LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Xperia XA | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

04 de outubro de 2016 13

A Sony decidiu substituir a linha Xperia Z por uma nova, que é composta também pelo Xperia XA, o intermediário dessa família. Com boas especificações e um visual verdadeiramente interessante, o smartphone é comercializado aqui no país por R$ 1.799. E como já citamos, sua parte estética lembra e muito um celular premium, mas será que o seu hardware corresponde?

Este modelo tem uma tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels) e conta ainda com shipet Mediatek MT6755 Helio P10 de oito núcleos – quad-core 2.0 GHz Cortex-A53 & quad-core 1.0 GHz Cortex-A53. Ele também traz uma GPU Mali-T860MP12 e 2 GB de RAM, além dos 16 GB de armazenamento interno com slot para microSD de até 256 GB.

Mas chega de enrolação e vamos lá para o nosso teste prático de velocidade e desempenho com o Xperia XA.

Mais Notícias

Em uma abordagem mais prática, abrimos 12 aplicativos em seguida, sendo o primeiro deles o de relógio para iniciarmos o cronômetro. A ordem de abertura dos aplicativos é a seguinte: Câmera, Galeria e Configurações, apps nativos, e outros baixados da Play Store, como o Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Modern Combat 5. Por aqui, realizamos dois ciclos de abertura dos aplicativos na mesma ordem, contando apenas as "voltas" no cronômetro nativo.

Neste primeiro teste, no total, levamos 4:43 segundos para concluir os dois ciclos. A primeira "volta" levou 2m18s, mas a grande surpresa ficou para a segunda: 2m24s.

Os 2 GB de RAM do XA não pareceram tão suficientes assim. O dispositivo reiniciou todos os aplicativos que já tínhamos aberto no primeiro ciclo, fazendo com que o segundo fosse ligeiramente mais lento. Resultado meio triste, mas foi o que o Xperia XA conseguiu nos entregar.

AnTuTu


No teste de benchmark realizado com o AnTuTu, tivemos uma pontuação de 46.796 pontos, algo dentro dos padrões para um intermediário. O dispositivo ficou abaixo do Meizu MX5 e à frente do Meizu M3. Esses testes do AnTuTu estão mais voltados para a CPU e RAM, embora também realize testes gráficos; nestes, porém, o smartphone apresentou muita lentidão na hora de reproduzir as renderizações em 3D.

Geekbench


O Geekbench é bem interessante pois realiza testes na CPU, GPU e RAM dos smartphones, mas por aqui... bem, por aqui ele acabou não rodando de maneira alguma. Segundo as informações apresentadas no aplicativo, um erro de conexão com o servidor era apresentado o tempo todo, e foi então que nós tentamos rodar o app em outros smartphones, para verificar esse problema, e em todos os outros ele funcionou normalmente. Menos no Xperia XA, é claro.

GFXBench


Com o GFXBench, que coloca a GPU à prova, também nos deparamos com alguns problemas: o Xperia XA não conseguiu reproduzir os testes em offscreen, apenas os mais convencionais. Mas ainda assim, precisamos selecionar apenas três testes: Car Chase e T-Rex que são os mais potentes, e Tessellation, que é mais leve.

No Car Chase, obtivemos uma taxa de 5,4 fps, enquanto que o T-Rex rodou fluidamente com 28 fps. Já o último deles, o Tessellation, rodou com 12 fps, porém ele tem animações bem mais curtas que o T-Rex, por exemplo.

3DMark


No 3DMark, que também é bastante voltado para a GPU dos celulares, o Xperia XA acabou não apresentando resultados tão satisfatórios. Por aqui, o dispositivo é compatível com a OpenGL 3.1 e 3.0, mas os números, apesar de não estarem tão longes, acabaram sendo distintos.

No teste com a OpenGL 3.0, conseguimos uma pontuação de 593 pontos, enquanto que no 3.1 a pontuação foi de 431. Estes números também refletem na realidade: o smartphone não teve tanta facilidade para reproduzir as renderizações apresentadas, embora tenha concluído tudo com sucesso.

GameBench


Nosso último teste foi com o GameBench, que mostra em tempo real a taxa de quadros por segundo que está sendo reproduzida nos games. Testamos três jogos por aqui e todos eles foram bastante fluidos, mas aqui vai uma rápida observação: os títulos mais pesadinhos não funcionaram com seus gráficos no máximo, pelo contrário: naturalmente, o dispositivo reduz os gráficos para impulsionar o desempenho.

No Asphalt 8, conseguimos uma média de 29 fps, algo que também está dentro dos padrões. Já em Modern Combat 5, a média foi para 30 fps, também mantendo um desempenho satisfatório. Em Subway Surfers, um título claramente mais leve que os outros dois, a média foi de 60 fps com muita facilidade, mostrando que o Xperia XA se sai muito melhor com títulos desse porte.

Nossa análise do Xperia XA está no forno e sairá em breve, mas se você tem alguma dúvida sobre o smartphone e quer ver os nossos esclarecimentos e testes no vídeo final, basta utilizar o nosso campo de comentários que está logo aqui embaixo que, sim, nós vamos ler tudo.

O Sony Xperia XA ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

13

Comentários

Desempenho do Xperia XA | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas