LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Descoberto malware de Android que imita Facebook, WhatsApp e outros apps populares

30 de junho de 2016 24

Pesquisadores da FireEye descobriram um malware que está afetando dispositivos Android e causando estragos em diversos países da Europa, se espalhando para cada vez mais lugares. O app malicioso chega ao aparelho por um link via SMS, escrito de maneira a incitar o usuário a clicar e instalar o programa. Depois, ele pode imitar a interface de aplicativos legítimos e, assim, faz com que o usuário passe informações pessoais ou bancárias.

Ao ser instalado, o malware identifica aplicações ativas e rodando em segundo plano. Depois, ao tentar utilizar um dos apps que o código malicioso está programado para emular, ele vê uma tela igualzinha à que está acostumado, e alguma informação será pedida. Achando se tratar do app confiável, o usuário passa as informações, que vão para o bando de dados dos criminosos.

De acordo com os pesquisadores, o malware começou a se espalhar na Dinamarca em fevereiro, depois atingiu Itália, Alemanha e Áustria, entre outros países. Inicialmente, era programado para simular aplicativos bancários ou dos correios, mas está se desenvolvendo para atingir ainda mais pessoas com maior facilidade, já sendo capaz de imitar Facebook, WhatsApp, WeChat, Uber, Viver e até a Google Play Store.

Os aplicativos maliciosos utilizados em campanhas mais recentes são geralmente mais difíceis de analisar, pois foram adotadas técnicas de ofuscação para evitar a detecção. Além disso, foi adicionada uma nova funcionalidade; em particular, notamos que as amostras mais recentes nivelaram a reflexão para ignorar a restrição de escrita do SMS reforçada pelo serviço App Ops (introduzido no Android 4.3). Tudo isso sugere que os atores das ameaças estão ativamente melhorando seu código", escreveram os pesquisadores.

De acordo com eles, as mensagens SMS também estão ficando mais sofisticadas, com textos mais enfáticos, dizendo coisas como "não pudemos entregar sua encomenda. Por favor, cheque suas informações de envio aqui". Um malware em particular que focava usuários na Dinamarca gerou mais de 130 mil cliques.


24

Comentários

Descoberto malware de Android que imita Facebook, WhatsApp e outros apps populares

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas