Android 06 Jul
A sensação mundial que é Pokémon GO chegou até ao Congresso dos Estados Unidos. Representantes da Comissão de Energia e Comércio enviaram um ofício para o CEO da Niantic, John Hanke, questionando como a empresa faz para assegurar que o aplicativo não consuma todos dos dados dos consumidores norte-americanos.
O requerimento tem apenas três páginas e considera que, na média, um jogador de Pokémon GO usa entre 10 e 20 MB de dados por hora. Pelas contas, um jogador consumiria 600 MB de dados em 30 dias - o que poderia fazê-lo extrapolar o plano de telefonia e se endividar.
Entre as "dúvidas" dos políticos, constam:
- Existem práticas aplicadas pela Niantic para minimizar a quantidade de dados consumidos pelos usuários de Pokémon GO?
- A Niantic tem trabalhado em parceria com as operadoras de telefonia móvel para garantir que os consumidores não serão surpreendidos com cobrança adicional do uso de dados?
- A Niantic avisa seus clientes sobre a quantidade de dados que o aplicativo consome?
- A Niantic tem algum mecanismo para garantir que os consumidores saibam inteiros no caso em que eles são atingidos com um custo excedente inesperado resultante da utilização do seu aplicativo?
Segundo a mídia internacional, ainda não está totalmente claro por que a comissão decidiu fazer tais questionamentos para a Niantic, controlada pela Nintendo e Google, já que que existem muitos aplicativos até mesmo mais populares que rotineiramente usam muito mais dados que Pokémon GO. Netflix, Facebook, YouTube, Snapchat, entre outros, têm a capacidade de transmitir vídeo através de uma conexão celular, o que pode resultar em grandes quantidades de dados a ser utilizado.
A notificação tem apenas três páginas e é sucinta:
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