LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, 3G! Smartphones 4G já representam mais da metade do mercado mundial

27 de setembro de 2016 3

Com a chegada de uma nova tecnologia, é esperado que a anterior se torne obsoleta. E com a - literalmente - rápida adoção do 4G, cada vez mais os smartphones 3G estão sumindo, segundo uma pesquisa realizada pela CCS Insight. De acordo com a mesma, telefones LTE devem somar 1,11 bilhão de unidades até o final do ano, correspondendo assim a mais da metade do total de aparelhos no mundo todo. O mesmo relatório aponta que esse número deve crescer ainda mais nos próximos quatro anos, chegando a 1,65 bilhão em 2020, equivalente a 83% da somatória.

A mesma avaliação expões outros dados interessantes. Em 2016, por exemplo, o mercado móvel (isso inclui os feature phones) após chegar ao pico de dois bilhões de unidades, deve fechar o ano em queda de 1,3%. Contudo, os smartphones seguem dominando o mercado, representando 3 de cada 4 aparelhos (1,49 bilhão deles, 4,1% acima de 2015), podendo chegar a 9 de cada 10 daqui quatro anos.

Apesar dos números exorbitantes, a situação é um tanto quanto crítica para fabricantes menores, conforme afirma Marina Koytcheva, diretora da CCS e responsável pela análise:

À medida em que o crescimento vai acabando, as margens estão sendo comprimidas mais do que nunca. Empresas sem as vantagens de escala da Samsung, Apple ou Huawei vão achar muito mais difícil ganhar dinheiro”

E completa dizendo:

É a primeira vez em anos que vemos alta no preço de componentes. Para fabricantes com volumes pequenos será quase impossível ter lucro nessas condições sem aumentar o preço dos produtos".

E no Brasil?

Infelizmente o relatório não mostra dados com base em regiões específicas, somente a nível global. Mesmo assim, trazendo essas informações para o cenário nacional, podemos exemplificar que fabricantes consideradas "menores", até mesmo por conta da crise econômica do país, estão tendo certas dificuldades em colocar mais aparelhos no mercado e, assim, se popularizarem, ficando à margem de companhias como a Samsung, por exemplo, a queridinha dos brasileiros.

Lembrando que o 5G está batendo à porta e sua chegada é esperada dentro dos próximos cinco anos.


3

Comentários

Adeus, 3G! Smartphones 4G já representam mais da metade do mercado mundial

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas