LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Always On Display é um recurso eficiente ou apenas serve para devorar bateria?

02 de junho de 2016 30

A possibilidade de ter informações sendo exibida na tela do smartphone quando o dispositivo está em modo repouso não é nenhuma novidade. Desde a era do Symbian que a Nokia já contava com alguns aparelhos que eram capazes de exibir a hora e notificações de chamadas e SMS quando a tela estava apagada. A tecnologia foi evoluindo até vermos a Motorola oferecer uma solução ainda mais funcional com sua linha Moto X.

Este ano foi a vez de Samsung e LG trazerem a tecnologia para seus recentes lançamentos. A funcionalidade é praticamente a mesma: manter a tela ligada (ou parte dela no caso do AMOLED da Samsung) exibindo a hora, chamadas perdidas, mensagens recebidas e informações de bateria. No caso da LG, o G5 vai além e permite exibir notificações de terceiros, enquanto Samsung prende o recurso apenas a apps nativos da TouchWiz. Ambas as empresas alegam que o Always On Display é mais eficiente do que ficar ligando a tela do celular a todo momento para conferir as horas e notificações. Mas será que isso é verdade?


O site PhoneArena usou o Basemark Power Assessment, uma ferramenta que permite medir o consumo de energia de um smartphone a nível de miliwatts. Para isso, é necessário conectar o celular no equipamento e o mesmo em uma tomada. A bateria do celular será recarregada até 100% e todo o consumo feito pelo celular a partir daí será alimentado diretamente pela tomada. Assim esta ferramenta será capaz de medir quanto de energia está sendo puxada pelos Galaxy S7 e G5. Os dados são enviados para um notebook conectado ao Basemark, tendo os resultados de consumo de cada aparelho.

Always On Display é mais eficiente no LG G5

Samsung alega que o recurso consome apenas 1% de bateria a cada hora de stanby, enquanto a LG informa que no G5 a tecnologia consome 0,8% por cada hora que seu celular permanece em repouso. No teste do PhoneArena, a solução da LG realmente acaba sendo mais eficiente do que a da Samsung. Enquanto o G5 consumiu 70 mW por hora, o Galaxy S7 chegou a incríveis 105 mW (usando papeis de parede juntamente com o relógio). Estes resultados chegam a representar uma diferença de até 50% entre as duas soluções.


Estes resultados mostram que o Always On Display do LG G5 consome em média 0,65% de bateria por hora, enquanto no Galaxy S7 o consumo chega a 0,78%. Podemos ver que os números estão abaixo do que foi estipulado pelas fabricantes. Mas tenha em mente que na prática o consumo poderá ser ainda menor, já que o Always On Display não liga a tela quando o seu celular está no seu bolso ou em cima da mesa com a tela virada para baixo. Neste caso, o consumo de bateria no final do dia será ainda menor.

Ligar a tela toda hora é mais eficiente do que usar o Always On Display

Tanto Samsung quanto LG alegam que os usuários ligam a tela do celular em média 150 vezes ao dia para checarem apenas as horas e notificações. O Always On Diplay foi criado para entregar este tipo de informação com um custo no consumo de bateria mais baixo. Mas no teste realizado pelo PhoneArena os resultados foram bem diferentes.

Eles defendem que ligar a tela rapidamente apenas para conferir hora e notificações acaba gastando menos bateria do celular no final do dia. No caso do LG G5 você terá um gasto até 2 vezes maior usando o Always On Display do que ligando a tela 150 vezes ao dia. No caso do Galaxy S7 a diferença é ainda maior, onde o recurso é capaz de gastar 4 vezes mais do que simplesmente ligar a tela do aparelho repetida vezes.

Conclusão dos testes realizados: Não usar o Always On Display pode resultar em um ganho de 9% a mais de bateria sobrando no final do dia, mesmo que você ligue a tela do aparelho uma infinidade de vezes para conferir as horas e notificações.

  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG G5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

30

Comentários

Always On Display é um recurso eficiente ou apenas serve para devorar bateria?

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas