LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia confirma tablets e smartphones com Android ainda em 2016

17 de agosto de 2016 95

A marca Nokia em breve voltará a ser estampada em smartphones vendidos mundialmente, algo que vem criando muita expectativa nos fãs da finlandesa. Como vimos, a companhia vem se preparando em conjunto com filiais da Foxconn para fazer um retorno triunfal ao mercado de dispositivos móveis, contratando ex-funcionários que foram importantes nos seus tempos áureos e iniciando a retomada na fabricação de celulares convencionais para colocar seu nome novamente nas prateleiras das lojas.

Agora, chegou a vez de um executivo da Nokia se manifestar sobre o assunto de maneira mais precisa, informando à mídia chinesa alguns dos planos para o retorno ao mundo dos smartphones. De acordo com Mike Wang, presidente da equipe de gestão conjunta na Nokia China, a companhia está se preparando para lançar novos dispositivos ainda em 2016, sendo previstos ao menos dois novos tablets e três ou quatro smartphones, todos com Android como sistema operacional.

Estas informações vão ao encontro do que vimos anteriormente em um relato do portal Nokia PowerUser, onde foram comentadas características e possível período de anúncio para os modelos C1 e P1. Na época, foi dito que estes aparelhos seriam voltados ao mercado topo de linha, enquanto outros dispositivos mais básicos seriam apresentados ao mundo no mesmo momento ou pouco tempo depois, provavelmente durante a CES ou a MWC que acontecem nos meses de janeiro e fevereiro, respectivamente.

Nokia XL 2 foi o último projeto da empresa com Android, infelizmente cancelado pela Microsoft

Vale notar, contudo, que o prazo pode ser estendido um pouco caso algum problema seja encontrado durante o desenvolvimento dos projetos ou seus testes, fazendo com que os novos produtos cheguem ao mercado apenas no primeiro trimestre de 2017. Ainda assim, é interessante vermos uma confirmação concreta sobre os planos da Nokia para seu retorno ao mercado de dispositivos móveis, algo que vem sendo aguardado ansiosamente por uma legião de fãs que ficaram órfãos após a transação envolvendo a Microsoft.

Estes dois (C1 e P1) e um/dois mais smartphones Nokia com Android estão previstos para serem revelados próximo ao final do ano de 2016, mas dependendo de testes e desenvolvimento a data de lançamento pode mover-se para Q1 2017 também.

Não foram dados detalhes sobre os dispositivos que estão sendo preparados pela "nova Nokia", sendo possível sabermos apenas que o antigo chefe de marketing da empresa, Pekka Rantala, será o responsável por fazer com que os consumidores se sintam novamente atraídos por toda a linha de produtos com a marca Nokia, sejam eles smartphones, tablets ou celulares convencionais. Além disso, considerando o acordo de patentes com a Samsung, tecnologias não faltarão para serem utilizadas nos novos aparelhos, restando apenas aguardarmos para que possamos ver se realmente será feita uma volta triunfal ou se a Nokia se tornará apenas mais uma dentre centenas de fabricantes no ecossistema Android.


95

Comentários

Nokia confirma tablets e smartphones com Android ainda em 2016
  • uma coisa eu tenho certeza,eu espero ancioso pela volta da nokia porque sou fan nu,1independente si windous ou android

      • será só mais uma com android..

          • Infelizmente a Nokia vai voltar, e ja prevejo que sera em mercados restritos da Europa e India.
            Toda estrutura de distribuição mundo afora foi dissolvida.
            Para nós aqui no Brasil e Americas, resta talvez importar do AliExpress.

            • Só pra relembrar
              http://www.yangdong.se/wp/wp-content/uploads/2011/09/nokia-phones.jpg

                • Foi uma das marcas que mais inovou no mundo mobile, com aparelhos ousados, design diferenciado e produtos de qualidade. Porém foi sabotada pela Microsoft e o tal Stephen Elop. Espero sinceramente que volte a ser a antiga Nokia com mentes criativas que agregavam boas idéias e soluções interessantes. Podem gritar a vontade, mais a real é que as asiáticas só fazem upgrade de hardware. Algo novo pode vir por aí.

                    • Por "as asiáticas" dá pra tirar a Samsung, já que ela é uma das poucas que vem sempre se reinventando pra trazer cada vez mais diferenciais aos aparelhos.

                      • Vem linda estou aguardando seu retorno
                        #Timenokiabr

                          • Se voltar, pena que vem com lixo embarcado: android.

                            • a Nokia pode voltar mas não acredito que fará a apple e a samsung tremer !!

                              • Espero que a Nokia faça seu bom retorno ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Não olhou atentamente pro rumo que o mercado mobile estava tomando naquele tempo e o resultado foi o quase fim da sua existência. Espero que a parceria com a Foxconn traga bons aparelhos dignos da marca NOKIA e não venha nos frustrar como uma certa fabricante do outro lado do mundo que, com um brasileiro na equipe, pensasse que iria trazer bons aparelhos pro país, mas o que se viu foram aparelhos básicos com design horrível e muito abaixo do que era esperado. Volte com tudo Nokia!

                                  • Que venha com tudo e não deixe nada a desejar.

                                      • Nokia vem com tudo e coloca todas as rivais no lugar de onde não eram pra ter saido...
                                        #timenokiaBR
                                        #vemcomtudosualinda

                                        • Nada garante que a nokia volte com tudo, sinceramente não creio em vendas muito fortes, deve ficar abaixo de marcas como lg, htc e até sony de bobear, o time da nokia já foi.

                                          • Bonitão esse XL 2, porém esses botões embaixo da tela são bem esquisitos. Mas de resto parece seria bonito. Pena não terem lançado ele. Apesar que o hardware dele deveria ser uma merda, muito provavelmente.

                                            • "A marca Nokia em breve voltará a ser estampada em smartphones vendidos
                                              mundialmente, algo que vem criando muita expectativa nos fãs da
                                              finlandesa. Como vimos, a companhia vem se preparando em conjunto com
                                              filiais da Foxconn para fazer um retorno triunfal ao mercado de
                                              dispositivos móveis..." Bla,bla,bla...Quanta expectativa! Esse texto meloso me fez lembrar o Gizmodo descrevendo os dispositivos da Apple.

                                              • Que venha pro Brasil
                                                #AgiganteAcordou
                                                #TimeNokia

                                                • Timeline mista (mostrava todas as atualizações num só lugar), MixRadio, temas que realmente faziam 100% de diferença no sistema, botões dedicados à música, sistema que até te explica as coisas e sempre possui um lugar onde achar ajuda... Ah, saudades...

                                                  • Uma dica pra redação do tudocelular: Coloquem as noticias mais objetivas, escreva tudo com menos. No meu caso eu acompanho no trabalho e as vezes (quase sempre), tenho que parar o texto pra ler depois.

                                                    • nokia tem que voltar com três coisas básicas nos smart pra se dar bem e não falir de novo
                                                      1- uma boa bateria
                                                      2- câmeras que só ela sabe fazer trazendo novidades
                                                      3- um aparelho bom bonito e com um otimo preço

                                                        • Volta com o MeeGo e disponibilidade de instalação nativa de app android.

                                                          E pronto...terá sucesso garantido.

                                                          • O grande erro da Nokia foi não ter aderido ao Android. Achava que seu sistema operacional era imbatível. Mas as coisas mudam rápido principalmente no mundo da tecnologia.

                                                              • Eu penso diferente, ela devia ter evoluído o synbiam e investido pesado em hardware, o Android passou o synbiam porque a Nokia se sentiu confortável e parou no tempo, o sucesso do Android se deve muito a incompetência da Nokia.

                                                                  • Concordo contigo. Isso mesmo. O Symbian não era um bom sistema de um modo geral. Ele era meio complicado de se mexer para quem era leigo. Ela deveria ter feito um sistema novo e começado do zero, algo baseado no Kernel Linux assim que saiu o 1º primeiro iPhone. E deveria ter investido em hardware e feito campanhas para chamar desenvolvedores. Hoje, o Android seria só um coadjuvante. Mas ela, ou melhor, eles foram burros e se acomodaram. Pagaram o preço. E agora, terão que ir para o travoso Android. E hoje, só resta isso mesmo. Ir para o Android, infelizmente. Mas dessa vez, tem que focar em hardware, fluidez e funcionalidades.

                                                                      • Discordo. O sucesso do Android se deve ao trabalho de outras fabricantes que abraçaram a plataforma e investiram no seu desenvolvimento com opção para rivalizar com o iOS. Não fossem Samsung, HTC, LG, Sony e outras mais o Android não teria vingado. A Nokia foi irrelevante no processo que culminou com a ascensão do Android. Digo, tivesse ela investido e insistido no Symbian não teria parado a escalada do sistema do Google. Talvez tivéssemos o Symbian como terceiro SO mobile e Nokia com uma fatia de mercado interessante, mas apenas isso.

                                                                          • Não. O sucesso do Android foi que ele era o único a concorrer com a Apple e o seu iPhone. Daí, as outras fabricantes perdendo terreno foram para o Android, já que não podiam ir para o iOS. Daí, colocaram preços bem camaradas e pronto. De resto, tudo foi evoluindo com um hardware mais potente e câmeras melhores também. E só se consolidando no mercado. Mas só por esse motivo que o Android fez sucesso. Até porque, na época do N9, ainda se vendia muitos N9 em detrimento do Android, que na época estava na versão 2.1 A Nokia estava muito acomodada, assim como a RIM. Ela deveria ter ficado mais esperta e ter desenvolvido um OS para rivalizar com o iOS e o Android lá no começo. E ter chamado mais desenvolvedores para o MeeGo (quando digo "chamado" é ter feito ou dado alguma bonificação para os desenvolvedores) Especialmente os desenvolvedores que estavam na Apple Store. E foi o que a Google fez.

                                                                              • Negativo. O Android foi um projeto liderado pelo Google, mas que contou com o apoio de grandes parceiros através da OHA (Open Handset Alliance), que incluíam fabricantes, operadoras de telefonia, fabricantes de chipsets, que entraram e abraçaram o projeto pois tinham como objetivo criar uma plataforma de padrão aberto. Coloque nesse grupo Samsung, HTC, Sony, LG, IBM, T-Mobile, Sprint Nextel, Qualcomm, etc. O problema não foi a Nokia não ter feito, o problema foi ter aparecido uma proposta melhor de uma plataforma aberta totalmente customizável que foi rapidamente adotada, criando um ecossistema de ampla adoção e, por isso mesmo, muito atrativo para desenvolvedores.

                                                                                • E por acaso as fabricantes não tiveram importância no crescimento do android? Ele sem o investimento dessas não teria vingado, sistema importa muito mas aparelhos também são essenciais.

                                                                                    • Mas eu falei nesse trecho: "Daí, as outras fabricantes perdendo terreno foram para o Android". Ou seja, as fabricantes tiveram sim importância. Mas só porque não tinha pra onde ir. O Android foi o porto seguro para quem queria ter um Smart Touch que prestasse sem pagar uma fortuna. O Smart que mais teve sucesso nessa empreitada foi o Galaxy S1 e sua tela Super Amoled capacitiva com muita precisão no touch e que estava na promoção de 2.100 reais, na época, por apenas 900 reais quem aderisse a um plano básico de apenas 40 reais mensais. E aí, tudo começou. Foi daí para cima. Mas só por causa disso.

                                                                              • Eu li uma matéria interessante que a Nokia é forte no Brasil, mas ela não é forte nos Estados Unidos por exemplo, e não é forte na China, o Tablet dela, o N1 vendeu bem no começo e não durou uns meses, vendas caíram. E além do mais, ela terá que brigar com a Samsung que esta amadurecida no mercado já, com sua linha forte, e tem a Motorola e as chinesas, que vem atraindo olhares. E não será um Nokia puro sangue, apenas será um aparelho Foxconn com o nome Nokia estampado, claro que a Nokia ajudará aqui e ali, porém parte do faturamento vai para a Foxconn.

                                                                                • espero que a interface n seja estragada.

                                                                                    • O nome Nokia ainda é muito forte,principalmente pra quem tem mais de 40 anos e com certeza teve um na juventude. Acredito no sucesso da Nokia se ela não quiser imitar Samsung e Apple com preços abusivos, e trouxer produtos decentes.

                                                                                        • Tenho que lembrar que os tempos são outros, o mercado está estagnado, que o Android não salva ninguém, muito menos o Windows 10 que não salvou, alias, matou a Nokia (culpa da MS).
                                                                                          Então, torço que a Nokia volte e triunfe, mas não será fácil.
                                                                                          Se trouxer aparelhos com a qualidade que levou seu nome Nokia às alturas mais altas já conhecidas, pode ser que consiga o feito de fazer frente a Samsung, por exemplo.
                                                                                          A Marca Nokia, com certeza vai ajudar muito, mas se não tiver aparelhos muito bons e a preços justos, pode complicar.

                                                                                            • A Nokia morreu pq demorou pra se posicionar num OS popular, e quando escolheu, pegou o mais fraco.

                                                                                              • A Nokia já estava morta e ninguém lembrava dela até a MS expor seu SO com nome Nokia.

                                                                                                Esse papinho de que a MS matou a Nokia é desinformação.
                                                                                                Onde estava a Nokia no Mobile antes da MS comprar a divisão Mobile?
                                                                                                O que a Nokia estava fazendo no setor Mobile? Nada...
                                                                                                A Nokia teve seus dias de glória e se matou quando insistiu no Simbyan.
                                                                                                A Nokia se matou, não foi morta. Não existe argumento para isso.

                                                                                                Mas o brasileiro adora reclamar e não é capaz de se levantar para correr atrás dos seus direitos, reclamam de política, falta de educação, saúde e tudo mais, mas não vemos comunidades se movimentando em prol de melhora nos bairros, cobrando seu candidato, nem lembram em quem votaram. Quando tem reunião de condomínio ninguém aparece, reclamam mas ninguém aparece.

                                                                                                Desculpa aí, galera, mas é uma verdade cultural nossa, esperar por tudo sentado e reclamar de tudo sem tomar atitudes.

                                                                                                Os comentários são livres e direito de todos, mas a coerência parece ser algo exclusivo para poucos.

                                                                                                  • Não entendi as 2364923 linhas sobre "o povo brasileiro", mas enfim...

                                                                                                    O nome Nokia foi sim morto pela Microsoft, não é atoa que a linha Lumia vendia "muito bem" enquanto enquanto era comandada pela finlandesa e despencou vertiginosamente desde a sua aquisição pela poderosa dona do Windows. Sobre a situação da empresa, ela não estava mais em seus tempos áureos mas também estava muito longe de ter prejuízo antes de começar a investir no WP. Os modelos com Symbian ainda vendiam relativamente bem em muitos locais do mundo (Android ainda estava engatinhando) e os feature phones ainda dominavam o mundo, tanto é que ela foi passada pela Samsung como maior vendedora de celulares apenas em 2010, coincidentemente o ano em que começaram a ser lançados aparelhos com o WP 7.

                                                                                                      • Você sabe em que ano estamos? 2016...
                                                                                                        A Nokia não tomou prejuízo, ela ganhou e muito com o empréstimo do nome para a MS e com a venda da divisão.

                                                                                                        O Nome Nokia foi morto pela Nokia, leia o contrato que está disponível na internet, LEIA!!!!

                                                                                                        A MS PAGOU PARA USAR O NOME NOKIA POR TEMPO LIMITADO, LIMIIIIITTTTAAAAAADOOOOOO, SEM "I" NA FRENTE.

                                                                                                        Isso quer dizer o que?
                                                                                                        - MS: olha, vou usar seu nome por um tempo e depois faço meus produtos com meu nome, pode ser?
                                                                                                        - Nokia: pode, é só pagar que pode!!!
                                                                                                        - MS: beleza, aqui está o cheque de bilhões.
                                                                                                        "Apertaram as mãos" e fim...

                                                                                                        A Nokia se matou com seu SO para Mobile extremamente ultrapassado. Mas não quer dizer que ela faliu como empresa, pelo contrário, vem crescendo em outros segmentos.

                                                                                                          • Avá que a MS pagou para contar com a licença do nome Nokia? (assim como Lumia e Asha)

                                                                                                            Isso não muda o fato de que foi ela a responsável pela queda da empresa. Quando a Nokia apostou no WP 7 a MS prometeu mundos e fundos a ela (assim como ao desenvolvedores), sendo que pouco tempo depois simplesmente matou o sistema pra lançar o WP 8 (como já havia feito em ocasiões anteriores, mas não vem ao caso). Com isso a reputação da Nokia caiu como se ela fosse a culpada por seus dispositivos não serem atualizados, e teve que se virar pra convencer a galera a comprar aparelhos com a nova versão.

                                                                                                            Como o WP 8 foi um sucesso tão grande quanto seu antecessor (ou seja, não foi), a Nokia se viu obrigada a tomar atitudes drásticas, e começou a bolar um meio de entrar no ecossistema Android. A MS, por sua vez, viu que a principal empresa que ainda investia em seu sistema estava prestes a pular fora, e começou a pagar uma quantia absurda pra Nokia continuar lançando seus aparelhos com WP 8. O resultado disso todo mundo já sabe, a Nokia caiu cada vez mais em vendas e se viu obrigada a dar um tempo no mercado mobile pra se restruturar, e a MS conseguiu com isso matar dois coelhos com uma cajadada só: evitou smartphones Android da Nokia e manteve a linha Lumia ativa pra "carregar a bandeira" de seu sistema móvel por mais algum tempo.

                                                                                                            Pelo visto o tiro saiu pela culatra e ela se arrependeu amargamente, já que vendeu todas as fábricas por um valor irrisório e matou a linha Lumia sem nem olhar pra trás.

                                                                                                      • Windows 10 matou a Nokia, perdoe, não seja incoerente, Nokia estava atolada em dívidas, eram muitas dívidas, ela vendeu o setor mobile dela, faturou muita coisa e a Microsoft assumiu parte das dívidas dela, ela mesma se matou e pronto, mania de atribuir tudo para Microsoft, aliais, ela vinha tendo lucro vendendo seus Lumia, só que o lucro era usado para pagar suas dívidas que eram enorme, acabava no fim, não tendo lucro algum.

                                                                                                          • Não foi o Windows 10 menino maluquinho.
                                                                                                            Eu disse a MS, pois os Nokia Lumia com WP estavam indo muito bem em 2014 e 2015. LEMBRA?
                                                                                                            Daí a MS acabou com o nome Nokia e olha no que deu.

                                                                                                              • Cara, se pesquisar vai ver que a MS comprou por tempo limitado o livre uso do nome Nokia. Pesquisando verá que isso já estava nos planos, usar o nome e depois abandonar. Se a Nokia aceitou esse contrato, foi problema dela, erro dela. Mas sem isso, ninguém iria nem lembrar mais da Nokia.

                                                                                                                  • Pois é, o nome Nokia era tão forte que conseguiu carregar o sistema alpha nas costas rumor ao segundo lugar em diversos mercados. Mas aí veio a dona MS com seu dedo pobre e todo mundo viu no que deu.

                                                                                                                      • Pois é, o problema não foi o sistema, foi a microsoft muito antes do windows 10 sair.O nome Microsoft tem muito peso em alguns mercados, mas em celular Nokia pesa MUITO mais.E eu posso até comprar um Nokia android...Até hoje tenho um Nokia L930 suportando o windows 10 no limite, sempre fui muito fã da marca.

                                                                                                                  • Espero muito que a Nokia volte com tudo, infelizmente alguns recursos serão encontrados em outros aparelho, mas se vier com aquela resistência antiga, será perfeito. E sobre o Design, no nível dos Lumias 930 e 830.

                                                                                                                    • Será....???? sou fã da Nokia mas , quero vê pra crer ! lembrando que não vai ser fácil se destacar perante tanta marca no mercado....!!! E com parceria ou não , lance algo diferenciado dos demais.....alguma tecnologia inserida que agrade os consumidores, , porque só aumento de memória RAM já tá bem manjado com as outras...!!! E o mercado tá precisando de uma marca com nome forte novamente..., porque LG , Samsung , Sony, e várias outras pelo menos aqui no Brasil não dá mais....!!! E o milagre seria tais aparelhos serem vendidos por aqui .

                                                                                                                        • Faz tempo que quero comprar um smartphone bom mas não compro pois só tem marcas que não me agradam, Samsung nem de graça eu quero, LG ultimamente só faz cagadas, Sony preço absurdo igualmente Apple e a mortorola também dispenso, minha esperança tá na volta da Nokia.

                                                                                                                            • Foxconn tem fábrica no Brasil, então não seria nenhuma surpresa se eles fossem vendidos por aqui (mesmo que apenas alguns meses depois de lançados). Sobre os aparelhos, tenho esperança de coisa boa por aí, vamos aguardar...

                                                                                                                              • Lá vem merda.

                                                                                                                                • Espero que venham ao Brasil e com a mesma qualidade Nokia que conhecíamos...

                                                                                                                                  • Sanguessugas e as outras tremendo de medo!

                                                                                                                                    • Tomara que tenham modelos no brasil, quero muito trocar meu lumia por um android, só não troquei ainda por amar os visuais dos aparelhos Nokia

                                                                                                                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas