LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

FaceTime e iMessage ganham o título de melhores e mais seguros mensageiros do mercado

06 de novembro de 2014 8

Após os crescentes ataques de hackers ao aplicativos famosos para dispositivos móveis, como é o caso do SnapChat e o DropBox, proteger-se ao utilizar as ferramentas conectadas à internet é de vital importância para manter a integridade pessoal. Porém, dentre os diversos mensageiros disponíveis, qual é a opção que oferece menos risco à segurança do usuário? O EFF responde.

O Electronic Frontier Foundation (EFF) é uma organização governamental sem fins lucrativos cujo o objetivo é garantir os direitos dos consumidores no mundo digital. Em uma pesquisa realizada pelo órgão, o FaceTime e o iMessage ganharam o título de melhores escolhas para o serviço de ligações em conferência utilizando a câmera e o de mensagens instantâneas, respectivamente.

Tópicos que foram analisados a fim de eleger as ferramentas de comunicação mais seguras do mercado.

A tabela acima mostra as características levadas em conta a fim nomear os serviços de comunicação via internet mais seguros do mercado atual. Embora o FaceTime e o iMessage tenham sido premiados com o topo da lista, isso não significa que as aplicações são perfeitas e livres de falhas. O EFF explica a razão de ter feito o estudo:

As revelações de Edward Snowden confirmam que o governo está espiando a nossa vida digital, absorvendo todas as comunicações que não estão protegidas por criptografia. [...] Várias aplicações novas prometem proteger-lhes, mas não incluem ferramentas críticas, como encriptação end-to-end ou remoção segura [de conteúdo]. Esse viés fornece os fatos necessários para a escolha da tecnologia certa para enviar sua mensagem — diz o diretor de projetos da EFF, Peter Eckersley.

Apesar dos softwares da Maçã terem ficado em primeiro lugar, a Electronic Frontier Foundation foi capaz de encontrar seis aplicativos que marcaram sete pontos com base nos tópicos da tabela. São eles: ChatSecure, CryptoCat, Signal/Redphone, Silent Phone, Silent Text, and TextSecure. Após o veredito, a organização ainda ressalta a conclusão:

Os produtos iMessage e FaceTime da Apple se destacaram como as melhores opções para o mercado em massa, embora nenhum dos dois possibilita a proteção completa contra formas sofisticadas e direcionadas de vigilância. [...] Muitas alternativas, incluindo Google, Facebook, e-mail da Apple, chat móvel e web Yahoo, Secret e WhatsApp, carecem de encriptação end-to-end que é necessária para a proteção contra a divulgação pelo serviço provedor — reafirma a companhia.

Como a EFF volta a dizer, a dupla de ferramentas da Maçã é a melhor opção atual para enviar e receber mensagens, mas ainda há brechas na segurança que podem ser aproveitadas por indivíduos mal-intencionados para a invasão e divulgação de dados pessoais. É válido ressaltar que até mesmo a BlackBerry ficou de fora do ranking, provando os avanços da Apple no segmento de segurança.


8

Comentários

FaceTime e iMessage ganham o título de melhores e mais seguros mensageiros do mercado

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo