herói de Guts!

Evoland

À primeira vista, é difícil dizer exatamente o que é Evoland. Isso porque o jogo busca tantas inspirações diferentes que parece bagunçado. Mas na verdade, se trata de um game sobre a evolução dos games de aventura, e no meio dessa mistura, você vai encontrar traços de Final Fantasy, Legend of Zelda, Chrono-Trigger. O jogo não brinca em serviço, e você vai transitar entre trechos em 2D a trechos em 3D. Merece uma testada.

The Greedy Cave

Conhecedores de games logo vão reconhecer um poco da estética visual de Don't Starve que inspirou este game. The Greed Cave é um grande de RPG nos moldes mais simples aos quais estamos acostumados a ver nas Américas (um WRPG). Na verdade, este jogo tem algo que muitos não possuem: a perda de progresso. Morrer faz com que você largue o saque que você coletou até o momento no local (exceto pelos mais raros), o que traz um nervosismo e uma imersão a mais. Digno de fãs de Dark Souls.

Pronto. Algum dos jogos nesta lista deve ter chamado a sua atenção, e está lhe esperando para consumir horas e mais horas do seu dia.


4

Comentários

Horas e mais horas de diversão! Conheça 10 dos melhores RPGs para Android e iOS
  • Só eu não gostei de nenhum?

      • Cê chegou a experimentar ou só viu os trailers? Pode ser isso. XD Alem dos citados por eles e do que citei em outro comentário (Mage and Minions), se o seu dispositivo for iOS, pode...deve experimentar o Oceanhorn que é praticamente um 'Zelda: A Link to the Past' misturado com 'Zelda: The Wind Waker', é maravilhoso. E se gosta de RPG..."de mesa", Knights of Pen and Paper é incrível, satiriza até as situações que acontecem durante um jogo desses.

        • Falou RPG falou minha língua. Recomendo Inotia 3.

            • Acabei de desligar a tela do meu Z3 Compact agora, e mesmo com tela pequena, me diverti a lot, acabo de iniciar uma Female Warrior no jogo Mage and Minions, caraaa! É um pássaro? É um avião? Não, é a super-recomendação!

                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas