LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Galaxy S7 vs G5 SE | Vídeo do TudoCelular

13 de julho de 2016 5

Anunciados no mesmo dia durante a MWC 2016, Galaxy S7 e G5 SE não chegaram há muito tempo por aqui no Brasil e são os dois flagships que Samsung e LG trazem para o mercado atual. Esta afirmação poderia estar 100% correta, se não fosse o fato daquele "SE" no nome do aparelho da LG, que chega por aqui com hardware limitado se for comparado com a versão que foi verdadeiramente anunciada durante a feira.

Orgulhosa de citar que seu smartphone é o primeiro modular do mundo, o G5 SE chega para o Brasil com Snapdragon 652 custando R$ 3.499, enquanto que o Galaxy S7 tem seu valor estipulado em R$ 3.799 (preços oficiais). Os preços são sim de flagships, mas a grande reclamação do consumidor brasileiro é que o G5 SE chega por aqui com hardware de intermediário, diferente do S7.

Design


A começar pelo design de ambos, uma bela novidade da LG: o G5 SE tem um corpo modular onde é possível substituir os seus módulos (chamados de LG Friends), adicionando o CAM Plus (que é uma espécie de grip de câmera, com controles manuais e botões físicos) ou o Hi-Fi Plus com B&O Play (um player de áudio que melhora a qualidade de som), que até agora são os únicos disponibilizados por aqui no Brasil.

O dispositivo, que conta também com estrutura de alumínio, tem um corpo de 149.4mm de altura, por 73.9mm de largura, com 7.3 mm de espessura, pesando 156g. Já a Samsung traz um celular com corpo de metal e vidro na parte traseira, com corpo de 142.4mm de altura, por 69,6mm de largura e com 7.9 mm de espessura, pesando 152g.

Ambos possuem LED para notificações.

Uma das principais vantagens do S7 em relação do G5 SE é que, por ter um corpo fechado, o dispositivo da Samsung possui certificação IP68, que garante que ele possa dar alguns mergulhos (em água doce) numa profundidade de até 1 metro, por até 30 minutos. Os dois, porém, ainda contam com vidro frontal levemente curvado, além da parte traseira, resultando em uma boa pegada para ambos.

No lado do G5 temos uma tela IPS LCD de 5,3 polegadas (que ocupa ~70% do corpo do aparelho) com resolução de 1.440 x 2.560 pixels (~554ppi). Ela tem vidro Corning Gorilla Glass 4 e traz o modo Always-on Display, que mantém a tela do dispositivo ligada o tempo inteiro com informações úteis.

Já no lado do S7 temos um Super AMOLED de 5,1 polegadas com a mesma resolução, mas com densidade de ~575ppi. Aqui nós também temos o Always-on Display, o que deixa as principais diferenças de ambos para a exibição de cores – e para o tamanho, que é um pouco maior no G5 SE.

No G5 SE temos o KnockON para ligar a tela sem apertar nenhum botão.


Apesar de possuírem a mesma resolução de tela e densidade de pixels aproximada, os dois dispositivos se diferem um pouco na tela. O S7, por sua vez, apresenta tons muito mais vivos que o G5 SE, embora o celular da LG apresente um tom preto muito mais próximo do real que o da Samsung.

As cores são mais "lavadas" do G5 SE, no entanto, o celular acaba tendo um contraste maior que o da Samsung, que "exagera" um pouco em tons mais claros e os aproxima de algo mais escuro.

No S7 temos os botões para controle de volume na lateral esquerda e o de força na direita, além do botão principal na parte da frente. Já o G5 SE traz apenas os botões de volume na lateral esquerda e a gaveta (híbrida) para chip de operadora na direita, deixando o seu botão principal na traseira.

O S7 ainda conta com dois botões capacitivos; G5 SE tem apenas os da tela.

A gaveta do S7 fica no topo, bem como um microfone auxiliar. No G5 SE, no mesmo lugar, temos a entrada para fones de ouvido, sensor infravermelho e microfone auxiliar.

Apesar do visual premium em alumínio e uma série de mudanças que tornam o G5 SE, a LG precisou abdicar de recursos como a certificação IP68 que está presente no S7, sendo este um dos fatores que mais pesam na hora de decidir na compra de um novo flagship. Os dois são bem ergonômicos e se encaixam muito bem em apenas uma das mãos, mas o S7 acaba ganhando pela praticidade – mesmo que seu vidro traseiro não traga tanta resistência contra quedas.

Hardware e desempenho

Queríamos muito falar algo como "teoricamente eles são flagships", mas na prática as coisas não funcionam desse jeito. A Samsung traz um aparelho com o que há de mais recente em termos de hardware, enquanto que a LG trouxe para o Brasil uma versão não tão excelente neste quesito. Com chipset inferior ao modelo comercializado lá fora, o dispositivo acaba ficando para trás do S7 em uma série de fatores.

Galaxy S7 G5 SE
Tela Super AMOLED de 5,1" Quad HD (2560 x 1440p) IPS LCD de 5,3" (2560 x 1440p)
Chipset Exynos 8890 (2,60GHz)

Qualcomm MSM8976 Snapdragon 652

CPU

Quad-core 2.3GHz Mongoose + quad-core 1.6GHz Cortex-A53

Quad-core 1.8 GHz Cortex-A72 & quad-core 1.2 GHz Cortex-A53
GPU Mali-T880 MP12 Adreno 510
RAM 4GB 3GB
Memória 32/64GB com slot microSD até 200GB 32GB com slot para microSD de até 2TB
Bateria 3.000mAh não removível 2.800mAh removível
Dimensões e peso 142,4 x 69,6 x 7,9mm, pesando 152g 149.4 x 73.9 x 7.3 mm pesando 156g

Sem rodeios por aqui: o Galaxy S7 é superior ao G5 SE em termos de hardware, e seu desempenho se mostra melhor também nas atividades práticas, não apenas nos números. Os dois modelos já rodam Android 6.0.1 Marshmallow de fábrica, com as respectivas modificações de suas fabricantes.

E por falar nas interfaces, as duas ainda ocupam muito espaço: G5 SE vem com ~23.67GB livres, enquanto que o S7 vem com ~24.68GB. Mas, apesar de ainda ocuparem um espaço considerável dentro dos aparelhos, vale lembrar que as duas estão muito mais otimizadas e rodam com mais fluidez.

Apesar de ser superior ao G5 SE, isto não significa que o S7 simplesmente deixa o celular da LG muito para trás. Com ele é possível, sim, rodar os principais jogos e apps da atualidade sem nenhum problema, embora seu desempenho não seja igual ao do dispositivo da Samsung, que faz praticamente tudo com muita excelência.

Prova disso é que a questão de abertura e fechamento de aplicativos quase não nos apresenta uma diferença entre os dois: praticamente todos os apps testados por nós abriram ao mesmo tempo, salvo exceções como o YouTube, que carregou mais rápido uma vez no S7 e outra no G5 SE.

Mas, apesar da sua boa fluidez e hardware suficiente para rodar os principais jogos e aplicativos do mercado, o G5 SE fica sim para trás do Galaxy S7 – e por aqui nós não estamos nem considerando os números de benchmark como fator decisivo. Para um usuário comum, porém, a diferença é praticamente nula; pra quem entende um pouco mais, essa diferença existe e pode incomodar na hora de comprar um novo aparelho.

Leitor biométrico


No Galaxy S7 o leitor de impressões digitais fica localizado na parte da frente do dispositivo, no botão Home. Ele é bastante eficaz e trabalho muito bem, lendo as biometrias rapidamente e fazendo o desbloqueio tão rápido quanto. Ele não possui nenhuma animação demorada para desbloquear a tela do dispositivo, mas precisa passar pelo Always-on Display – coisa que não toma quase nada do seu precioso tempo.

Já no G5 SE o mesmo leitor fica localizado na parte traseira, que é aonde está o seu botão principal. A diferença dele pro da Samsung é que você não precisa apertar o botão: basta encostar o seu dedo no leitor que a biometria é rapidamente lida e, então, o celular é desbloqueado.

E, apesar de aparentemente ler a sua impressão digital o tempo inteiro, este recurso do G5 SE não apresenta problemas de consumo de energia; em nossos testes, pelo menos, ele não influenciou em praticamente nada.

Vale lembrar que com os dois dispositivos é possível cadastrar até cinco biometrias diferentes e utilizar esta autenticação também para fazer compras na Play Store.

Bateria


Temos uma bateria de 3.000mAh no Galaxy S7 e uma de 2.800mAh no G5 SE. A diferença de 200mAh, no entanto, acaba não sendo nada tão exagerado no uso prático, afinal o dispositivo da LG tem hardware menos potente.

Com ambos nós já conseguimos passar um dia inteiro com eles ligados, porém não mais do que isso. O S7, por sua vez, acaba tendo uma autonomia levemente superior, mas é coisa que os diferente em questão de minutos. Para ficar mais tempo que isso com qualquer um deles, alguns truques precisarão ser feitos, tais como a desativação do Always-on Display ou até mesmo o uso dos modos de economia de energia, que restringem alguns aplicativos e funções mais utilizadas.

Mas existem boas diferenças por aqui: o G5 SE tem suporte ao Quick Charge 3.0, que garante uma carga de ~83% com apenas 30 minutos de tomada. No S7, o Quick Charge está na versão 2.0, garantindo uma carga de ~60% no mesmo período de tempo. Uma outra pequena vantagem da LG por aqui é que a sua bateria pode ser removida e facilmente substituída por outra.

Jogos

Apesar do desempenho superior, as diferenças nos jogos entre o S7 e o G5 SE não são tão grandes. Por aqui nós testamos alguns títulos bem pesados, tais como Real Racing 3, Mortal Kombat X e Modern Combat 5. E se você esperava por algo mais parecido neste tópico, saiba que, novamente, o S7 se sai superior.

Em jogos com gráficos mais realistas (como no caso de Mortal Kombat X), o G5 SE apresentou quedas de fps e, com isto, se mostrou um pouco mais lento que o S7 na hora de executar os comandos. Já em Real Racing 3 o jogo rodou com os gráficos no máximo e sem nenhum engasgamento.

Câmera


Chegamos em um dos pontos mais críticos deste comparativo. As câmeras do G5 SE e Galaxy S7 são verdadeiramente muito boas, e cada uma delas conta com uma particularidade que a torna especial.

Começando pela LG, temos dois sensores de câmera na parte traseira, sendo um deles de 16MP (f/1.8) e outro de 8MP (f/2.4). O segundo destes sensores tem um ângulo de captura de 135°, resultando em imagens verdadeiramente ampliadas. Ela é ótima para fazer fotos diurnas, mas durante a noite o ideal é optar pelo sensor de 16MP, que tem abertura maior e capta mais luz. Aqui nós ainda temos foco por laser, OIS (estabilização óptica de imagem) de três eixos e o flash LED.

Com as câmeras principais do G5 SE é possível gravar em 2160p com 30fps e em 1080p também com 30fps. Já na parte da frente dele nós temos um sensor de 8MP com abertura de f/2.0 que pode fazer vídeos em 1080p@30fps.

Já o Galaxy S7, conta com um sensor de 12 megapixels (26mm), mas com abertura de f/1.7 e OIS (estabilização óptica de imagem), além do flash LED. Por aqui é possível gravar também em 4K com 30fps, a 1080@60fps e 720@240fps, com suporte a gravação dupla de vídeo. Durante a noite as fotos capturadas com o S7 são bem melhores que as do G5 SE, por causa de sua lente. Já durante o dia ambas as câmeras apresentam resultados bem bacanas.

O sensor frontal do S7 é de 5 megapixels (22mm) e tem abertura f/1.7. E diferente da traseira, esta câmera tem ângulo de visão mais ampliado que o sensor frontal do celular da LG.

Conclusão

Aqui nós temos um paradigma que, cá entre nós, não deveria existir. O S7 é vendido no Brasil com especificações de um flagship (que, basicamente, é o que ele é) por R$ 3.799, enquanto que o G5 SE, um intermediário, tem seu preço de flagship: R$ 3.499. É mais barato que o celular da Samsung em ~R$300, mas ainda devemos considerar dezenas de outros fatores.

O custo-benefício, neste caso, fica para o lado do S7, afinal de contas você pagará um valor que também é alto para um smartphone, porém levará para casa o que há de melhor em termos de especificações – como uma câmera muito boa e certificação IP68. Mas o G5 SE também tem suas vantagens: corpo modulável, bateria removível, câmera com lente de grande alcance e outros.

O S7 tem desempenho melhor que o G5 SE, e isto é inegável. O celular da Samsung representa uma mudança muito grande em termos de design e especificações, e atualmente é um dos melhores dispositivos do mercado. Já a LG também fez mudanças bem radicais no seu portfólio, trazendo o primeiro dispositivo móvel com corpo modular ao mercado, mas por aqui no Brasil o modelo que nós temos não é o mesmo vendido lá fora.

Neste caso, considerando todos estes aspectos, o S7 é uma opção mais viável. A menos que você realmente queira um G5 SE, é claro – mas aí, se algum amigo seu estiver viajando para o exterior (ou se você estiver com alguma viagem marcada), espere até comprar a versão com chipset mais potente, ou o G5 "verdadeiro".

  • O LG G5 SE ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Comparativo: Galaxy S7 vs G5 SE | Vídeo do TudoCelular
  • Galera tem como eu instalar custon ROM em qualquer celular? Pq eu não estou vendo mais vantagem em comprar celulares aqui no Brasil e vou começar a importar pelo aliexpress, tem celulares da vernee e LeEco por até 255 dólares, o vernee apollo tem o mediatek hélio x20, 4 gb RAM, 32 armazenamento. Por 250 dólares. Muito barato. LeEco Le 2 por 155 dólares. Vernee Thor por 119, melhor que os top de linha vendidos a aqui e se for somar o gasto total do aparelho frete e impostos da menos de 1300 reais. Alguém tem opinião melhor?

      • Cada celular tem sua custom rom, isso é, você não pode pegar a custom rom de um modelo de celular e colocar em outro, independente se é da mesma marca ou não, você pode dar uma pesquisada rápida na internet pesquisando "Custom rom 'modelo do celular' " para ver se tem para o celular que você quer

        • A tela do G5 tem Um tom escuro mas natural que o Do S7.. li direito???

            • Segundo o site Zoom o LG G5 SE está disponível em lojas online a partir de R$ 2.784, já o Galaxy S7 você encontra por a partir de R$ 2.658

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas