
11 Junho 2017
O TudoCelular analisou o Redmi 4 Pro da Xiaomi que surpreende por oferecer ótimo desempenho com insana autonomia de bateria. Agora chegou a vez de conferirmos a versão phablet do aparelho, que recebe o nome de Note 4, ou mais precisamente, Note 4X – modelo recebido por nós.
O que muda entre as duas versões é que o Note 4 vendido na China vem com chipset MediaTek, enquanto o Note 4X oferece o Snapdragon 625 – mesmo chipset encontrado no Redmi 4 Pro. Além disso, o aparelho é ofertado em duas opções de memória: 3 GB de RAM com 32 GB de armazenamento (avaliada por nós) e uma mais completa com 4 GB e 64 GB, respectivamente.
A embalagem do Redmi Note 4X é idêntica à do Redmi 4 Pro. Aqui temos uma caixa feita em papel cartão na cor branca que suja com imensa facilidade. Na parte frontal há um 4X que distingue o aparelho do modelo Note 4 com MediaTek. Além disso, na parte superior há um adesivo que informa que a versão recebida pelo TudoCelular conta com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento.
Na parte traseira temos algumas especificações citadas: chipset Snapdragon 625, tela de 5,5 polegadas, câmeras de 13 e 5 MP, bateria de 4.100 mAh e Android com interface MIUI. Além de indicar os acessórios presentes na embalagem: cabo USB, carregador, chave para abertura da gaveta do cartão SIM e microSD, além de guia de uso.
O carregador que veio com o aparelho apresenta padrão internacional, o que obriga o uso de adaptador para ser conectado em tomadas brasileiras. O nosso modelo foi adquiro na GearBest, que forneceu gratuitamente um adaptador junto com o smartphone. O carregador é o mesmo da linha Redmi, com 2A de saída, o que deve fazer a bateria de 4.1000 mAh recarregar em pouco mais de 2 horas.
Por ser um smartphone barato, a Xiaomi teve que realizar alguns cortes no custo de produção; desta forma, não espere encontrar algum fone de ouvido de brinde aqui.
O Redmi Note 4X tem corpo em metal com boa construção oferecido em cinco opções de cores: dourada (recebida pelo TudoCelular), grafite, preta, ouro rosa e azul. A parte frontal vem em duas opções: preta ou branca.
Curiosamente, o Redmi Note 4 tem a traseira toda em metal com duas faixas em plástico que cruzam a carcaça para reduzir a interferência do metal causado ao sinal de rede – mesmo design visto no Redmi 4 Pro. Já o modelo Note 4X vem com duas peças de plástico na parte superior e inferior que apresentam um tom de cor diferente do restante da carcaça.
O modelo apresenta 151 mm de altura, 76 mm de largura e 8,5 mm de espessura. Por ser grande, ele acaba sendo um pouco pesado com seus 165 gramas. Pode parecer um pouco desconfortável de usar, mas as bordas curvas na traseira do aparelho ajudam a melhorar a ergonomia, tornando o aparelho mais agradável de ser usado com apenas uma mão.
Aqui temos uma tela de 5,5 polegadas com painel IPS LCD Full HD. Infelizmente, como em outros intermediários da Xiaomi, o Redmi Note 4X não oferece nenhuma proteção contra riscos, o que torna obrigatório o uso de película.
Os botões capacitivos abaixo da tela são retroiluminados neste modelo, ao contrário do Redmi 4 Pro. No entanto, a luz emitida por cada botão é bastante fraca e será praticamente imperceptível durante o dia. Pelo menos a iluminação ajuda a encontrar o botão certo quando usamos o smartphone no escuro.
Como dito anteriormente, o Note 4(X) vem em duas versões de hardware: Helio X20 e Snapdragon 625. O modelo analisado tem hardware da Qualcomm, que já passou por nossos testes em diversos modelos apresentando ótimo equilíbrio entre desempenho e consumo de bateria.
Aqui temos processador octa-core de 2 GHz e GPU Adreno 506 capaz de abrir qualquer app e jogo do Android com certa rapidez. Para segurar o máximo de aplicativos rodando em segundo plano temos 3 GB de RAM neste modelo, mas há também uma versão com 4 GB de memória para quem usa muitos apps ao mesmo tempo.
Em armazenamento temos 32 GB, mas quase 10 GB são devorados pela MIUI e os apps que vêm pré-instalados. Para quem precisa de muito armazenamento vale a pena investir na versão com 64 GB que custa um pouco a mais. De qualquer forma, o Redmi Note 4X oferece slot microSD, o que facilita expandir o armazenamento do aparelho.
O aparelho vem com MIUI 8 baseada no Android 6.0.1 Marshmallow, mas receberá atualização para o Nougat no segundo semestre. A versão instalada no aparelho é a global 8.2.4, a mais atual disponível neste momento. Aqui temos o pacote de segurança do Android referente ao mês de abril de 2017.
OBS.: Após o aparelho ser atualizado para a MIUI 8.2.4, o modelo passou a ser reconhecido como Note 4. Isso deve ser arrumado em futuras atualizações.
O Redmi Note 4X vem com câmera de 13 megapixels na traseira com abertura f/2.0 e capacidade de gravar vídeos em 1080p a 30 fps. No entanto, ao usar aplicativos de terceiros na Play Store é possível gravar vídeos em 2160p no aparelho. Na parte frontal temos uma câmera de 5 megapixels com a mesma abertura e capacidade de gravar em Full HD.
O software da Xiaomi é relativamente simples ao compararmos com outros intermediários, mas é rápido e funcional. Os modos oferecidos são: áudio, beautiful, tilt-shift, timer, endireitar, modo de cena, panorama, manual e HHT. O modo manual, infelizmente, oferece apenas o controle de ISO (50 a 3200) e balanço de branco. Para a filmadora temos apenas as opções de câmera lenta e time-lapse.
Como destaque temos uma bateria de 4.100 mAh que promete durar um dia inteiro com folga. Se a autonomia do aparelho for tão excelente quanto a do Redmi 4 Pro, podemos esperar dois dias de uso com jogos e vídeos no YouTube; mas isso só saberemos em nosso teste de bateria nos próximos dias.
O Redmi Note 4X testado pelo TudoCelular foi adquirido na loja GearBest.com. Se você ficou interessado no aparelho, poderá encontrá-lo na página da loja por US$ 169 (~R$ 520 - cotação do dia 22/05) com frete grátis, mas sem considerar taxas de importação. E se você ainda não sabe como importar, basta conferir nosso passo a passo em uma pauta especial, lembrando que você pode parcelar a compra.
Como é de praxe nas bancadas do TudoCelular, nos próximos dias realizaremos todos os testes para avaliação da bateria, desempenho de processamento, câmera, tela e muito mais, para saber do que o Redmi Note 4X é capaz. E é claro que você pode participar na seção de comentários mais abaixo com dúvidas e sugestões.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários