
Apple 11 Ago
Microsoft, em abril de 2015, registrou dois pedidos de patentes inspiradas em funções já existentes no mercado de telefonia móvel. Mais de um ano depois, ambas foram publicadas no USPTO, United States Patent and Trademark Office, ou, traduzindo literalmente do inglês, escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos, permitindo a proteção das novidades, além de suas utilizações.
Com os nomes de “inserção de informações por meio de um aparato móvel” e “sensor de pressão integrado ao display”, os dois documentos são, de certa forma, similares às inovações trazidas pela Samsung e Apple ao mercado de telefonia, na mesma ordem, ou pelo menos popularizadas por elas. Microsoft estaria, portanto, visando conquistar os clientes com opções já bem-sucedidas.
S Pen, acessório que acompanha os membros da linha Samsung Galaxy Note, é o primeiro alvo da gigante de Redmond, seguindo pelo 3D Touch, primeiramente utilizado pela Apple no Watch e Macbook, porém com o nome de Force Touch, presente na linha de iPhones desde o ano passado, estreada na família iPhone 6s. Acompanhe abaixo para maiores detalhes.
Trata-se de um acessório portátil composto ao menos de uma unidade de processamento e, da mesma forma, uma memória. Salvando instruções programáticas, a memória seria executada pela unidade de processamento, fazendo com que o acessório seja capaz de identificar a intenção de adicionar dados em uma tela, onde um modo chamado de “tintura” é ativado.
A função também foi pensada para funcionar em displays que estão bloqueados. Sensores na ponta do aparato ativariam parte das capacidades do smartphone ou tablet, deixando que a stylus consiga realizar marcações na interface, mesmo se a tela estiver em seu estado desligado. Uma função exatamente assim já está presente na linha Galaxy Note.
Em uma tecnologia formada por três camadas distintas, a superior, inferior e central, o recurso da Microsoft consegue identificar não só toques, mas também o nível de pressão aplicado pelo usuário na tela. Isto permitiria, em tese, a adição de novas ações em botões e em demais elementos da interface, expandindo as possibilidades encontradas no sistema operacional.
Sim, exatamente o mesmo conceito do Force Touch, ou 3D Touch, como preferir. Apple tratou a função como uma de suas maiores inovações desde o lançamento do primeiro iPhone – em 2007 – então a chegada da novidade em produtos feitos pela Microsoft também seria vantajosa, principalmente para os clientes fãs da marca liderada por Satya Nadella.
Ainda assim, as patentes não servem como confirmação e que as demonstrações estarão em uso nos próximos dispositivos lançados por ela, podendo servir apenas como uma forma de proteger as invenções de seus funcionários.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários