LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pixel Launcher e Launcher Shortcuts: novos ícones, recursos e novidades no Android 7.1 e dispositivos Pixel

22 de setembro de 2016 16

O estilo visual do Android é atualizado a cada ano, conforme as novas versões são lançadas, e agora podemos conferir as mudanças com os próprios aplicativos do Google. Uma vez que o Android 7.1 está a caminho, esperado para ser lançado juntamente com os próximos dispositivos Pixel e Pixel XL, haverá incluído o "Pixel Launcher" - que vazou. Para se alinhar ao seu mais recente design, o Google parece adotar um novo padrão para a tela inicial, que envolve tudo em círculos.

Para conferir essas novidades visuais, o Android Police analisou não apenas um único APK, ou mesmo um conjunto intimamente relacionado, mas sim abriu quase todos os APK que o Google distribui ativamente. Os conteúdos encontrados são provavelmente para o Pixel Launcher, mas há bem pouca informação a respeito.

Primeiramente, veremos mudanças principalmente visuais que poderemos ver no Pixel Launcher e, em seguida, um mergulho em componentes muito mais funcional com o retorno do Shortcuts Launcher.

Tudo redondo

Os novos ícones são diferentes em seu formato circular, o que os faz parecer botões flutuantes de ação (FAB). Isso começou a aparecer com um par de aplicativos em uma imagem do sistema do Marlin que vazou, especificamente nos apps da calculadora e câmera, mas, desde então, evoluiu para muitos dos outros aplicativos do Google.

Enquanto a maioria das mudanças com a próxima API ainda são desconhecidas, algumas diferenças notáveis puderam ser encontradas no AndroidManifest. A nova propriedade encontrada nos códigos, chamada roundIcon aparece na tag . Assim como a propriedade icon, os roundIcon apontam para uma imagem - sempre um dos novos ícones que se parecem um FAB. Aqui está um exemplo retirado da atualização Duo 2.0 que chegou ontem.

Ícones quadrados originais estão incluídos ao lado de suas respectivas versões circulares.









Fica evidente que alguns dos ícones receberam consideravelmente mais atenção do que outros. Um pouco mais de metade da lista é composta por bolas brancas com os ícones originais no centro. Os apps do Google Play em particular (Música, Filmes e TV, e livros) parecem ainda um pouco de "gambiarra", reduzidos para caber dentro dos círculos.

No entanto, alguns ícones foram cuidadosamente refeitos e alguns passaram por modificações mais atenciosas. É possível que muitos dos menos trabalhados sejam apenas para ocupar os espaços reservados até que os designers do Google possam produzir as versões devidamente remodeladas.

Quanto ao aplicativo Calendário, merece um pouco de atenção especial. Ao contrário de outros aplicativos do Google, ele fornece uma capacidade especial para mudar seu ícone com base na data atual. Este recurso é atualmente limitado ao Pixel Launcher vazado, mas outros lançadores poderiam facilmente copiar esse recurso.

Interessante também notar que o aplicativo de calendário na verdade não inclui um ícone padrão redondo como todos os outros aplicativos mencionados acima. Em vez disso, ele fornece uma base circular e os 31 dígitos necessários para gerar um ícone com a data, dentro do círculo.


Com isso, o Pixel Launcher e a aplicação Calendário ganham uma ligação única. O lançador usa uma classe chamada DynamicIconProvider para acessar especificamente aplicativo de calendário do Google e solicitar os recursos necessários para montar a imagem final, exibindo a data atual. Em outras palavras, aplicativos de calendário de terceiros, ou qualquer aplicativo que possa querer alterar regularmente o seu ícone, não serão capazes de reproduzir esse comportamento.

Tenha em mente que o lançador Pixel ainda não foi liberado oficialmente, por isso é muito cedo para assumir esse recurso estará mesmo disponível no lançamento ou em algum momento no futuro próximo.

Também lembre-se que os ícones apresentados aqui são esperados para serem apresentado principalmente no Pixel Launcher e pode ter alguma relevância no Android 7.1.

Em seguida, o que veremos sobre os atalhos é definitivamente uma característica que vem com o Android 7.1 e o Pixel Launcher tem pouca influência sobre isso, sendo que ele muito provavelmente vai ter suporte à API e provavelmente será o primeiro a trazer as novidades (a menos que o Nova seja mais rápido), mas sua relevância vai até aí.

Launcher Shortcuts

Tratando agora do lado mais funcional, o Launcher Shortcuts voltará com o Android 7.1. A API do lançador foi introduzida com o segundo Android N Developer Preview e rapidamente ganhou atenção, como uma "cópia" do Home Screen Quick Actions, no iOS 9, e inspirou muitas teorias que telas sensíveis à pressão se tornariam um padrão no Android.

Para quem ficou de fora desse recurso, em abril o Google parecia dedicado a trazer o Shortcuts Launcher com um novo modelo de interação para a tela inicial. Os ícones simples que sempre conhecemos seriam capazes de mostrar mais informações facilmente, ações rápidas e atalhos inteligentes para várias partes de um aplicativo. Parece familiar, não?

Algumas semanas mais tarde, o Google confirmou os rumores de que a API do Launcher Shortcuts seria removida no quarto preview para desenvolvedores e não viria com a versão final do Android 7.0, mas provavelmente iria aparecer em uma versão futura do sistema. Parece que a espera não será longa.

Atalhos dinâmicos e fixos

A função básica era dividida nos chamados "atalhos dinâmicos" e "fixos"; literalmente, do inglês, Dynamic e Pinned - basicamente, atalhos seriam criados dinamicamente por um aplicativo e, em seguida, os usuários poderiam permanentemente fixá-los à tela inicial.

Este conceito e a API eram bastante simples, mas a implementação original teve uma fraqueza notável: uma vez que o registro dos atalhos acontecem em código, seria necessário que os aplicativos fossem executados pelo menos uma vez para então começar a criá-los.

Isso pode não parecer um problema grave, uma vez que muitos iniciam uma aplicação pouco depois de instalada, a partir da Play Store, mas isso muda quando um telefone é recém-restaurado. Nesse cenário, poucos atalhos existiriam até que muitos dos aplicativos fossem iniciados manualmente.

A nova implementação do Launcher Shortcuts inclui uma solução para essas deficiências. Os desenvolvedores serão capazes de criar um arquivo xml com um conjunto de atalhos pré-definidos. Quando um apk for instalado, o sistema operacional irá procurar uma meta tag simples no AndroidManifest com o nome android.app.shortcuts e um recurso preenchido com uma indicação apontando para o arquivo xml.

Desenvolvedores serão capazes de definir um ícone, etiquetas curtas e longas, um nome alternativo se o atalho for atualmente desativado, uma ID de atalho para interagir por meio de código e um sinalizador para declarar se o atalho está habilitado ou não.

Não está claro se os atalhos fixos serão considerados um recurso suportado. Na verdade, há bem pouca evidência que sugere que Atalhos Dinâmicos serão suportados ou trabalharão como fizeram antes. No entanto, é altamente improvável o Google iria remover a capacidade de criar atalhos por meio de código, por ser muito útil e muito poderosa.

Apps que já suportam o Launcher Shortcuts

Dez aplicativos atualmente já têm essas definições para o Launcher Shortcuts. O primeiro é o Google Calendar. Esta lista não inclui nenhum atalho gerado dinamicamente que pode ser adicionado mais tarde pelo código. A maioria destes atalhos levarão o usuário a navegar em um local específico no aplicativo, ou eles lançarão uma ação específica, como ir diretamente para uma lista de sua biblioteca no Play Books ou criar um novo evento no calendário.


Então, isso provavelmente leva novamente às comparações anteriores e perguntas sobre como Launcher Shortcuts chegará para os usuários. Haverá telas sensíveis à pressão? Será que vamos ter de usar gestos como um toque prolongado ou swipe? Ele oferece modos especiais para acessar os atalhos? A resposta para cada uma destas perguntas é, pelo menos, provavelmente.

De qualquer modo, há muitas novidades para se aguardar e um novo conjunto de ícones junto ao retorno do Launcher Shortcuts são apenas a ponta do iceberg dentre tudo o que veremos com Android 7.1 (API 25) e o novo Pixel.


16

Comentários

Pixel Launcher e Launcher Shortcuts: novos ícones, recursos e novidades no Android 7.1 e dispositivos Pixel

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas