LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nem console, nem PC! Smartphones são os preferidos para jogos dentre brasileiros

05 de abril de 2017 55

Os resultados da quarta edição da Pesquisa Game Brasil, que é realizada anualmente por um amplo grupo de pesquisadores em 26 Estados e no Distrito Federal, finalmente foram disponibilizados esta semana.

Em 2017, a pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 16 de fevereiro com 2.947 pessoas, sendo elaborada e auditada por uma parceria formada pela agência Sioux, pela empresa de pesquisa Blend New Resarch, pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM e pela empresa de análise da psicologia do consumidor Homo Ludens.

Smartphones no topo!

Por mais um ano, os smartphones foram escolhidos como plataforma principal para jogos, com nada menos que 77,9% dos entrevistados afirmando que usam o aparelho para tal finalidade. Em segundo lugar ficam os computadores com 66,4%, enquanto os consoles curiosamente ficam apenas na terceira posição com 49%, demonstrando assim que o fato de ser algo especificamente feito para jogos pode não estar conseguindo atrair a atenção desejada.

Vale destacar, contudo, que dentre os que lembraram dos smartphones como plataforma para jogos apenas 6,1% se consideravam gamers de fato, com a maioria (54,1%) preferindo se identificar como consumidores casuais que utilizam os jogos somente como uma forma simples de entretenimento.

Curiosamente, entretanto, mesmo dentre a seleta lista de entrevistados que se consideravam gamers o smartphone é apontado como meio preferido de jogar, sendo lembrado por 37,6% enquanto os consoles aparecem com 28,8% e os PCs com 26,4%.

It's free!

Além de jogos, a pesquisa também buscou entender melhor o comportamento dos usuários em relação aos seus smartphones. Segundo revelado, das atividades diárias realizadas, 68,2% enviam mensagens de texto, seja por apps como WhatsApp, Viber ou Telegram ou mesmo SMS, e 69,6% acessam redes sociais como Facebook e Twitter.

Um fator que vai muito ao encontro da cultura brasileira com relação a consumo de conteúdo é que a maioria dos jogadores opta apenas por títulos gratuitos, número que chega a imponentes 71,3%. A justificativa para não "abrir a carteira" por um jogo, segundo os entrevistados, é principalmente o risco de comprar e não gostar (46,6%), seguida da existência de opções gratuitas com o mesmo propósito (40,7%).

Além disso, foi constatado que a maioria dos consumidores não ligam para propagandas em apps gratuitos, pois entendem que o desenvolvedor precisa lucrar de alguma forma para manter o suporte. Isto, contudo, não pode ser dito em relação à forma invasiva como as propagandas são feitas geralmente, já que mesmo com 76,6% aceitando baixar jogos que tenham propaganda, 83,4% acreditam que os anúncios atrapalham a experiência.

Por fim, foi descoberto que dentre os usuários que não veem problema em gastar uns trocados com itens dentro dos jogos "gratuitos", ou seja, os chamados freemium, a maioria opta por fazer isto no cartão de crédito (58,1%), enquanto PayPal fica na segunda posição com 41,9% e PagSeguro em terceiro com 25,6%.


55

Comentários

Nem console, nem PC! Smartphones são os preferidos para jogos dentre brasileiros

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas