LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiras impressões do Android O beta 2 | Vídeo do TudoCelular

18 de maio de 2017 19

Google lançou na última quarta-feira (17) a segunda versão beta do Android O. A atualização está disponível para donos de dispositivos Nexus e Pixel inscritos no programa de teste do sistema. O TudoCelular já analisou a primeira prévia do Android O e agora chegou a vez de conferir o que há de novo nesta atualização.

Antes de entrarmos em detalhes é bom informar que a beta 2 do Android O foi testada com o Nexus 6P, e alguns recursos podem ser exclusivos dos smartphones Pixel. De qualquer forma, instalamos o Pixel Launcher para conferir duas novidades que não estão disponíveis no Google Launcher nativo do Nexus 6P.

Interface clara

A primeira novidade que podemos perceber ao instalar a nova beta do Android O é que a interface perdeu aquele tom cinza escuro de fundo para a tela de notificações e atalhos do sistema. Agora temos um cinza claro com ícones em preto que dá a impressão que o sistema está em modo alto contraste.

Os atalhos para contas do usuário e configurações que ficavam no topo agora foram jogados para a parte inferior, assim como a data e hora. Em termos de recursos nada mudou, temos os mesmos atalhos presentes na beta anterior. Apenas na linha Pixel que há controles adicionais para o recurso ‘Modo noturno’.

Ícones padronizados

Uma das novidades presente no Pixel Launcher para esta beta do Android O é que o sistema agora permite escolher o formato dos ícones dos aplicativos. A ideia é tenta padronizar tudo e deixar como vermos no iOS ou na MIUI. A ideia é interessante, mas não chega a funcionar como deveria.

O usuário pode deixar os ícones quadrados, quadrados com as bordas curvas, redondos ou em forma cilíndrica. O problema é que nem todos os apps permitem que o ícone seja alterado. Desta forma, sempre vai acabar ficando algum fora do padrão para estragar a uniformidade pretendida com a novidade.

Atalhos para widgets

Outra novidade presente no Pixel Launcher é a possibilidade de acessar widgets e notificações diretamente dos ícones de apps na tela inicial. Para isso, você precisa apenas tocar e segurar em algum ícone e escolher a notificação ou widget para jogar na tela inicial.

Infelizmente, o recurso de interação com notificações não está presente no Nexus 6P. Mas a ideia é poder visualizar uma notificação sem precisar abrir o aplicativo respectivo ou mesmo esticar o dedo até o topo da tela para a puxar a aba de notificações. Um alerta é exibido no canto superior dos ícones quando há uma notificação e pode mudar para cada app dependendo das necessidade de cada desenvolvedor.

Imagem na imagem

Talvez este seja o recurso mais desejado pelos usuários do Android. Chamada de Picture in Picture (PiP), ou Imagem na Imagem em português, a novidade permite visualizar o conteúdo de um app em janela enquanto você interage com outro. Desta forma seria possível continuar assistindo um vídeo no YouTube enquanto conversa no WhatsApp.

A novidade está em estágio beta e não funciona corretamente em todos os dispositivos com Android O. Aqui no caso do Nexus 6P não foi possível conferir a novidade em ação, mesmo o recurso estando ativo. Além do YouTube, o Chrome também possui suporte ao Imagem na Imagem, e mais apps devem adotar a novidade até o lançamento da versão final.

Refinamentos do sistema

Com a primeira beta do Android O, Google mudou radicalmente a tela de configuração do sistema ao remover o menu lateral e agrupar os recursos em seções. Agora a com a segunda beta a empresa trouxe pequenas melhorias para facilitar encontrar as informações necessárias.

Em bateria, logo abaixo do ícone que exibe a carga atual, há as informações sobre o tempo de uso e também o tempo de tela ligada. Em armazenamento, agora temos ícones do lado esquerdo que representam o tipo de arquivo e quanto cada um está consumido da memória do smartphone.

Emojis redesenhados

Com o Android O, Google trouxe mais de 200 novos emojis e agora na segunda beta a empresa resolveu reformular todos os que já estavam disponíveis. O que muda é que temos um design mais próximo ao que é oferecido pela Apple no iOS, o que pode não agradar a muitos.

A boa notícia, no entanto, é que com tal mudança Google desprende as alterações das atualizações do sistema. Ou seja, a partir de agora a empresa pode alterar um emoji ou lançar um novo para o seu smartphone sem precisar ter que liberar uma atualização do Android.

Segurança reforçada

O Android O agora conta com opção de verificar apps dentro do menu de segurança do sistema. Esta novidade verificará todos os dias os apps instalados em seu smartphone para validar a autenticidade dos mesmos, independentemente de terem sidos baixados da Play Store ou não.

Claro que ter uma constante varredura dos apps do sistema pode implicar no aumento do consumo de energia, mas o Android O agora elimina os serviços desnecessários em segundo plano para prologar a vida útil da bateria e melhorar o desempenho do dispositivo.

Disponibilidade do Android O

A segunda prévia do Android O pode ser baixada via OTA para aqueles que estiverem inscritos no Programa Beta do Android. Se você conta com algum dos modelos elegíveis – Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus Player, Pixel C, Pixel, Pixel XL – basta acessar o site do programa de teste do Android e inscrever o seu dispositivo no teste do Android O.

A segunda beta vem com pacote de segurança referente ao mês de maio e até o lançamento da versão final no terceiro trimestre (provavelmente em setembro), veremos mais algumas atualizações serem lançadas pela Google.


19

Comentários

Primeiras impressões do Android O beta 2 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas