LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Está hiperativo ou com déficit de atenção? A culpa pode estar no seu smartphone

16 de maio de 2016 4

O uso do smartphone pode atrapalhar a concentração em outras atividades, especialmente as mais calmas, como ler um livro ou estudar. Um estudo realizado por um pesquisador da Universidade de Virgínia, Estados Unidos, constatou que o uso generalizado dos dispositivos móveis estão causando sérios problemas relacionados a desvio de atenção e ansiedade nos usuários, que gastam cerca de duas horas por dia nos aparelhos.

"Descobrimos a primeira evidência experimental de que as interrupções proporcionadas por smartphones podem causar maior desatenção e hiperatividade - sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) - mesmo em pessoas tiradas de uma amostragem sem diagnóstico clínico", explicou o líder do experimento, Kostadin Kushlev.

O método utilizado para o estudo, contudo, pode ser questionado. Foram selecinados 221 estudantes da Universidade da Colúmbia Britânica, que ficaram uma semana inteira com os celulares à mão e com notificações ligadas. Na segunda semana, eles tiveram de deixar os aparelhos afastados e com as notificações desligadas. Ao final de cada semana, eles responderam algumas perguntas, por meio das quais foi constatado que, durante a semana em que as notificações estavam ativadas, os estudantes apresentaram maior dificuldade de manter o foco.

Os resultados sugerem que os usuários podem sofrer de alguns transtornos típicos do TDAH, como agitação, distração, dificuldade em se concentrar e ficar entediado facilmente ao tentar se concentrar, se remexer, ter problemas para sentar-se e em realizar tarefas e atividades tranquilas. E isto mesmo em pessoas que não tenham sido diagnosticadas com o transtorno. "Os smartphones podem contribuir para estes sintomas ao servirem como uma distração rápida e fácil", concluiu Kushlev.


4

Comentários

Está hiperativo ou com déficit de atenção? A culpa pode estar no seu smartphone
  • Esses testes, muitas vezes, são falhos. As vezes a pessoa tem TDAH e não é diagnosticado. E as vezes a pessoa não tem e é diagnosticado. Vai entender.

      • Acredito que seria possível fazer uma matéria mais rica sobre esse assunto. Este é o tipo de coisa que não dá pra resumir em três paragrafos...

          • Se eu tivesse participado dos testes iria da um bug no cérebro desses cientistas kkkkk quando eu estava com celular estudava tranquilo, fazias as minhas coisas normalmente, não perdia meus compromisso, mas agora, quando o meu celular queimou, sofro de ansiedade, irritação, tudo por causa do celular kkkk chegaram a tal conclusão por não me conheceram. kkkk

              • "Ao final de cada semana, eles responderam algumas perguntas, por meio das quais foi constatado que, durante a semana em que as notificações estavam ativadas, os estudantes apresentaram maior dificuldade de manter o foco." ESTUDAM MUITO ÓH! Eu não deixo notificação de nenhum app, salvo Telefone.

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas