
Android 19 Fev
Huawei oficializou o P10, seu novo flagship, na última semana durante a MWC 2017. O aparelho chegou com chipset Kirin 960 e 4 GB de RAM, enquanto o modelo Plus, que também compartilha do mesmo chipset, conta com duas variantes, sendo uma delas com 6 GB de RAM.
Ter 6 GB de RAM é algo comum em smartphones topo de linha lançados em 2016, e será cada vez mais comum vermos esta quantidade de memória em modelos lançados em 2017. No entanto, nem todos dentro da Huawei concordam que tanta RAM seja algo necessário em smartphones.
O executivo da Huawei, Lao Shi, comentou em sua conta no Weibo, uma rede social chinesa no estilo Twitter, que não há necessidade de termos tanta memória em smartphones. Qualquer aparelho com 4 GB de RAM é capaz de executar tarefas de forma fluida.
Shi usou o iPhone como exemplo, mesmo os modelos mais recentes da Apple contam com menos de 4 GB de RAM e funcionam perfeitamente. Claro que isso depende da otimização do software por parte da empresa, mas grande parte dos smartphones podem funcionar tranquilamente com esta quantidade de memória.
O executivo deixa claro que um smartphone com 6 GB de RAM não será um produto ruim, mas apenas algo desnecessário. Colocar tanta memória em celulares acaba aumentando o custo de produção, que acaba sendo passado para o consumidor final. Sem falar que muitos usuários não chegam a precisar de metade desta quantidade de memória.
Talvez o ideal seja ofertar flagships em duas versões, como a Huawei fez com o P10 Plus. Assim, aqueles que não se importam em ter 6 GB de RAM no smartphone, poderiam economizar ao pegar a versão mais barata com 4 GB de memória.
Pelo visto outras empresas concordam com a visão de Lao Shi, já que o LG G6 chegou com ‘apenas’ 4 GB de RAM e podemos esperar que Samsung faça o mesmo com o Galaxy S8.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários