LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Que feio, Yahoo! Companhia é acusada de ler emails de usuários para NSA e FBI

04 de outubro de 2016 9

Pouca coisa mudou em termos de vigilância nos Estados Unidos após as revelações feitas por Edward Snowden. Uma nova reportagem da Reuters revela que o Yahoo, ainda no ano passado, construiu um software para escanear todos os emails recebidos por seus usuários no Yahoo Mail em busca de informações específicas. O caso foi confirmado ao portal por três fontes, sendo duas delas ex-funcionários da empresa.

Este é o primeiro caso de uma empresa americana que checa todas as mensagens recebidas por seus usuários a vir à tona, segundo especialistas em vigilância. Relatos anteriores eram de companhias que verificavam mensagens já guardadas nos servidores ou pequenas quantidades de conversas que chegavam em tempo real. Não há informações sobre outras companhias que possam ter agido da mesma forma. É bom lembrar que o Yahoo se declarou contra um projeto de lei de vigilância do governo dos EUA

Segundo os informantes, o Yahoo teria feito um acordo com a NSA ou com o FBI para procurar por termos específicos nos emails, mas não houve maiores detalhes sobre o tipo de palavras ou assuntos que eram buscados. Arquivos anexos também eram vasculhados pelo software.

Ironicamente, na última semana o Yahoo teria sido vítima de um ataque patrocinado pelo estado, que comprometeu 1 bilhão de contas, apesar de a companhia ter admitido problemas com metade deste número. O Yahoo Mail já foi atualizado para corrigir a brecha utilizada no episódio, mas a venda para a Verizon pode ter sido comprometida.

Quanto ao caso relatado pelos informantes da Reuters, infelizmente não há maiores informações. Não foi determinado se alguma mensagem chegou a ser redirecionada para os órgãos governamentais, nem que tipo de crimes ou suspeitos estavam sendo investigados. A ordem chegou ao Yahoo por meio de um documento secreto, que foi encaminhado diretamente para o setor jurídico.

Os ex-funcionários disseram que a CEO da companhia, Marissa Mayer, decidiu obedecer a ordem das agências de investigação, o que ia contra suas declarações públicas a favor da privacidade. Isto incomodou diversos executivos da empresa e levou ao afastamento de Alex Stamos, então chefe de segurança da informação. Hoje, ele está trabalhando para o Facebook.

Reposta do Yahoo

A Reuters entrou em contato com o Yahoo, que se recusou a comentar detalhadamente sobre o assunto. Como resposta, a companhia enviou um breve comunicado, que esperava responder a todas as perguntas da reportagem:

O Yahoo é uma empresa que obedece à lei, e respeita as leis dos Estados Unidos.

Tanto a Reuters quanto o Gizmodo tentaram entrar em contato com Alex Stamos, que agradeceu a “oportunidade”, mas recusou-se a comentar sobre o assunto.


9

Comentários

Que feio, Yahoo! Companhia é acusada de ler emails de usuários para NSA e FBI
  • A google não faz algo parecido??? Sempre que compro uma passagem aerea ou tenho uma reuniao, que chega a msg no meu gmail, automaticamente o meu google now identifica o evento e fica me avisando do compromisso.

      • O BRASIL SÓ MUDA COM UMA REVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO SERIA SE MATASSEM TODOS OS MAÇONS DO PODER E INSTITUÍSSEM PENA DE MORTE AOS CORRUPTOS, CONJUNTAMENTE COM A FLEXIBILIZAÇÃO DAS LEIS, PERMITINDO QUE O POVO VOTASSE CLÁUSULAS IMPORTANTES E ANULASSE OUTRAS, ALÉM DO MAIS, PRECISARIA DE UM SISTEMA DE RENOVAÇÃO DE POLÍTICOS TIPO O FACEBOOK. FUNCIONARIA ASSIM: O CANDIDATO PASSARIA POR CONCURSO PÚBLICO, DEPOIS EXAME PSICOLÓGICO E DE CARÁTER, DANDO PRIORIDADE A PESSOAS DE ORIGEM HUMILDE. EM SEGUNDO LUGAR, NA PAGINA, O ELEITOR SÓ PODERIA SE CADASTRAR COM SEU CPF, RG E TÍTULO E SERIA GERADA UMA CHAVE DE SEGURANÇA COM BASE NOS SEUS DADOS, CADA ELEITOR SÓ SE PODERIA VOTAR UMA ÚNICA VEZ, TANTO PARA APOIAR, QUANTO PARA DESAPROVAR, IDEIAS, PERSONALIDADE, RELIGIÃO, PENSAMENTO, ETC, DO CANDIDATO APROVADO. OUTROSSIM, O CANDIDATO UMA VEZ APROVADO, O SISTEMA INDICARIA A VAGA QUE LHE CABERIA, MAS O MESMO PODERIA ESCOLHER A VAGA PRETENDIDA, A NÃO SER PREFEITO, GOVERNADOR E PRESIDENTE, ONDE APENAS OS PRIMEIROS COLOCADOS E DE PREFERÊNCIA OS CANDIDATOS ELEITOS EM PLEITOS ANTERIORES, PODERIAM CONCORRER NOVAMENTE. TERCEIRO LUGAR, TODOS PODERIAM SE CADASTRAR NO SITE COMO ELEITORES, MAS SOMENTE OS CONCURSADOS PODERIAM DISPUTAR. ESTE SISTEMA ALÉM DE GARANTIR UMA RENOVAÇÃO POLÍTICA EFICIENTE, ACABARIA COM PARTIDARISMOS, ACABANDO, POR TABELA, COM COMPLÔS E TRAMAS QUE CULMINARIAM EM IMPEACHMENT INJUSTOS. O POVO SERIA A VOZ DOMINANTE E A REAL DEMOCRACIA EXERCIDA. NÃO ESTOU QUERENDO TIRAR O PODER AOS SENADORES, SERIAM NECESSÁRIOS, PORÉM NÃO SERIAM MAIS "DONOS DAS LEIS", FARIAM AS LEIS, E SE APROVADAS PELA POPULAÇÃO, SERIAM TAMBÉM VÍTIMAS DE TAIS LEIS.

          • As empresas americanas trabalham para o país deles, o que temos que fazer é cortar relações com este país que só quer nos escravizar.

              • ESSE YAHOO NUNCA ME ENGANOU, NO PROCESSO DE IMPEACHMENT ELA SEMPRE
                CORTAVA MEUS COMENTÁRIOS E VALORIZAVA MAIS OS DOS COXINHAS. O YAHOO
                PARTICIPOU DO GOLPE INSTITUCIONALIZADO, MAIS UMA VEZ, SOBE O AVAL DOS
                EUA, NOSSOS DONOS. O BRASIL TERIA QUE SE LIVRAR DOS AMERICANOS QUE SÓ
                QUEREM NOS ROUBAR.

                  • E eu tenho um e-mail do Yahoo.

                      • Todas empresas fazem a mesma coisa.

                          • A G%uD83D%uDC40gle faz a mesma coisa. E até pior. Porém, cancelando o Yahoo 3...2...1

                            • Por isso que não deixo de usar a Google quando falam dela nesse sentido.
                              São todas do mesmo nível quando chega a esse ponto.
                              E se não passam os dados, a lei vai lá e pega e ponto.
                              E ainda multa a empresa.

                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas