LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Medo da indústria do cinema? Produção original da Netflix é vaiada em Cannes

22 de maio de 2017 5

Quem acompanha o crescimento da Netflix nos últimos anos já deve estar por dentro das diversas discussões que os serviços de streaming vem levantando, além das vantagens e desvantagens frente ao cinema tradicional. O serviço vem apostando cada vez mais em conteúdo original tanto nas séries, filmes e documentários, sendo assim, o alto nível das produções acabou chamando atenção até dos críticos do tradicional Festival de Cannes. Pela primeira vez um longa produzido pela Netflix foi contemplado com uma nomeação. Porém, ninguém esperava a reação de uma parte do público presente.

Antes de mais nada, o filme em questão é "Okja", a trama conta a história da protagonista Mija, "uma garota que vai lutar para evitar que uma empresa poderosa sequestre a sua melhor amiga, Okja."

O enredo - aparentemente inofensivo - está longe de ser o motivo das vaias. Infelizmente uma turma de cineastas acabou vaiando a produção graças ao interesse da Netflix em disponibilizar os longas diretamente no seu serviço de streaming, deixando de lado as telonas do cinema.

Medo de mudanças no futuro?

Quem estava por lá no momento do fiasco, relatou que assim que após a exibição da logo do serviço uma sequência de vaias audíveis acabou roubando a cena. Se não fosse o suficiente, um erro técnico acabou exibindo o filme no formato errado, o que gerou uma nova onda de vaias ainda mais forte por parte de alguns cineastas.

A polêmica teria ganhado força na França graças a ideia inicial da Netflix de lançar o seu longa nos cinemas locais no mesmo dia em que o filme seria disponibilizado na plataforma do serviço. Depois da reação, os críticos do evento enfatizaram que em 2018 só poderão participar do festival filmes que estiverem passando nos cinemas franceses.

Reação da Netflix

A atriz Tilda Swinton (vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Michael Clayton) declarou: “A verdade é que não viemos aqui pelos prêmios. Viemos para mostrar o filme para o Festival de Cannes e para as pessoas de todos os cantos do mundo que se reuniram aqui." Sobre a polêmica do 'Cinema x Netflix' a atriz foi bem clara e direta: "Acho que é o começo de uma conversa enorme e muito interessante, mas a verde é que sabe o que eu realmente acho? [...] tem espaço para todo mundo."

A declaração de Swinton (“Doutor Estranho” e “Expresso do Amanhã”) só reforça um tópico importante nesse embate da indústria tradicional contra os serviços de streaming: Será que o filme precisa mesmo estar nos cinemas para chamar a atenção da crítica, ou essa é mais uma forma para tentar deixar o Netflix de fora de grandes eventos da categoria?

A impressão que fica é que a indústria cinematográfica mostra que está cada vez mais disposta a tentar conter de alguma forma os avanços da Netflix no nicho de filmes. E você, o que achou da reação do público de Cannes? Será que o cinema ainda tem chances contra grandes nomes como a Netflix? Deixe a sua opinião nos comentários.


5

Comentários

Medo da indústria do cinema? Produção original da Netflix é vaiada em Cannes

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas