LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, filas! Pedidos de aposentadoria poderão em breve ser feitos pela internet

23 de dezembro de 2016 7

Um projeto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverá permitir que pedidos de aposentadoria possam feitos pela internet.

A medida deve ser implementada no início do próximo ano em fase de testes, e visa facilitar o recebimento do benefício, dispensado, em alguns casos, que o beneficiário precise comparecer fisicamente à uma agência do órgão.

Segundo Leonardo Gadelha, presidente do INSS, a intenção é que até o final de 2017 todos os segurados já possam fazer o uso do serviço.

O projeto iniciará pela cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, depois sendo expandido para diversas outras localidades.

Robinson Nemeth, diretor de benefícios do órgão, afirma que caso o segurado esteja com toda a documentação em dia, é possível que ele conclua o processo sem ter que sair de casa.

Como vai funcionar?

Em 2017 o INSS disponibilizará uma plataforma chamada "Meu INSS", onde oferecerá serviços como, por exemplo, o agendamento, declaração de regularidade do contribuinte individual, e diversos outros.

Até março o app deve contar com um recurso de "simulação do tempo de serviço", algo que não pode ser visto atualmente pelo extrato. Através desse meio os segurados terão mais controle em relação às contribuições, pois poderão verificar on-line se a empresa onde eles trabalharam fez ou não o recolhimento.

A decisão de oferecer esse tipo de serviço via web partiu da alta demanda; de cerca de 3,7 milhões de pessoas que vão às agências a cada mês, pouco mais de 1 milhão já procuraram soluções pela internet.

As consultas serão feitas a partir do número de CPF e checagem dos dados, com diversas perguntas confirmando histórico de trabalho e informações pessoais.

Primeiros passos

Já é possível acessar a Central de serviços do INSS via web, apesar do sistema ainda estar em fase de testes e com lançamento programado para janeiro.

Por hora, as vantagens ainda não estão implementadas, mas há possibilidade de fazer um cadastro que, após confirmado através de uma ligação para o "135", já garante acesso aos dados lançados no CNIS (popularmente conhecido como extrato de contribuições previdenciárias), documento essencial para quem vai se aposentar pela Previdência Social.

Na ligação é necessário informar dados como o nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF; o procedimento completo leva em torno de 20 minutos. Para mais detalhes sobre como utilizar o portal confira a fonte do artigo exibida abaixo.


7

Comentários

Adeus, filas! Pedidos de aposentadoria poderão em breve ser feitos pela internet

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas