LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perto do fim? Lenovo demite mais de metade dos funcionários da Motorola nos EUA

27 de setembro de 2016 21

A Motorola já foi motivo de orgulho para muito cidadão dos Estados Unidos, especialmente os moradores de Chicago. A outrora gigante da tecnologia em comunicações já teve sua história repassada aqui no TudoCelular, com destaque para os primeiros anos da telefonia móvel, quando ter um aparelho da marca era sinônimo de status. A companhia chegou a disputar de igual para igual com a Nokia, mas assim como a concorrente, perdeu espaço na era dos smartphones.

Em 2011, o Google adquiriu parte da empresa, que na época tinha cerca de 20.000 funcionários. Dois anos depois, a Motorola foi vendida para a Lenovo, com o quadro reduzido a cerca de 3.500 pessoas. Hoje, a folha de pagamento possui por volta de 1.200, e esse número vai novamente ser reduzido para menos da metade, reacendendo rumores de que a marca americana está chegando ao fim.

Funcionários da empresa estão postando nas redes sociais que foram comunicados esta semana que esta seria a sua última na companhia. De acordo com o site Droid-Life, a Lenovo vai demitir cerca de 700 pessoas da Motorola em Chicago, restando por volta de 500 funcionários na companhia. Muitos já foram avisados, e outros receberão a notificação nas próximas horas.

É triste ver que uma das maiores marcas de aparelhos celulares dos anos 1990 e início dos 2000 vai se tornando cada vez mais coadjuvante em um mercado em que foi uma das protagonistas, com ótimos dispositivos. Ainda hoje os smartphones da linha Moto agradam a multidões, mas parece que não é o bastante para a Lenovo. Claro que os Moto E, Moto G e Moto Z vão continuar no mercado por mais alguns anos. Resta esperar para ver quanto tempo mais.

Posição da Lenovo

A companhia chinesa emitiu uma nota oficial em que explica a decisão de diminuir a folha de pagamento da sede da Motorola em Chicago, negando planos de pôr fim à marca americana. Segue a íntegra:

A Lenovo anunciou hoje uma ação de recursos que impacta menos de dois por cento de seus aproximadamento 55.000 empregados no mundo. A maioria das posições que estão sendo eliminadas são parte da estratégia de integração entre a Lenovo e seus negócios de smartphone da Motorola, enquanto a companhia alinha sua organização e agiliza seu catélogo para competir melhor no mercado mundial de smartphones.

A Lenovo também está realizando ajustes em outras áreas de negócios como parte de seu contínuo esforço em gerenciar custos, melhorar a eficiência e apoiar a melhoria contínua no desempenho financeiro global. Essas ações nunca são fáceis, mas são parte necessária de nosso esforço contínuo para garantir crescimento rentável no longo termo em todos os nossos negócios.

A Lenovo está absolutamente comprometida com Chicago e planejamos manter nossa sede da Motorola Mobility lá. Chicago possui uma merecida reputação por excelência técnica e esperamos aproveitar o talento local para continuar a desenvolver os produtos Moto ali.


21

Comentários

Perto do fim? Lenovo demite mais de metade dos funcionários da Motorola nos EUA
  • E realmente triste a situação da Motorola! A mesma coisa que aconteceu com a Nokia! Agora aqueles que gostam do Android puro vai ter que comprar os aparelhos do Google! Vale lembrar que foi a Motorola que inventou o telefone celular no mundo! Os norte americanos não deveria si render assim tão fácil! Não deveria deixar a marca que inventou o telefone celular morrer assim! A Motorola era pra ser uma marca de prestígios como a Apple! Era pra ter os melhores e mais poderosos smartphones do mundo! E realmente uma pena! Eu acho que faltou investimento de alguém! Ou até mesmo falta de interesse! Mas vamos ver o final dessa história!

      • Um dia quem sabe a marca pode voltar, o nome ainda é muito forte

        • Aí levando a orelha para linha z da moto....quanto tempo será abandonado

            • Google filha da Puta Capitalista, não quis investir na empresa só pra vender por menos da metade do preço, bela negociação Google.

                • Eu não acho que a Motorola vai ter um fim tão rápido.
                  Recentemente foi lançado o Moto Z, que, pra mim é muito legal, só falta o dinheiro. E eu pessoalmente também gosto muito dos aparelhos da marca.

                  • Esse título tá muito "Windows 10 Mobile" pra mim...

                      • já vai tarde a Motorola deixou de ser Motorola com a venda para a Googlo

                          • Infelizmente aos poucos chega ao fim umas das marcas mais respeitadas e que era sinônimo de aparelhos de confianças. Tudo chega ao fim e a empresa que nós tivemos ótimos aparelhos vai sumindo. Resta a lembrança do slogan "Hello Moto"

                              • Pronto. Agora morreu mesmo. Quem manda só fazer cagadas uma atrás da outra. Começou bem com o Moto X1 e Moto X2 em tudo, até nos preços. Mas agora, está caro demais. E nenhuma inovação.

                                  • Microsoft destruiu a Nokia e o Google matou a Motorola. Elas serão castigadas pelos deuses da tecnologia!

                                      • Tomara. Elas merecem.

                                          • A MS faliu a Nokia, querendo ou não foi uma tentativa falha de alavancar o WP. Já a Motorola, ela mesma foi a culpada, fez um bom trabalho no começo com o Android -o Milestone foi um ótimo Smartphone- só esqueceu de inovar.

                                              • a Nokia faliu por não inovar e fazer escolhas erradas não tem nada de MS não

                                                  • tecnicamente você esta certo mano, antes da Microsoft compra a Nokia ela já estava Morrendo, não e atoa que depois que a Microsoft compro a Nokia teve que ficar com as Dividas dela, até resolver Vende DInovo!!

                                                    • A Nokia falida? Ela na verdade diminuiu muito de tamanho, mas não ao ponto de falência. Contrário da Motorola, que realmente deixou de existir. Microsoft acabou com o próprio mercado da mesma forma que a Motorola, culpa da falta da boa administração + visão de mercado, mas no caso da Microsoft, ela está convertendo seu mercado de smart para outro público como foco e largando uma marca que para ela não funciona ou não soube desenvolver.

                                                  • Estava na cara.
                                                    Vai passar a fabricação toda para empregados chineses que trabalham 12 horas por dia a salários bem baixos.

                                                    E tem o lado que a Motorola nos últimos tempos vem vendendo bem menos do que antes.

                                                      • Isso faz parte do capitalismo, pessoas são descartáveis nesse processo, bem como as marcas.Nada de novo!

                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas