LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Demanda impressionante: Niantic conta como serviço de nuvem do Google salvou Pokémon GO

20 de outubro de 2016 7

Durante o evento Google Cloud Platform, em Londres, nesta quarta-feira, Phil Keslin, CTO da Niantic, compartilhou algumas informações sobre o impacto que Pokémon GO teve logo nos primeiros momentos em que foi lançado, que deixou a equipe totalmente surpresa com uma demanda que chegou a 50 vezes maior do que as estimativas iniciais antes do lançamento.

"Nós não tínhamos ideia do que estava prestes a acontecer", disse ele, acrescentando que rapidamente souberam que tinham um "foguete" em suas mãos. Keslin explicou que no prazo de seis horas após o lançamento do jogo na Austrália e Nova Zelândia a demanda estava em 50x superior à previsão que a empresa tinha do "pior cenário" para a demanda global.

Austrália e Nova Zelândia eram para ser quatro por cento da nossa demanda total. Quando um gerente de engenharia de Pokémon GO descreveu o que estava acontecendo, o queixo de todos caiu e o CEO [John Hanke] disse: "Eu não acredito nisso"

O gráfico abaixo mostra a demanda que o jogo teve nos sistemas da Niantic em comparação com as piores previsões, representadas pela marca em vermelho. Ou seja, a demanda subiu 50x acima do pior cenário previsto.


Mas o que isso tem a ver com o evento do Google? Keslin explicou que foi possível atender a essa demanda graças à escalabilidade da plataforma em nuvem do Google (Google Cloud Platform) que permitiu permanecer on-line e manter o ritmo com o crescimento. Isso era especialmente importante porque nos momentos iniciais, a Niantic tinha apenas quatro engenheiros trabalhando no Pokémon GO.

Ele conta que na ocasião a equipe ficou bastante tempo sem poder dormir, e fez uma chamada para o serviço suporte do Google, Google Customer Reliability Engineering, e avisou: achamos que [a demanda] vai ser enorme. Assim, o contato da companhia de Mountain View ofereceu o apoio necessário para "salvar" a Niantic.

Na época, a Niantic ainda não era tão conhecida no mercado. Mas hoje, ter a desenvolvedora de Pokémon GO usando os serviços de nuvem do Google é, obviamente, um ótimo portfólio para a gigante das buscas. Principalmente se ela quer enfrentar a concorrência de serviços como Azure da Microsoft e o Amazon Web Services (AWS).


7

Comentários

Demanda impressionante: Niantic conta como serviço de nuvem do Google salvou Pokémon GO
  • Logo, logo a Google domina o mundo.

      • E ia me esquecendo. Apesar de não ser um game pra mim, e apesar do imenso sucesso do game e agora já está em nível normal, o que me interessa nessa história todo é que, no momento que foi preciso a coisa funcionou super bem.
        Parabéns as empresas envolvidas.
        Isso mostra que não temos uma ou duas e sim 3 gigantes do ramo.
        E sempre insistimos em concorrência. Então, está aí a concorrência firme e forte.

          • A escalabilidade, elasticidade, estabilidade e praticidade dos servidores da Google são incríveis. Os melhores que já conheci.
            E o melhor. Muito simples de usar. É precisar e em segundos estão prontos e a todo vapor.

              • Ninatic puxa saco, isso foi no começo né, pois matérias estrangeiras mostra que Pokemon Go esta caindo em uso.

                  • Neste serviços, tipo de serviços, o da Google é inferior ao da Amazon e o Azure da Microsoft.

                      • Daqui a pouco vc vai falar q a IBM também não é boa em cloud, me poupe RLS... Fora q solução para cloud não falta no mercado, agora vc falar q é inferior e nem fala o pq é fácil, pelo jeito vc nunca usou cloud nos seus desenvolvendo seus apps.

                          • Mas ela não vai querer se envolver com a MS, veja que ela nem quiz desenvolver para MS, porque a Niantic era uma startup da Google

                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas