LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E a privacidade? Parlamento alemão autoriza espionagem via WhatsApp, Telegram e Messenger

23 de junho de 2017 5

O assunto de privacidade nos mensageiros está gerando grande polêmica nesta semana. Após o possível bloqueio do Telegram na Rússia, o Bundestag (Parlamento alemão) acaba de aprovar um lei que permite autoridades interceptarem todo e qualquer tipo de conteúdo compartilhado (mensagens, fotos, vídeos, músicas e tudo mais) por aplicativos como o WhatsApp, Messenger e similares.

Observamos com cada vez mais frequência que criminosos se comunicam de maneira criptografada. Assim fica cada vez mais difícil para as autoridades esclarecerem crimes", disse o ministro do Interior, Thomas de Maizière, defendendo a nova legislação.

Para que tal quebra de sigilo seja feita os agentes de segurança precisarão de uma autorização judicial para poderem instalar um trojan estatal no smartphone do usuário investigado, permitindo assim que as mensagens sejam monitoradas antes mesmo de serem criptografadas.

Um dos fatos que com toda certeza motivou essa medida foram os recentes ataques terroristas em toda a Europa, já que com tal acesso à informações a polícia e investigadores esperam ao menos poderem identificar os culpados com maior agilidade.

O perigo iminente

Contudo, especialistas em tecnologia alertam que tal medida pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, uma vez que organizações criminosas poderiam se aproveitar de tal abertura para cometer crimes e espionar pessoas de grande poder.

Vale lembrar que esse assunto também é pauta para discussão aqui no Brasil após os bloqueios que aconteceram nos últimos anos, porém por conta de todos os escândalos políticos recentes o assunto acabou ficando um pouco de lado pelas autoridades.

Mas e você, leitor, o que acha dessa decisão? O espaço abaixo está aberto para o debate!


5

Comentários

E a privacidade? Parlamento alemão autoriza espionagem via WhatsApp, Telegram e Messenger

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas