LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aproveite encontros de família para melhorar a segurança digital de seus parentes com essas três dicas

24 de novembro de 2016 0

As férias estão chegando, junto com encontros entre familiares e amigos, e provavelmente alguns deles não são usuários avançados de dispositivos tecnológicos. Se você se preocupa com segurança digital - ainda mais nos tempos atuais - e quer compartilhar algumas informações com seus entes queridos, confira três dicas rápidas.

São três atualizações de segurança fáceis de realizar, que você pode fazer ou ensinar para ajudar os parentes a ficarem seguros no ciberespaço.

1) Atualizações de firmware, sistema operacional e aplicativos

Usuários muito básicos podem ter a tendência de não fazer atualizações. Reúna os dispositivos - smartphone, tablet, e-reader, laptop, desktop, etc - e faça o download das atualizações, enquanto seu parente estiver ao lado para que ele possa digitar senhas conforme necessário. Este é o momento ideal de ensinar o processo para que ele possa fazê-lo por conta própria.

Enquanto isso, descubra quais apps seu parente pode viver sem. Talvez ele tenha baixado um monte de aplicativos. Talvez ele tenha diversos apps para o mesmo fim. Menos desordem significa menos para atualizar no futuro.

Também é um bom momento para lembrar o seu parente que atualizações de software são tão importantes, pois além de novos recursos e atualizações de desempenho, elas contêm reparos de segurança de suma importância.

Também pode convencê-lo a optar pelos recursos de atualização automática do Windows, macOS, iOS e Android. Para usuários muito básicos, é mais interessante escolher essas funcionalidades.

Alguns usuários oferecem resistência para atualizar o sistema operacional em casos de mudanças drásticas, como ocorre no Windows 10. As atualizações do sistema operacional, tanto no celular como no desktop, são úteis porque incorporam a postura de segurança mais recente da empresa, mas também levam muito tempo e, às vezes, alteram muito a experiência do usuário para aqueles que já tem dificuldades com tarefas diárias nos dispositivos. Mas caso consiga convencer alguém, vale a pena. Especialmente se alguém ainda está no Windows XP, um sistema tão antigo que não recebe um patch de segurança há mais de dois anos.

2) Configurar redes Wi-Fi com segurança

A menos que você possa pessoalmente configurar a rede Wi-Fi na casa da sua tia, você não pode estar confiante de que é segura. Uma rede Wi-Fi não criptografada significa porta aberta para pessoas aleatórias aproveitando para roubar conectividade, ou pior, espionar ou cometer atos questionáveis com a rede alheia.

Confirme se a rede Wi-Fi do seu parente está protegida por senha. Em seguida, verifique se está configurado como "WPA2", que irá criptografar as conexões. Caso não consiga encontrar o manual do roteador, você pode usar o número do modelo para pesquisar no Google as instruções. Instale atualizações de firmware para o roteador, defina uma senha de rede memorável que incorpora uma mistura de letras e números e, em seguida, conecte todos os dispositivos do seu parente à nova rede para que eles não fiquem confusos. O ideal é não precisar escrever a senha, mas se o fizer, que seja em local escondido.

3) Fortaleça a senha do Email

Embora não haja nenhuma chance de revisar todas as senhas do seu parente em uma visita, há uma rápida atualização que você pode fazer e será muito útil: senha de email. A caixa de emails é basicamente a chave para acesso a diversos serviços. A maioria das nossas contas são redefinidas através de nosso endereço e há toneladas de informações pessoais lá que os golpistas podem usar para violar nossas outras contas ou roubar nossas identidades para aplicar golpes de engenharia social. Especialmente se você usa o Gmail, sua conta de e-mail é atrelada a basicamente tudo o mais que você faz na internet. Ter uma senha de e-mail forte é vital.

Para iniciantes avançados, você pode começar a se aprofundar em autenticação de dois fatores e gerenciadores de senhas. Mas a prioridade máxima é certificar-se de que seu tio não use "12345" como proteção para sua vida virtual.

Talvez não pareça muito divertido fazer o papel de TI durante os fins de semana nas suas férias, mas é uma boa maneira de ajudar seus familiares e amigos a evitar problemas e, de quebra, evitar os assuntos polêmicos e as famigeradas piadas de pavê.


0

Comentários

Aproveite encontros de família para melhorar a segurança digital de seus parentes com essas três dicas

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas