LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Se cuida Google! Milhões de dispositivos Android podem estar infectados

27 de abril de 2017 30

Apesar dos esforços do Google em conjunto com as fabricantes para tentar manter pelo menos os pacotes de segurança do Android em dia, o sistema móvel da gigante de buscas continua sendo um dos mais inseguros do mercado. A própria empresa admite que mais da metade de dispositivos ativos com Android não receberam sequer uma atualização de segurança desde 2016. Será que vale a pena começar a se preocupar com o problema? Tudo indica que sim.

Assim como havíamos reportado nesta quarta-feira (26) muitos apps maliciosos conseguem passar pelo sistema de aprovação do Google e chegam até a Play Store sem grande dificuldade. Levando em consideração os números atuais, essa prática se traduz em mais de 2 milhões de aparelhos infectados com malware desde 2015 pra cá. Se as estatísticas em si já não fossem ruins, mais apps disponíveis através da loja podem conter uma nova e perigosa ameaça virtual chamada de 'False Guide'.

O problema começa assim que um dos apps infectados consegue o acesso de administrador do dispositivo durante a sua instalação, a partir daí o malware já começa a agira e não pode mais ser removido com facilidade. Depois de tomar o controle do sistema, o app começa a solicitar pagamento em dinheiro, além de exibir constantemente pop-ups de propaganda no smartphone comprometido.

Fique longe de apps suspeitos

A lista de apps maliciosos é extensa, e inclui diversos aplicativos russos que se disfarçam de guias de jogos disponíveis na Play Store. Alguns títulos com o prefixo guide. estão disponíveis para download desde novembro de 2016, ou seja, o problema já vem ocorrendo há quase seis meses. No total, as estimativas dão conta de que cerca de 500 mil a 1.8 milhão de usuários possam ter sido atingidos pelo problema.

A dica aqui é sempre ter bom senso na hora de instalar apps, principalmente se forem de desenvolvedores desconhecidos, outro conselho é ficar de olho nos reviews e número de downloads para não ter surpresas desagradáveis. Todo cuidado é pouco. Já pegou algum vírus no seu Android? Conte pra gente como você protege o seu aparelho contra ameaças virtuais.


30

Comentários

Se cuida Google! Milhões de dispositivos Android podem estar infectados

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas