LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! O motor de vibração de seu smartphone pode ser utilizado para te espionar

08 de junho de 2016 11

Há uma crescente preocupação com a privacidade conforme a tecnologia avança dia após dia. Existem diversos livros e filmes sobre futuros distópicos em que a raça humana se torna vítima de regimes que monitoram cada atividade da população, como o 1984, de George Orwell (de onde foi tirado o nome Big Brother, expressão mais famosa hoje por causa do reality show), por exemplo. E a cada nova tecnologia apresentada ao mundo, uma parcela da população demonstra preocupação com os rumos que estamos tomando.

Um estudo realizado e divulgado pelo professor associado Romit Roy Choudhury em parceria com o candidato a PhD Nirupam Roy, da Universidade de Illinois, revelou algo realmente alarmante: o mecanismo de vibração de nossos aparelhos celulares pode ser utilizado para nos espionar! O motor é como um alto-falante, e, como tal, pode ser utilizado como um microfone.

O problema, no entanto, não é lá tão grave. Para transformar o motor de vibração em um microfone, o espião precisaria ter acesso ao telefone e fazer algumas modificações. E isto só pode ser feito fisicamente, não é possível fazer tal coisa remotamente. E, além do mais, a gravação ainda precisaria passar por um software de reconhecimento de voz para ser detectável, pois o som fica cheio de ruídos. Os pesquisadores conseguiram transformar os barulhos em palavras reconhecíveis em 80% das vezes.

Ainda assim, em tempos de criptografia de ponta-a-ponta - que recebeu reclamações de chefe de espionagem dos EUA - e governos tentando acessar smartphones e dados pessoais em nome da segurança, é importante saber que um espião poderia transformar o motor de vibração de um telefone celular em microfone e ouvir conversas alheias. O alerta, então, é para evitar utilizar dispositivos móveis dados de presente por pessoas desconhecidas ou nas quais não confiamos plenamente., por exemplo. Desconfiar um pouco não faz mal a ninguém.

Se você quer ver alguns exemplos do áudio gravado utilizando o mecanismo de vibração de um smartphone, clique aqui (em inglês).


11

Comentários

Cuidado! O motor de vibração de seu smartphone pode ser utilizado para te espionar

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas