LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Alcatel Idol 4 | Vídeo do TudoCelular

08 de fevereiro de 2017 54

A Alcatel anunciou na MWC 2016 o Idol 4, um smartphone intermediário que mescla hardware suficiente para os mais variados tipos de tarefas a um design premium e diferenciais para consumo multimídia. Buscando aumentar sua participação em solo brasileiro, a empresa trouxe o dispositivo para o comércio tupiniquim em agosto, sendo cobrado o valor de R$ 1.699 pelo aparelho e uma caixa repleta de acessórios.

Agora que o dispositivo já pode ser encontrado por um valor bem mais atrativo, sendo visto em promoções até mesmo na faixa dos R$ 1,1 mil, resolvemos trazê-lo à bancada do TudoCelular.com para passar por nossa rigorosa bateria de avaliações, incluindo testes de desempenho, bateria, câmeras, tela e muito mais.

Como sempre, começamos com um rápido unboxing, onde demonstraremos os acessórios inclusos na enorme caixa do Idol 4 e aproveitaremos para tirar as nossas primeiras impressões com o aparelho.

Embalagem e acessórios

Começando pela caixa, vemos que a Alcatel não poupou esforços para agradar os usuários brasileiros, incluindo uma vasta gama de acessórios em sua embalagem padrão de venda. Obviamente que isto fez com que o preço final do produto acabasse ficando um pouco acima de seus rivais na época do lançamento, porém agora que ele já está há alguns meses no mercado a relação custo-benefício se tornou bem mais satisfatória.

Dentro da embalagem, vemos logo de cara os óculos VR, onde todos os demais acessórios estão armazenados já que ele ocupa um espaço considerável. Como complemento dele, temos uma pequena tira que serve para prender o dispositivo à sua cabeça, sendo utilizado velcro para tornar tudo o mais prático e maleável possível.

Os demais acessórios inclusos pela Alcatel são um cabo USB-microUSB, um carregador de tomada no padrão de dois pinos com corrente de saída de 2A, fones de ouvido da JBL aparentemente de alta qualidade, com microfone embutido, botão para chamadas e cabo achatado para evitar que ele se enrole, a chave responsável por abrir a gaveta do chip SIM e do slot para expansão de armazenamento e os tradicionais manuais e demais termos legais.

Temos ainda dois "brindes" bastante interessantes, sendo uma película para proteger o display contra riscos e quedas e um cartão microSD de 32 GB. Ainda que o cartão não seja exatamente o mais avançado do mercado, isto já evita que você precise se veja obrigado a adquirir o acessório separadamente caso não esteja satisfeito com o armazenamento interno do aparelho.

Design e tela

Com relação ao design, temos algo extremamente atraente no Idol 4, sendo sua estrutura feita em metal e tanto a parte frontal quanto traseira cobertas por vidro. Vale notar que o dispositivo pode ser encontrado também em preto/dourado quanto em preto/cinza, sendo este modelo enviado para nós pela Alcatel na primeira combinação.

Na lateral esquerda do aparelho temos apenas o botão de energia, enquanto na lateral direita temos a tecla Boom que funciona como atalho para algumas funções, os botões de volume e a gaveta para o chip SIM e o cartão microSD. Em sua parte superior fica o microfone secundário para cancelamento de ruído e a porta P2 para fones de ouvido, enquanto na parte de baixo temos o microfone principal para chamadas e a entrada microUSB.

Como pode ser visto nas imagens presentes na galeria acima, o Idol 4 conta com nada menos do que quatro saídas de som, havendo aberturas nas extremidades superior e inferior tanto para frente quanto para a parte de trás. Este é um dos principais diferenciais do dispositivo em relação aos seus rivais, sendo algo extremamente satisfatório para um smartphone.

Sobre as dimensões, temos 147 mm de altura por 72.5 mm de largura e 6.9 mm de espessura, tudo isto em 130 gramas. O Idol 4 não é exatamente o modelo mais compacto que você irá encontrar com tela de 5,2 polegadas, porém é bastante fino e leve, não incomodando de maneira alguma ao ser colocado no bolso.

Sua tela de 5,2 polegadas utiliza tecnologia IPS LCD e conta com resolução Full HD, ou seja, 1080 x 1920 pixels, ostentando assim uma densidade de aproximadamente 424 pixels por polegada. Para um dispositivo normal isto é mais do que suficiente, porém ainda é necessário testarmos profundamente o aparelho em conjunto com os óculos VR para vermos se esta resolução é de fato satisfatória ao que ele se propõe.

Hardware e software

O Idol 4 pode ser visto como o "Moto G4 da Alcatel", já que conta com muitos pontos em comum com o intermediário da Motorola. Nele, por exemplo, é encontrado exatamente mesmo chipset Qualcomm MSM8952 Snapdragon 617 com oito núcleos e clock máximo em 1,5 GHz, além da GPU Adreno 405 e 16 GB de espaço para o armazenamento interno, que pode ser expandido via cartão microSD de até 200 GB.

De diferente, entretanto, temos aqui 3 GB de RAM, o que confere a ele uma vantagem ao menos teórica em termos de multitarefa. Com tudo isso, é esperado que o Idol 4 se saia razoavelmente bem em nossos testes de desempenho, porém só poderemos descobrir como ele se portará no decorrer dos próximos dias.

Com relação à bateria, temos um ponto que não inspira muita confiança, já que mesmo contando com especificações similares a outros modelos intermediários o Idol 4 possui apenas 2.610 mAh, indicando assim que sua autonomia pode não ser das melhores. Como ainda não realizamos os testes mais aprofundados, entretanto, não há como sabermos se a Alcatel conseguiu a façanha de fazer com que esta capacidade abaixo da média dure ao menos por um dia inteiro de uso.

Em termos de software, a Alcatel utilizou o Android 6.0.1 Marshmallow com pouquíssimas modificações visuais, sendo apenas adicionadas algumas funções para otimizar a experiência de uso em conjunto com os óculos de realidade virtual. Além disso, foram incluídos alguns gestos para execução de ações de maneira mais intuitiva e otimizações para consumo multimídia, como a tecnologia Waves MaxxAudio, a tecla Boom e a opção de alterar o padrão de cores da tela.

Câmera

O sensor principal do Idol 4 conta com 13 megapixels e abertura f/2.0, sendo auxiliado por um flash com dois LEDs em cores distintas. Sua câmera frontal possui 8 megapixels e também conta com flash LED, o que significa que ao menos nas selfies o aparelho provavelmente se destacará frente aos rivais.

O software de câmera desenvolvido pela Alcatel aparenta ser bastante completo, incluindo vários modos de captura tanto de fotos quanto de vídeos, opções de personalização com filtros e até mesmo algumas configurações mais profundas. Após mexermos nele por alguns minutos, foi possível ver que teremos muita coisa para explorar por aqui.

Perguntas e sugestões

Faremos alguns testes específicos durante os próximos dias para ver como o Idol 4 se sai nas mais variadas situações. Caso tenha alguma dúvida sobre o dispositivo em qualquer quesito, deixe-a em nossa seção de comentários que a responderemos da melhor maneira possível nos próximos vídeos.

O próximo teste com o aparelho a ser publicado será o de bateria, onde poderemos ver se a Alcatel foi capaz de prover algo minimamente satisfatório com essa capacidade bem abaixo do que temos em outros modelos de hardware similar. Como será que o Idol 4 sairá? Não perca os próximos episódios!

O Alcatel Idol 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

54

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Alcatel Idol 4 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas