LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fragmentação do Android também atrapalha inovação de aplicativos e afeta Play Store

28 de agosto de 2016 46

Embora as novas versões do Android tragam boas novidades, recursos de sistema que facilitam um pouco o uso no dia a dia, um ajuste ou dois na tela inicial e gaveta de apps, a verdade é que, de modo geral, os usuários não precisam tanto assim obter uma atualização. Claro, os mais entusiasmados com as novidades querem testar o quanto antes, mas no uso diário pouca coisa realmente muda. Isso porque tudo o que fazemos no Android - usar aplicativos - não vai mudar tão cedo.

Estes serviços não tem por hábito usar qualquer um dos novos recursos de desenvolvedor disponíveis, ao menos por um tempo. E não podemos culpar os desenvolvedores que fazem os aplicativos, porque isso é devido a um velho problema bastante conhecido pelos usuários do sistema operacional do robozinho verde - a fragmentação.

Isso significa que enquanto os dispositivos não estejam recebendo atualizações rápidas, a plataforma Android de modo geral e a Play Store está sendo prejudicada. Basta comparar com os novos recursos que o iOS recebe em suas novas versões: não demora muito até que os principais apps os incorporem para melhorar a experiência do usuário, pois as atualizações são rápidas e atingem grande parte dos aparelhos.

O site Android Central aponta em um artigo que a maioria dos usuários quer mudanças que possam ser percebidas visualmente e através de sua experiência de uso. Por exemplo, conforme avalia o relatório do site, é muito mais notável o desejo de donos do Note 5 pela nova interface do Note 7, do que o número de pessoas animadas com o Scoped Directory Access no Android 7.0 (por mais que isso torne as aplicações mais seguras e execute melhor).

Basta conferir os números relativos à distribuição das versões do Android entre usuários. Para as desenvolvedoras de aplicações, enquanto menos de 20 ou 30 por cento dos clientes em potencial seriam capazes de aproveitar qualquer novidade do sistema, é uma ideia muito melhor construir os apps para os outros mais de 70% do mercado. A melhor escolha é fazer mudanças quando o ciclo de atualizações se repetir.


Pensando no Android como uma plataforma cujo único objetivo é rodar aplicativos, a falta de suporte resulta em limitação para os desenvolvedores. Este modo de avaliar as coisas mostra que, ao menos em termos de inovação para os aplicativos, o problema da fragmentação são na verdade os os dispositivos com a versão mais recente - e não o contrário.

O raciocínio é que se escolhe trabalhar com a maioria dos usuários e ignorar o que é pouco acessível. Smartphones com o software mais recente ainda terão a mesma experiência dentro dos aplicativos que todos os outros.

Já há algum tempo o Google tem buscado meios de pressionar as fabricantes de dispositivos a fornecer atualizações mais rápidas. E isso é importante não apenas para a segurança, mas também porque todos querem ter aplicativos com os melhores recursos.


46

Comentários

Fragmentação do Android também atrapalha inovação de aplicativos e afeta Play Store
  • Bom. Em casa tem 4 usuários de Android de anos de uso.
    Como são daqueles usuários leigos (que fazem parte de uns 95%) só querem os ícones acessíveis na tela principal dos apps que mais utilizam e ponto. Nem querem saber se é Android 4.x 5.x 6.x ou o tal 7.x. Estando funcionando tá de boa. E também não gostam que os apps ficam mudando. Se mudar uma cor já estranham. Se mudar um menu estranham.
    E por mais recursos nos apps, se assustam.

    Conheço gente que desliga as atualizações e só ativam quando os apps em questão pararem de funcionar por terem ficado muito tempo sem atualizar.

    Sim, tem gente assim e é a maioria. E, o mais importante, são felizes assim.

    O maior problema nesse caso é que essa maioria tem celular dual core, 4GB de espaço interno. Essas coisas. Atualizar com o tempo toma muito espaço e o sistema fica mais lento.

    Eu já acho que, a não ser atualizações de segurança, fix bug, essas coisas... Deveria atualizar a plataforma de 3 e 3 anos. Algo do tipo.

      • Se vc tiver algum aparelho velho, com android abaixo do 4.4, da uma procurada se tem CM disponível pra ele, e se aventure a instalar, tem vários tutoriais na intenet em geral, e no youtube. Vc vai ver q tem um ganho muito grande. (a chance de ter disponivel é maior se o aparelho tiver 1gb de ram, msm q o processador seja muito fraco, como nos casos q eu dei)

          • Pessoalmente eu instalei o CM em dois aparelhos, o Samsung SIII mini, que lançou no android 4.1.2 e n recebeu nenhuma atualização, e no LG L70 q lançou no 4.4.2 e tbm nunca atualizou, no SIII mini coloquei o CM12.1 (android 5.1.1) e no L70 0 CM13 (android 6) os CMs mais novos disponíveis na versão estável, ambos são aparelhos com hardware bem fracos, e ambos melhoraram muito em velocidade, estabilidade e usabilidade do sistema. Então o update fez muita diferença, infelizmente o usuário comum n saberia atualiza-los por custom rom e a fabricante poderia ter dado as atualizações de forma oficial, já q o desempenho foi aprimorado, os celulares são plenamente capazes de rodas as versões mais novas. E sobre a google com o android, n sei se vc sabe, mas o android roda no kernel linux, e o sistema pode rodar independente da interface, logo a google poderia fazer de maneira q ela propria podia atualizar o sistema sem interferir na interface, aprimorando desempenho, estabilidade e segurança, além de resolver o problema da fragmentação nesse quesito. Enquanto que se ela liberar a mudança livre de interface, o celular poderia vir com a interface da fabricante e ter a opção de trocar pela interface padrão google, ou até msm customizar. Em teoria oq ela precisa fazer é bastante simples, atualmente cada fabricante coloca os drivers em cima do sistema, basta ela exigir q os drivers sejam disponibilizados para vir junto com o sistema, assim tudo isso que coloquei acima seria possível, similar a como é no linux no pc. Agora pq ela ainda n fez isso eu n sei.

            • Pelo menos tem um porém nisto tudo, os aplicativos continua a funcionar mesmo com um android mais antigo, e isso é ótimo, já no iOS tudo bem que recebemos atualização por uns 4 anos, mas vejo na loja que a maioria dos aplicativos ( torando os principais ) passam a perder suporte para antigas versões do iOS!!!

              • A Google não da a mínima para fragmentação o que importa mesmo são os dados dos usuários

                  • ONTEM RECEBEU ATUALIZAÇÃO DO ANDROID 5.0.2 NO SAMSUNG GALAXY GRAN PRIME DUOS TV

                      • Fragmentação não atrapalha. A google só faz pequenas alterações, e depois chama isso de um novo sistema. Apps podem funcionar da mesma forma em qualquer versão, por eles são muito simples, assim como suas funções. Se não funcionam, é pra forçar a troca.

                        • ha soluçoes simples para isso : tornar todas as customizações das fabricantes em apps e armanezar de certa forma "escondida" na play store

                            • desde o kit kat que falo, Sempre fui contra de lança android todo ano. por min só saia uma versão a cada 3 anos. sem mais nem menos. com isso daria tempo das fabricantes atualizarem. e ter de fato alguma evolução no sistema. e não podemos culpar somente as fabricantes, quando elas pensam em atualizar já ta saindo uma nova versão, ai fica difícil..

                              • Prefiro nem me manifestar mais em relação à este assunto! A maior culpada de tudo isso pra inicio de conversa é a dona Google.

                                  • O android marshmallow foi tão inutil, deveria ter dado um tempo mas a google tem um fogo no cu e quer lançar todo ano mesmo que não tenham coisas grandes, o android N sim vejo muita coisa tanto dentro como por fora.

                                      • no meu ponto de vista a culpa e do google que lança versoes do android em tempo "recorde" com mudanças minimas e muitas ds vezes insignificantes exemplo a transiçao do LOLIPOP para o MARSHMALLOW usei os dois nas suas versoes puras e nem notei a diferença entre ambos a google lança "novas" versoes do android neste ritmo frenetico e se esconde atras das fabricantes que muitas das vezes ficam sem tempo para desenvolver e testar em todos os aparelhos

                                          • Matéria ridícula. Nunca ouviram falar em obsolescência programada? Todas as fabricantes trabalham com essa condição. Afinal o mercado depende do consumidor para manter os lucros. E como manter o lucro se o consumidor ficar anos com o mesmo aparelho? Por isso as marcas abandonam seus aparelhos antigos. Reclamar que um Galaxy S3 não receberá o Android 7 é pensar fora dessa lógica do mercado.

                                              • O negócio e criar funções exclusivas para a versão mais recente do Android, isso sera ruim, mas fazer o que ne, e o único jeito de continuar a evoluir os aplicativos

                                                  • OFF TOPIC:

                                                    Qual é o melhor celular até 1300 Temers?

                                                    PS: Vou comprar em loja física

                                                    • Fazer o que, se Linux e Samsung não gostam muito de atualizações.

                                                        • Enquanto isso, nada do meu Galaxy Tab S receber o Android M (6.0.1). Parabéns, Google e Android por mais essa façanha ridícula imposta aos clientes. Maldita Google. Malditas fabricantes.

                                                          • É complicado mesmo, eu penso: " o Android poderia ser atualizado sempre, igual o Windows e Linux do PC".

                                                            Dessa forma, seria bem melhor para os usuários, porém as fabricantes não querem trabalhar assim; pois querem vender mais smartphones; pois se os aparelhos de 2009...2016 corresse a última versão do Android não haveria motivos para trocar de aparelho.

                                                            Uma das empresas mais safadas é a Samsung, falo aqui a respeito das atualizações, pois os Galaxys s3, s4 têm Hardware de sobra para rodar à última versão do Android, porém a Samsung não está nem aí para quem possui tais aparelhos, obs: foram abandonados... No entanto, não só a Samsung todas fabricantes trabalham de maneira similar, obs: até a própria Google abandonou a linha Nexus (...5...).

                                                            • A Google preciona as fabricantes e na hora dela mostrar que faz diferente ela abandona o Nexus 5

                                                              • Nesse termo de desfragmentação o google é um fracasso !

                                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas