LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 830 pode ser uma versão octa-core do modelo 820 fabricada a 10nm

29 de abril de 2016 8

O Snapdragon 820, sem dúvidas, será a grande aposta das fabricantes na escolha de um chipset topo de linha para equipar os flagships de 2016. Já vimos rumores sobre uma versão turbinada, chamada de Snapdragon 823, mas, até o momento, não foram dadas evidências concretas de sua real existência. De qualquer forma, Qualcomm realmente tem outros chipsets em desenvolvimento neste momento, e talvez o mais aguardado seja o Snapdragon 830.

A primeira notícia sobre o Snapdragon 830 surgiu na internet ainda no final de 2015. Não foram dados detalhes sobre a arquitetura deste chipset, sendo apenas alegado que ele ampliaria o suporte para smartphones com 8 GB de RAM. E esta informação até chegou a ser confirmada por outra fonte, que também alegou que o novo SoC seria, assim como o Snapdragon 820, produzido pela Samsung. Este, todavia, estrearia o processo de fabricação a 10nm da sul-coreana.


Agora temos informações dadas por Pan Jiutang, analista chinês responsável por vários vazamentos, indicando que Qualcomm poderá voltar a apostar em flagships octa-core. O Snapdragon 810 foi o primeiro topo de linha da empresa com oito núcleos, mas diante dos problemas de aquecimento a empresa resolveu apostar em uma solução quad-core com Snapdragon 820. Agora fabricado a 10nm, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e aquecimento, a empresa teria mais liberdade em trazer um chipset octa-core de alto desempenho ao mercado.

Ao contrário do Snapdragon 810 que trouxe uma arquitetura pura da ARM com uso da implementação big.LITTLE (mesma usada pela Samsung no Exynos), o Snapdragon 830 manteria os mesmos núcleos Kryo do Snapdragon 820, mas trabalhando em velocidade superior. Além disso, ele também confirma que o modem será de categoria 16, garantindo uma velocidade de transferência de dados de quase 1 Gbps.

Além do Snapdragon 830, também já vimos que Qualcomm trabalha no chipset Snapdragon 828. Seria este uma versão hexa-core como aconteceu com o modelo 808?


8

Comentários

Snapdragon 830 pode ser uma versão octa-core do modelo 820 fabricada a 10nm
  • Se o Android não fosse um sistema tão pesado, poderiam investir em Sistemas Dual-core 2,5 por exemplo, seria um salto na autonomia da bateria.
    Por mais que a autonomia seja aumentada, as empresas aumentam tamanho de tela, Ram, número de núcleos (algo que vimos diminuir nos últimos lançamentos), o que não aumentaria significativamente a duração da bateria.
    Creio eu que deveriam rever este conceito, já que a maior parte de usuários "suplicam" por uma boa bateria.

      • Tanto faz, uma recauchutada no 820 para usar no bugado Android, esse precisa mesmo é de um I7 de 6 geração risossssss...

          • Eles deveriam investir em chipsets six-core, com dois núcleos para gerenciamento do telefone e quatro para jogos, tipo 2 de 1,8 ou 2,0 e quatro 2,5 ou 2,8 ou mais. Mas que com alguma solução para não esquentar muito durante os jogos.

              • deveriam fazer como a Motorola fez no Moto X com seu sistema Motorola X8: http://www.tecmundo.com.br/moto-x/42307-entenda-como-funciona-o-novo-sistema-motorola-x8-dos-chips-de-8-nucleos.htm

                  • Nossa, gostei da ideia, mas eles poderiam ser six-core mesmo, um chipset de 2 núcleos rodando a 1,8 já dava pra mexer no cel de boa, e os outros quatro para jogar, mas seria ainda melhor se você pudesse escolher quais descansar que nem a ideia da motorola, porque seria exagero jogar clash of clans com quatro núcleos potentes, ou eles podiam investir em um sistema de energia similar a ideia da moto.

                    • Não seria má ideia, ja que muitos jogo mal usam 4 núcleos, octa ainda fica com 2 núcleos de boa, hexa core seria uma boa ideia.

                      • Qualcomm meteu pau nos processadores Octa,falando que era só marketing, agora vai lançar um octa assim? Acho que ela vai investir mais em otimização, pode ser que lance o 823 como octa, mas ainda acho pouco provável.

                          • Ultimamente ando bem cético com relação aos snapdragon

                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas