LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chefe de espionagem dos EUA se queixa de avanço da criptografia comercial "em sete anos"

26 de abril de 2016 2

O diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, James Clapper, reclamou das denúncias de Edward Snowden contra a NSA e culpou o ex-funcionário da agência pelo avanço acelerado da criptografia. Em um café da manhã com jornalistas realizado na última segunda-feira, Clapper se queixou de que a aceleração na melhoria da tecnologia de codificação de dados teve "um profundo efeito em nossa habilidade de coletar [dados], especialmente contra terroristas", e ainda se negou a aceitar que o avanço foi benéfico para os cidadãos.

Como resultado das revelações de Snowden, o início da criptografia comercial avançou em sete anos.

Clapper explicou ao jornal The Intercept que, há três anos, a NSA havia projetado que a criptografia comercial só estaria instalada e madura daqui a mais sete anos. No entanto, com as revelações de Snowden, muitos serviços já estão oferecendo dados criptografados, como Whatsapp, que oferece a codificação de ponta a ponta, além do Telegram e do Signal. Questionado sobre esta codificação proteger cidadãos de cibercriminosos, o chefe de espionagem apenas disse que "do nosso ponto de vista, isto não é uma coisa boa".

No entanto, tecnólogos reconhecem que não existe criptografia que não possa ser quebrada, e há outros meios de passar por cima desses dados e pegar criminosos, terroristas e, principal e mais facilmente, cidadãos comuns, no que Clapper concordou. "Na história humana, desde que criamos a inteligência de códigos, não há tal coisa [códigos indecifráveis], dado o tempo adequado e a correta aplicação da tecnologia", admitiu ele.

Edward Snowden, além de vazar documentos que comprovavam espionagem em massa da NSA contra cidadãos estadunidenses e até figuras de alto escalão da política internacional, já nos contou que a agência guarda fotos íntimas em seus servidores, além de planos de agências governamentais americanas de espiar usuários da Apple, disse, em janeiro do ano passado, que o iPhone não é seguro, alertou que agências de espionagem tentam hackear lojas de apps Android e revelou que um programa de espionagem utilizado por uma agência britânica permitia que ela controlasse smartphones.


2

Comentários

Chefe de espionagem dos EUA se queixa de avanço da criptografia comercial "em sete anos"
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular