LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil é um dos dez países com pior conexão com a Netflix, veja a colocação das operadoras

05 de outubro de 2016 15

A Netflix realizou uma pesquisa para determinar a velocidade de conexão à internet em 41 países onde atua, através da análise de registros da transferência de dados dos usuários com sua plataforma. O resultado não poderia surpreender menos os brasileiros: a conexão no Brasil ficou entre as piores do mundo.

Analisando o tráfego no horário nobre do mês de agosto, o último com dados disponíveis, a empresa revela que o Brasil é o 9º com pior índice de transferência de dados na sua plataforma. No entanto, os números variam de acordo com as operadoras.

Abaixo, a lista dos dez países com as piores velocidades no ranking da Netflix:

  • Índia - 1,78 mbps
  • Filipinas - 2,04
  • Costa Rica - 2,11
  • Jamaica - 2,226
  • Equador - 2,27
  • Argentina - 2,37
  • Peru - 2,47
  • Colômbia - 2,53
  • Brasil - 2,57
  • Uruguai - 2,77

Colocação das operadoras

A Live Tim saiu na frente com média de 3,09 mbps em agosto, seguida pela Net Vírtua e GVT. A Vivo e a Oi têm uma média bem inferior de 1,94 mpbs e quase é tão baixa quanto a conexão na Índia.

Confira abaixo o gráfico disponibilizado pelo site oficial da Netflix.


Quais são os motivos?

De acordo com o especialista Marco Konopacki, coordenador de projetos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS), existem três fatores que possivelmente contribuem para essa colocação do Brasil entre as 10 piores do mundo: infraestrutura, horários e traffic shaping.

Quanto à infraestrutura, não é novidade para ninguém. A qualidade da banda larga no Brasil ainda deixa muito a desejar em comparação com muitos outros países, e Konopacki aponta para a falta de maiores investimentos e de melhores preços.

De fato se investe pouco em infraestrutura de internet no Brasil. O investimento é baixo, os preços são altos. Não me surpreende que a Tim tenha a maior velocidade de entrega, porque eles estão construindo uma rede nova.

Já o segundo fator, é o horário que os brasileiros navegam na web: o horário nobre. Nesse período, o tráfego aumenta bastante, e isso pode contribuir para diminuir a velocidade da rede, causando um "gargalo de infraestrutura". Considerando que a Netflix é uma grande consumidora de banda nesses horários, pode ser que os índices de conexão entre brasileiros caia devido a isso.

A terceira possibilidade seria o traffic shaping - a prática de operadoras em restringir deliberadamente o uso de banda para alguns serviços específicos. Não seria nenhuma surpresa, considerando que operadoras eventualmente são acusadas de praticarem isso em plataformas como YouTube e a própria Netflix.

Porém, vale lembrar que nenhuma das três hipóteses pode ser comprovada, e são apenas possibilidades levantadas por Konopacki.

Respostas das operadoras mais lentas

Procuradas pela UOL para comentar suas posições no ranking, a Oi e a Vivo responderam por meio de nota oficial. A Oi disse que "acompanha esse indicador para oferecer melhor experiência aos clientes e tem realizado diversas ações de melhoria em sua rede em conjunto com a Netflix" e que, por isso, apresentou um aumento na velocidade média de seu serviço em relação há dois anos.

Como o ranking citado é consolidado e não permite visão por faixa de velocidade contratada pelo cliente final, os indicadores não retratam um comparativo homogêneo em relação aos demais players.

A Vivo declarou que "atua para prover a melhor conectividade em todos os serviços e busca continuamente aperfeiçoar a qualidade oferecida".

Observamos que variações em rankings divulgados por provedores de conteúdo podem não expressar a real experiência de todos os nossos clientes por todo o país.

Como destacado pelo UOL, o Brasil é o quarto país com maio número de usuários de internet e o quarto maior mercado da Netflix em números de assinantes. Como tem sido a sua experiência de conectividade com a Netflix? Conte para nós através dos comentários abaixo.


15

Comentários

Brasil é um dos dez países com pior conexão com a Netflix, veja a colocação das operadoras
  • No passado tive netflix.Não tenho mais porque a queda de sinal e a pouca variedade de conteúdo,me desanimaram.Hoje,penso seriamente em comprar um az box.E acabar com a farra dessas operadoras de meia tigela.

      • Na minha cidade a velocidade máxima da Oi é 1 mega kkkkk fod*

          • como a Oi falou "...não permite visão por faixa de velocidade contratada pelo cliente final".

              • Eu cheguei a miséria pra Live Tim, fiquei duas semanas com instabilidade terrível, tinha hora que não ficava on por mais de 5 minutos, ia cancelar a NET, mas como essa instabilidade, segundo o próprio técnico da TIM, estava ocorrendo no bairro a umas 3 semanas, resolve aceitar o pacote que a NET me ofereceu quando liguei pra cancelar, acabei continuando com a NET.
                Se não desse essa instabilidade eu teria ficado na Live Tim, até pq a taça de upload deles é absurdamente melhor, Net pacote de 30MB tem taxa de upload de 3MB, Live Tim pacote de 35MB tem taxa de upload de 20.

                  • Tenho NET 15 mb, não vejo problemas com o Netflix, carrega rápido. Mas no Youtube muitas vezes o video trava no meio e fica carregando.. demora....

                      • Acabei de mandar um email para meu provedor.
                        Chega este horário mal navega direito

                          • se essa porcaria parar de funcionar maravilha nao dependo desse lixo que cada dia que passa só tem catalogos ruins

                              • Também já tive Netflix, no início adorava, mas o catálogo é muito limitado e só com filmes antigos. Com a crise cancelei, as séries dela estou me virando como já fazia com as séries das TVs americanas!

                                  • o engraçado é que aqui na minha região conseguiram fechar ate a Rede globo sendo que um tempo atrás agente nao pagava pra assistir esses canais abertos

                                  • engraçado... do nada, depois que o elite x3 saiu o TRETA CELULAR parou de fazer comparações né?? antes comparavam o 950 com tudo quanto era smart mais novo... ai do nada pah... nada mais de comparações... já sei, tão esperando androids mais novos para soh aih comparar como elite kkkk eh phoda...

                                    • meu plano da oi é 10 mbps e so chega 8 que odio ...

                                      • Fui lesado pela vivo durante 3 anos, minha velocidade contartada era 8Mbps e só chegavam 4Mbps, até que eu descobri e depois de muita reclamação, agora estou recebendo a velocidade contratada, e eles ainda estão analisando meu caso, mas posso garantir que 4Mbps é qualidade muito ruim para o Netflix, principalmente para quem tem mais de um aparelho conectado ao mesmo tempo, mas na boa, eles as vezes derrubam meu sinal, vc entra em uma página e ela fica a vida toda para carregar, mas agora ao menos eu consiigo assistir um video mo YouTube a 1080p, e meu filho assitir o Netflix com uma excelente imagem, e minha esposa assistir a vídeos e navegar ao celular.

                                          • Aqui a Live Tim é 8 mbps com um ponto em 2.4 ghz... Recomendo, 100 reais por 50 mega vale muito a pena, 70 mega entao melhor ainda so que na minha rua nao tem disponibilidade ;-;

                                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas