LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia P1 e C1 seriam flagships com Android Nougat e "alma" da empresa

16 de julho de 2016 189

Há algum tempo que vemos rumores sobre a volta da Nokia ao mercado de dispositivos móveis, algo que se tornou ainda mais frequente após a Microsoft vender sua divisão mobile e licenciar a marca para uma subsidiária da Foxconn. Pelo que vimos até o momento, a companhia finlandesa estaria preparando ao menos dois modelos com sistema operacional Android rodando de fábrica, sendo estes chamados de C1 e P1. Infelizmente, não havíamos presenciado vazamentos mais concretos sobre ambos os dispositivos, algo que acaba de mudar com informações coletadas pelo portal Nokia PowerUser com supostas fontes internas na empresa.

Segundo revelado, ambos os aparelhos seriam voltados para o mercado topo de linha, sendo possivelmente um flagship e um “intermediário de luxo”. Devido a isto, tanto o C1 quanto o P1 contariam com corpo totalmente construído em metal, além do conhecido padrão visual da marca finlandesa, algo que vai ao encontro do que vimos em imagens recentes. Outro ponto importante é que ambos contariam com certificação de resistência IP68 contra água e poeira, buscando assim fazer jus à fama de “indestrutível” que os celulares da Nokia ganharam ao longo dos anos.

Outras informações coletadas pelo site incluem:

  • Ambos os dispositivos serão lançados com Android 7.0 Nougat rodando de fábrica, provavelmente otimizados por uma nova versão do Nokia Z Launcher, que incluiria navegação por gestos 3D e outras funcionalidades;
  • Um deles contará com tela de 5,2 polegadas enquanto o outro será ligeiramente maior, portando um display de 5,5 polegadas. Não foram dados detalhes sobre a resolução, porém é esperado o uso da tecnologia OLED em ambos, sendo o menor Full HD e o maior Quad HD;
  • Ambos contariam com sensor biométrico para leitura de impressões digitais;
  • A Nokia pretende voltar com tudo no que diz respeito ao conjunto de câmeras utilizado nos dispositivos, trazendo uma série de novidades com relação ao software e “o sensor mais sensível já feito” graças aos avanços da empresa no uso de grafeno.

Como visto, a finlandesa pode voltar realmente mexendo com o mercado de dispositivos móveis, demonstrando que a venda de sua divisão mobile para a Microsoft não foi o final de sua atuação no setor, e sim uma chance para que a empresa se reinventasse. Vale notar, contudo, que os produtos comentados ainda estariam em fase final de prototipagem, podendo passar por algumas alterações até a versão comercial.

Conceito feito com base em vazamentos sobre o Nokia C1

Segundo revelado pelo Nokia PowerUser, ambos os aparelhos e também outros dois modelos mais básicos seriam anunciados pela companhia ainda ao final de 2016, porém dependendo do andamento do projeto é possível que eles sejam postergados para o início de 2017, sendo apresentados provavelmente durante a CES em janeiro do próximo ano. Infelizmente, não há como confirmarmos as informações vazadas, sendo necessário aguardarmos que a própria Nokia se pronuncie para que possamos ter certeza de seus planos para a volta triunfal ao mercado de smartphones.


189

Comentários

Nokia P1 e C1 seriam flagships com Android Nougat e "alma" da empresa

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas