LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google encerra oficialmente o suporte para desenvolvedores Android no IDE Eclipse

03 de novembro de 2016 6

O Google tem disponibilizado nos últimos meses uma gama de ferramentas bem interessantes para auxiliar no desenvolvimento de aplicações para plataforma Android. Nos primórdios do Android, sem muitas opções, os desenvolvedores precisavam recorrer a diversas ferramentas não-oficiais na criação de aplicações para o emblemático robozinho de Mountain View.

Vendo esta necessidade, o Google lançou seu próprio IDE em 2014, chamado de Android Studio, mas de qualquer forma, também continuou oferecendo suporte para os demais ambientes de desenvolvimento. Entre estas alternativas, sem dúvida umas das mais conhecidas é o Eclipse, um IDE gratuito com muitos recursos que facilitavam no trabalho de programação.

Com a chegada da versão 2.2 do Android Studio no útimo mês, o Google mencionou que já cogitava encerrar o suporte para os outros IDE’s, e esta semana, a companhia deu seu ultimato. Está encerrado oficialmente o suporte para os desenvolvedores Android no IDE Eclipse, e os profissionais realmente vão precisar migrar para o Studio para seguir com suas ferramentas na Play Store.


A empresa salienta que todas as características clássicas do Eclipse estarão presentes no Android Studio, o que é um ponto positivo para aqueles que não são adeptos de mudanças. Outro detalhe interessante é que a migração de projetos entre o Eclipse e o Studio será bastante simples, e o Google implementou uma solução de importar os códigos diretamente através da interface inicial.

Até o momento, a companhia não divulgou maiores detalhes se também planeja encerrar o suporte para os demais IDE’s, e somente foi publicado a nota com o fim do Eclipse.

Para os usuários que precisam migrar para o novo ambiente de desenvolvimento, o Android Studio é gratuito, e o download da última versão já pode ser realizado na página oficial para desenvolvedores da plataforma do Google.


6

Comentários

Google encerra oficialmente o suporte para desenvolvedores Android no IDE Eclipse
  • Já não era sem tempo. Depois do Android Studio e do Gradle, se agarrar ao Eclipse é pura teimosia.

      • Prefiro ainda o Eclipse, juro que tentei mais de 5x mudar para o Studio mas é pesado d+. Fora que terei q parar tudo para migrar os projetos, pq a forma de organização é completamente diferente. Fora que tenho projetos J2EE e ai fica complicado...

          • Para projetos JEE (não se usa mais o "2") eu estou usando o IntelliJ, que aliás é a base de código a partir do qual o Android Studio foi criado e é mantido, então a compatibilidade e familiaridade entre eles ajuda muito.

            Sou talvez suspeito pra falar, sempre odiei o Eclipse. O Scott McNearly disse uma vez que as empresas precisavam de um setor de QA para homologar os plugins do Eclipse além de homologar seus projetos. E é verdade. A baixa qualidade dessa IDE e a confusão de seus plugins e builds nunca me agradou.

            Mas isso não importa. A ideia por trás da iniciativa de que fala a notícia é bem simples. Se vc está desenvolvendo para Android, use uma IDE e build system específicos para esse trabalho. O AS tem também um bom suporte para criar web services em GAE usando os cloud services da Google, o que tem me ajudado bastante.

              • J2EE por força do hábito e acho legal q o 2 fica como "TO", uso Java desde o 1.3 e volta e meia falo java 1.6 mesmo sabendo q mudaram isso a anos. Mas voltando ao assunto principal Android Studio, acho q vou usar ele para o Android, porém não estou afim de abrir mão do eclipse no "J2EE". Sempre amei o Eclipse, já testei de tudo e acho o resto muito lento para realizar a mesma ação. O Ant não acho ruim também, já usei maven e gradle, e consigo fazer meus scripts no Ant ainda sem problemas. Bom sei lá, trabalho a muito tempo com isso e não vejo tanta vantagem em alguns desses q o pessoal fala tanto, me lembro na época o pessoal falando do NetBeans e não achei nada d+. Esse IntelliJ q custa U$ 299 anual tbm não vi muita vantagem, pois o eclipse é mais rápido e faz exatamente a mesma coisa.

              • Pois ia até testar o Eclipse. Acho o Android Studio muito pesado.

                  • Eu rodo o último AS, profissonalmente, em uma máquina Linux com 4Gb de RAM.

                    O que "pesa" não é a IDE em si e sim o Gradle, já que entre outras a tarefa de "dexar" (converter bytecode Java para bytecode Dalvik ou ART) é bastante complexa, principalmente em projetos grandes.

                    Mas é muito superior ao Ant e o modelo de projetos do Eclipse. Por isso é o padrão hoje em dia.

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas