06 Maio 2016
A API Vulkan é uma das grandes novidades do Android N. Ele será responsável por reduzir a sobrecarga na CPU dos chipsets, ao mesmo tempo que permite o software ter mais controle sobre a GPU. Isso garante um menor consumo de bateria e ainda aprimora o potencial para gráficos nos jogos. Samsung até se antecipou a trazer a APU Vulkan para o Marshmallow do Galaxy S7, também oferecendo uma suíte focada em entregar ferramentas que explorem da melhor forma possível a jogatina.
Enquanto Google ainda vem testando a nova API gráfica no Android N, Qualcomm é outra que vem trabalhando em suas próprias melhorias para deixar tudo o mais afinado possível para quando a próxima versão final do Android finalmente for liberada para aparelhos com os mais recentes modelos de Snapdragon. Claro que Qualcomm quer explorar ao máximo o poder de fogo da Adreno 530 presente no Snapdragon 820, mas a empresa garante os que os benefícios também serão sentidos na geração anterior de sua GPU.
A companhia veio trabalhando em um novo pacote para desenvolvedores (SDK) desde que a API Vulkan finalmente ganhou sua primeira certificação. Agora, a companhia acaba de liberar esta nova ferramenta para que desenvolvedores de jogos possam criar novos títulos usando a API Vulkan e explorar o máximo do potencial das GPUs Adreno. A empresa também atualizou os perfis de otimização para chipsets Snapdragon, permitindo facilitar ainda mais o desenvolvimento de novos apps otimizados para este tipo de hardware.
Veja também: Nvidia Shield Tablet K1 recebe Marshmallow 6.0.1 com API Vulkan para turbinar jogos
Aqueles que pensam em desenvolver jogos, ou qualquer outro tipo de aplicativo gráfico, usando a API Vulkan, basta acessar o blog para desenvolvedores da Qualcomm e fazer download do novo SDK. E para os demais usuários só resta torcer para vermos novos jogos sendo lançados com suporte a esta API gráfica o quanto antes. Quem sabe não tenhamos alguma surpresa durante o evento Google I/O acontecerá no início de maio?
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