17 Setembro 2015
Nesta última madrugada (20), a Apple tomou uma decisão que pode facilitar a vida dos usuários de iOS e Mac. A empresa de Cupertino decidiu mudar a palavra "Grátis" por "Obter" na sua loja de aplicativos, visando mostrar aos usuários a diferença que existem em um aplicativo que é de fato gratuito por um free-to-play, que oferece inúmeras compras dentro do mesmo. A mudança foi feita tanto na App Store quanto na Mac App Store.
A reclamação dos usuários era recorrente e diversos e-mails (além de tópicos abertos nos fóruns de discussão da empresa) eram enviados diariamente por usuários que sentiam "enganados", o que resultou na medida tomada pela empresa. A Google, por exemplo, fez esta mudança há algum tempo e apenas exibe a palavra "Instalar" seguido por um breve aviso de "Oferece compras no app", para que os usuários vejam logo de cara que o aplicativo não é, de fato, gratuito.
Essa mudança na App Store e Google Play começou em julho, quando a Google fez um acordo com a Comissão Europeia para deixar de chamar os aplicativos de "Grátis" se eles possuíam compras dentro do app. Meses depois da Google, foi a vez da Apple se reunir com os comissários da EC (European Comission) para acertar exatamente este "problema" de venda de aplicativos freemium. Na época, a Apple disse que não tinha garantias suficientes para proteger os consumidores, não combinando suas ações com a da Google no mesmo período.
Um porta-voz da Apple disse ao Re/Code que esta é uma mudança implementada no mundo inteiro. Isso não quer dizer que os aplicativos não são mais grátis, pelo contrário. Eles permanecerão livres para serem baixados, no entanto, a empresa reforça a ideia de que possuem compras dentro do app para evitar possíveis problemas posteriores. No início deste ano, por exemplo, a Apple teve que reembolsar cerca de US$ 32.5 milhões para os pais de crianças que baixaram os aplicativos e, "por engano", fizeram diversas compras em jogos freemium.
O free-to-play, atualmente, é o modelo de negócios mais dominante em lojas de aplicativos para dispositivos móveis, representando 92% de toda receita na App Store e 98% da receita na Google Play, em 2013. Os mais críticos dizem que este modelo de jogo pode ser projetado de uma maneira que fere a experiência de jogo e que também pode manipular os jogadores para fazerem compras desnecessárias - esta foi uma das questões levantadas pela EC quando solicitou a mudança nas duas lojas.
Comentários