LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Saiba se o Apple Pay é realmente seguro

11 de setembro de 2014 2

A Apple promete revolucionar o modo como pagamos nossas contas. Mais especificamente, a companhia anunciou o Apple Pay - sistema de pagamento móvel ligado ao seu smartphone ou smartwatch. Mas como é sabido, a Apple foi alvo de ataques que resultaram na exposição de fotos íntimas de artistas. Sendo assim, é justo questionar: Quão seguro é o Apple Play?

Tim Cook afirmou em seu discurso durante o evento da Apple, que o sistema é extremamente seguro e brechas de segurança foram resolvidas. Claro, ele obviamente não iria dizer que o sistema é inseguro e passível a ataques, não é mesmo?! Por isso, o gizmodo resolveu expor as limitações e proteções que o sistema possui. Vejamos:

Método seguro para a transferência de informações

É verdade que o método de transferência de dados em pagamentos via NFC pode não ser impenetrável, mas a Apple deu uma "camada extra" de proteção para os seus clientes. Os dados criptografados são transferidos para o sistema de pagamento da loja via NFC e os dados de pagamento são associados a um número pessoal de conta, gerado pelo sistema e armazenado num chip específico do seu dispositivo. Neste chip, os dados do seu cartão serão armazenados. "Ninguém terá acesso a sua numeração", apenas o seu próprio gadget. As compras deverão ser confirmadas através do Touch ID, impossibilitando que transações não permitidas sejam processadas.


As compras não são registradas em servidores da Apple, de modo que nem mesmo sob ataque, o cibercriminoso conseguirá capturar suas informações. A Apple nem mesmo saberá quando o serviço estiver sendo utilizado em seu gadget (?!).

Se você for roubado, você poderá desativar todas as funcionalidades do seu celular através do Find My iPhone. Mas não precisará se preocupar, uma vez que não conseguirão validar a biometria sem possuir a sua digital.

O lado ruim

É claro que os sistemas da Apple são seguros, mas não são impenetráveis. Ainda que a companhia afirme que os dados não são armazenados em seus servidores, não se pode afirmar que isso seja 100% verdade. Os crimes virtuais estão tomando proporções alarmantes e é fato que os criminosos irão tornar o Apple Pay um alvo constante.

O Apple Pay é vinculado à sua conta do iTunes, logo, não é impenetrável mesmo! Segundo a Kaspersky Labs, o Touch ID pode ser vulnerável em algumas ocasiões, de modo que as transações poderão ser autorizadas caso o telefone não tenha sido bloqueado junto a Apple. Dmitry Bestuzhev, funcionário da Kaspersky, afirmou também que existem pessoas capazes de quebrar o bloqueio do iPhone quando perdido ou roubado.

O que a Kaspersky quer dizer é que você poderá ter seus dados capturados mesmo a Apple afirmando que o seu sistema é extremamente seguro. É fato que cartões de crédito, contas em bancos, métodos de pagamentos online etc são passíveis a falhas e qualquer um pode ser vítima. Infelizmente estamos sujeitos a estes criminosos e caberá a cada um decidir utilizar ou não determinado método.

Segundo Dmitry, é provável que ladrões descubram algum método de capturar os códigos únicos e utilizá-los em dispositivos ilegais.

O desconhecido

Como a Apple não revela detalhes acerca dos seus métodos de segurança, é praticamente impossível que empresas estudem seus softwares. Toda e qualquer falha deverá ser reparada pela própria, mas nem sempre isso é rápido e pode expor milhões de pessoas ao redor do mundo. Por outro lado, detalhar o funcionamento dos seus sistemas poderá despertar a maldade de diversos criminosos e estimulá-los a criar métodos que burlam os mesmos.

O que fazer?

O Apple Pay é o sistema mais seguro para pagamento via NFC já divulgado. Mas como há uma transferência de dados, há chances de estes dados serem capturados e explorados. Claro que estes métodos facilitam o nosso dia a dia, mas abusar destes serviços aumentam os nossos riscos.

Usar dinheiro em cédulas pode ser uma boa ideia, já que antes destas tecnologias nos virávamos muito bem utilizando o método tradicional.


2

Comentários

Saiba se o Apple Pay é realmente seguro
  • É incrível como a internet é sensacionalista!!! Vamos voltar a usar dinheiro em papel, para não termos a "possibilidade" de ter nossos dados roubado. Suposições, suposições e mais suposições. Esqueceram de "informar" que com dinheiro no bolso podemos ser assaltados do lado de fora do banco. Por favor matéria sim, suposições para atingir uma empresa é brincadeira.

      • Não, não é tão seguro assim! Mas é o melhor entre os concorrentes!

          Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

          Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

          iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo