LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem root no Android? Desenvolvedores encontram obstáculo no kernel dos novos Pixel

23 de setembro de 2016 14

Usuários que tem o hábito de realizar o procedimento para rootear seus dispositivos Android, aparentemente terão vários obstáculos no caminho para impedir a tarefa com o Pixel. Desenvolvedores terão dificuldades em rootear os novos aparelhos do Google, que são desenvolvidos sobre o Nougat a partir do zero.

De acordo com um artigo publicado no XDA-Developers, há uma característica no kernel no Nougat chamada de “device-mapper-verity” (dm-verity), que verifica o diretório /system do dispositivo enquanto ele é inicializando para ver se todos os arquivos que deveriam estar lá constam de fato, e da forma como deveriam. Se uma única alteração foi feita, o dispositivo não irá iniciar.

Isso fará com que qualquer app que funciona aproveitando-se das vulnerabilidades do /system, como o Kingrooter - um dos aplicativos que realizam o root de modo rápido - se tornem ineficazes. A propósito, essas vulnerabilidades o Google corrigiu também.

Aparentemente, o que está sendo chamado de método systemless root, que é o método atual para rootear o Android, pode não funcionar com os dispositivos Pixel por causa de seu duplo particionamento. Parece que com a partição extra, o disco RAM torna-se fundamental para o que o /system precisa para inicializar o dispositivo. Assim, não há brechas para deixar um superusuário desativar “dm-verity,”. Logo, sem root.

Considerando o que já foi descoberto sobre o "dm-verity", e como o root atualmente funciona, a conclusão dos desenvolvedores da comunidade XDA é de que realmente os métodos systemless root, atuais deixarão de funcionar. Uma vez que o disco RAM agora está incluído dentro da partição /system, já não será possível fazer alterações nele. Há a possibilidade de carregar um kernel modificado para contornar o "dm-verity", mas os usuários poderiam com isso perder atualizações OTA.

De qualquer forma, os desenvolvedores dificilmente descansarão até descobrir um meio de contornar a dificuldade. Como eles ainda não estão com um dispositivo Pixel em mãos, é difícil tirar conclusões certeiras, mas é fato que com o lançamento dos novos modelos, eles correrão para encontrar novos métodos para o root.

Google confirmou para ainda esta semana a data de apresentação oficial do Pixel e Pixel XL e será interessante ver a corrida para burlar o "dm-verity".

O Google Pixel ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Sem root no Android? Desenvolvedores encontram obstáculo no kernel dos novos Pixel
  • Olá vc sabe de algum app que pode fazer um root seria pro lolipop obrigado

      • Android; Quanto ao root no maximo 2 semanas, quanto ao sistema o Android deixou de ser livre faz tempo.Root ñ é vulnerabilidade para malwares e tal quem usa como eu linux (linux mesmo) sabe que root é um direito

          • leio isso toda vez que um novo Android saí, e no outro dia já aparece noticia de aparelho rooteado

              • Que coisa, hein. Todo ano a mesma coisa e a mesma promessa. Espero que dessa vez, a duração da bateria realmente funcione. E que tenha maior segurança na hora de realizar um hard reset,mesmo por combinação de teclas. Muito menos via configurações. Tem que haver uma maior segurança nesse quesito.

                  • Se ele vai fazer com que o dispositivo não ligue, eu perco o celular se der merda?

                      • Em menos de um mês ja tem root disponível pra galera kkk

                        • Novidade, eu já tinha lido uma matéria que a Google iria investir em vários modos de impedir o Root no Android, isso é para satisfazer o desejo das fabricantes. E isso mostra também que as fabricantes não tem acesso totalmente ao Android, então ele não é tão código aberto assim, tão Open Source assim, como é por exemplo o Linux.

                            • Claro que é. Se usar a cabeça, verá que a Google fez isso para ajudar as fabricantes com relação às diversas reclamações e problemas que acontecem quando o usuário acessa a raiz, mas a Google não deixaria o sistema inacessível aos fabricantes, senão, o negócio do Android vai por água abaixo e as ações caem de valor. Sempre haverá uma ferramenta para acessar.

                                • Olha, o Android foi desenvolvido de forma aberta pq a Google precisa do apoio das fabricantes e operadoras de telefonia para conseguir consolidar seu sistema. Agora, com um verdadeiro monopólio Android, acho que cada vez mais veremos a Google buscando "tomar as rédeas" de seu SO. Um dos grandes problemas causado por esse poder das fabricantes é a tão apontada fragmentação do sistema. Considero que a única forma de acabar com isto seria diminuindo o poder das fabricantes de alterar o sistema e forçá-las a adotar a versão "oficial".

                                    • Então seria mais fácil todos poderem instalar a versão do android que quisessem e as fabricantes deveriam ser obrigadas a fornecer somente os drivers, como já acontece com o Windows. Tudo seria tão mais fácil. Atualização somente vinda diretamente da Google.

                                  • Android rumo a um sistema fechado

                                      • E dá-se início o "fechamento" do Android... Quem concorda e quem discorda?

                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas