LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

13 coisas que o Google Assistant pode fazer no celular Android

03 de março de 2017 19

O Google Assistant é a inteligência artificial da gigante das buscas que já a em aparelhos não-Pixel rodando até mesmo o Android 6.0 Marshmallow. Mas, você se pergunta: no que exatamente o assistente é melhor do que os comandos de voz que o seu Android já oferece?

A verdade é que são várias as vantagens do Assistant no celular, o menos para quem usa o Android em inglês. Confira abaixo uma lista com 13 coisas que o recurso oferece no smartphone. Algumas delas podem já existir antes da chegada da novidade, mas tenha certeza de que, no Assistant, a experiência promete ser bem melhor no dia a dia.

Música

Você pode usar o Assistant para buscar e tocar músicas usando a voz, por meio de apps como Play Music e YouTube. O primeiro é ativado quando você pede para tocar um gênero musical. Já o segundo entra em ação quando você pede um artista específico. Outra opção é usar o Spotify, mas, para isso, você deve incluir o nome do app no comando - algo como "Tocar Foo Fighters no Spotify"

Lembretes

Assim como no Google Now, o Assistant serve para criar lembretes rápidos por voz. Use "Lembrar de fazer tal coisa tal hora (ou em tal lugar)" para criar um alerta de horário ou baseado na sua localização do GPS.

Traduções

Para traduzir para qualquer idioma, faça perguntas como "Como se diz maçã em inglês?". Você pode usar virtualmente qualquer idioma suportado pelo Google Tradutor.

Esportes

A função de placar esportivo é uma das que ficam muito mais úteis no Assistant em comparação com o Google Now. Faça perguntas sobre o último jogo do seu time para obter um resumo, e continue a conversa sem precisar dar o nome do time novamente. Pelo contexto, o Google consegue responder perguntas como "quem fez o primeiro gol" sabendo de que se trata do mesmo jogo.

Alarme e cronômetro

Há mais de um comando para configurar alarmes. Um deles é o clássico "Programar alarme para tal hora", mas o mais fácil certamente é o "Acordar às 7 da manhã". Você não precisa nem confirmar: uma vez que o Assistant entende o horário, já programa o relógio na hora e você pode dormir sossegado.

Saindo de casa

É em funções que unem vários recursos do Google que o Assistant de torna mais útil. Em vez de abrir o mapa para obter recomendações de locais para jantar ou para uma balada, basta segurar no botão Home e perguntar usando a voz. O programa lhe mostrará restaurantes e outros locais próximos com bons reviews, e um toque lhe leva direto à navegação.

Navegação no mapa

Falando em navegação, o Assistant deixa de novo a busca de rotas bem mais simples, sem precisar abrir o Maps. Fale o endereço e voz alta para obter o caminho mais curto para o seu destino rapidamente.

Notícias e clima

Assim como o Now, o Assistant oferece informações rápidas de clima sobre a sua e qualquer outra cidade do mundo. Mas, é no consumo de notícias que o negócio fica interessante: ao dizer algo como "Ouvir notícias do dia", o assistente conecta-se a uma rádio online de sua preferência e começa a reproduzir o noticiário. O recurso, porém, ainda é incerto para usuários brasileiros.

Configurações do aparelho

Apesar do Android ter botões rápidos para acionar configurações, o Assistant torna tudo mais simples com a voz. Use comandos ditados para ativar ou desativar o Bluetooth e outros ajustes do celular.

Controle de aparelhos smart domésticos

Se você tem aparelhos domésticos inteligentes como lâmpadas Philips Hue ou dispositivos da Samsung SmartThings, o Assistant pode servir como hub central de ações de voz. No fim das contas, o celular acaba se tornando um meio de controlar a casa inteira de qualquer lugar.

Abrir aplicativos

Para quem tem preguiça de fuçar apps na gaveta do sistema, o Assistant torna a tarefa mais simples ao abrir programas instalados pelo nome. Diga algo como "Abrir Gmail" para lançar o app na tela inicial. O recurso ainda é limitado a poucos apps de terceiros, mas funciona.

Chamadas, texto e e-mail

Outro recurso herdado do Google Now é a possibilidade de ligar e mandar textos de mensagens ou e-mail para contatos usando a voz. Comandos como "Enviar mensagem para Fulano", seguido do conteúdo da mensagem, manda textos para qualquer pessoa usando inclusive o WhatsApp.

Responder qualquer coisa

O Assistant é muito bom para realizar todas as 12 tarefas listadas acima, mas é nas respostas às perguntas do dia a dia que ele se mostra especial. Como o recurso tem inteligência suficiente para entender o contexto, é possível engatar uma conversa contínua sobre um assunto sem precisar falar comandos de ação toda hora.

Se você pergunta, por exemplo, quem é o presidente do Brasil, pode continuar perguntando coisas sobre Temer sem precisar se dirigir a ele novamente - depois da primeira pergunta, algo como "Quem é a sua mulher?" retornaria com a resposta "Marcela Temer".


19

Comentários

13 coisas que o Google Assistant pode fazer no celular Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas